A Semana Nacional do Meio Ambiente começa dia 1 de junho e vai até o dia 5, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Essa data começou a ser comemorada em 1972. É uma homenagem ao dia da abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas).  Por consequência, em nosso país, celebra-se essa semana, que foi instituída em 1981, através do Decreto Federal 86.028.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é o maior evento anual de ação ambiental. O país anfitrião deste ano, o Canadá, terá que escolher o tema e estará no centro das celebrações ao redor do planeta.

O objetivo é apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País, promovendo ações de proteção e preservação do meio ambiente.

Através do Dia Mundial do Meio Ambiente, também denominado WED (World Environment Day), o programa da ONU para o Meio Ambiente (Programa Ambiental das Nações Unidas – PNUMA) personaliza questões ambientais e possibilita a cada um perceber não somente sua responsabilidade, mas também o poder de se tornar um agente para a mudança, apoiando uma forma de desenvolvimento mais justa e sustentável.

“Conectando as Pessoas à Natureza” é o tema para o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2017, e nos chama para entrar na natureza, apreciar sua beleza e sua importância e levar adiante o chamado para proteger a Terra que compartilhamos.

Estamos diante de um cenário de intensa utilização dos recursos naturais, com consequente degradação ambiental e geração de impactos significativos. Podemos exemplificar isso com algumas atitudes da sociedade, tais como: aumento excessivo e disposição incorreta de lixo, o desmatamento, o uso exagerado de combustíveis fósseis, as queimadas sem controle, o desperdício e contaminação da água, a infertilidade do solo, a geração de poluição atmosférica, a diminuição da biodiversidade, a extinção de espécies!

É intervindo nesses problemas que o Gestor Ambiental atua. Esse profissional, além de prevenir acidentes ambientais, também tem a função de minimizar e até mesmo eliminar os impactos causados ao meio ambiente.

Curso de Gestão Ambiental

Para a Unicesumar, o gestor ambiental é um administrador do meio ambiente, pois é ele quem toma decisões relacionadas à exploração dos recursos naturais e ao impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente. Portanto, é o profissional que concilia a relação da sociedade humana com o meio ambiente, buscando a harmonia e o desenvolvimento sustentável.

Dentro do curso de Gestão Ambiental, comemoramos essa semana para lembrar da importância de cuidarmos melhor da natureza e estimular a população a praticar ações de proteção ao nosso maior recurso: o meio ambiente. Afinal, a humanidade sempre modificou o ambiente natural buscando garantir sua sobrevivência e o progresso econômico. Mas finalmente percebemos que os recursos naturais são finitos e que devemos gerir a sua utilização, garantindo a sobrevivência das futuras gerações.

Essa data é um dia para todos, em todos os lugares. Desde que começou em 1972, os cidadãos organizaram milhares de eventos, desde limpeza de bairros até ações de combate a crimes ambientais.

meio ambiente

Pratique algumas ações para cuidar da natureza:

1 – Economize água
Feche as torneiras, seja razoável no tempo do seu banho e reutilize a água sempre que possível.

2 – Faça escolhas de consumo mais inteligentes
Dê preferência a produtos orgânicos/biodegradáveis e evite sacolinhas plásticas!

3 – Plante
Uma árvore, uma horta. Não importa o tipo, plante!

4 – Economize energia
Use lâmpadas fluorescentes, aproveite a luz solar e desligue as luzes que não estão sendo usadas.

5 – Reduza
Viver com menos não significa viver sem qualidade. Acostume-se com o necessário.

6 – Reutilize
Renove suas roupas e seus utensílios antigos. Reaproveite objetos e evite o descarte.

7 – Recicle
Se for descartar, separe o lixo e recicle.

8 – Quando possível, vá de bike
Dê preferência para transportes que agridam menos a natureza.

9 – Você é responsável pelo planeta
Adote um animal de rua, ajude na horta comunitária do seu bairro, chame essa responsabilidade para você!

10 – Divulgue iniciativas sustentáveis
Compartilhe inciativas nas redes sociais, fale para os seus amigos e seja um propagador de ideias sustentáveis.

O tema deste ano convida você a pensar sobre como somos parte da natureza e como intimamente dependemos dela. Ela nos desafia a encontrar maneiras divertidas e emocionantes de experimentar e valorizar esse relacionamento vital.

Por Mestre Marie Eliza Zamberlan da Silva – Professora do Curso de Gestão Ambiental da Unicesumar

Aproveite a Semana Nacional do Meio Ambiente para essa reflexão!

Confira mais informações sobre esse tema em outra matéria do nosso blog.

Conheça a Unicesumar. Veja mais informações sobre curso de Gestão Ambiental no nosso site.

geografia

Avalie este post