O dia do administrador é comemorado em 9 de setembro. Por isso, a equipe do curso de Administração elaborou um conteúdo sobre a área de atuação desse profissional. Vamos conferir?

Ser administrador

A Administração é uma ciência. É esse pensamento que o administrador e o futuro profissional da área precisa ter em mente. Enquanto ciência, a Administração tem um compromisso com a sociedade, que é o de colaborar com práticas que levem essa sociedade a ser cada vez melhor.

E você pode se perguntar: mas como isso é possível? Onde esse compromisso começa?

A resposta é: na universidade, nas pesquisas acadêmicas, nos estudos sobre a grande ciência que é a Administração.

Estudar Administração é adentrar em um universo denso e rico de possibilidades. É conhecer as diversas áreas e formas de interações que permeiam e mediam as relações nas mais diversas formas de sociedade e tipos de organização. É estar além do operacional, da técnica, dos processos. É refletir, ter ética, analisar possibilidades, planejar, desenvolver estratégias e tantas outras ações, tendo sempre como pano de fundo os princípios da ética.

A partir do pensamento de Henri Fayol, grande personagem da Teoria Clássica da Administração, as funções do administrador foram organizadas em quatro grandes ações:  planejar, organizar, dirigir e controlar. Por meio dessas funções, observa-se o tamanho compromisso que o administrador tem ao exercer a profissão.

Dia do Administrador

Então, qual o papel do administrador em uma organização?

administrador tem a grande responsabilidade de acompanhar e conduzir as pessoas e a organização em todos os seus processos. O administrador precisa ser o conhecedor da dinâmica organizacional, das operações, daquilo que acontece no cotidiano do ambiente em que atua. Além disso, precisa conhecer o mercado, a concorrência, as possibilidades de crescimento, as oportunidades a serem exploradas e tantas outras questões.

Esse profissional precisa ser um visionário. Propor e estar sempre à frente de novas possibilidades, oferecendo suporte e estrutura para que suas equipes possam acompanhá-lo nessa jornada de crescimento.

É um grande desafio, não é mesmo?

São estudadas questões que envolvem: administração da produção, finanças, recursos humanos, marketing, tecnologia, administração de materiais, ciências sociais, ciências políticas, psicologia e planejamento estratégico. Além disso, tantos outros conteúdos que compõem as disciplinas do curso de Administração.

Como já descrito, esse processo começa na universidade. É assim que a administração pode ser desenvolvida de forma sólida e direcionada pelos princípios da ética e do valor humano.

No dia 09 de setembro, celebramos o Dia do Administrador.
É preciso comemorar, mas, principalmente, entender e disseminar o real significado dessa profissão!

Quer se tornar um administrador?

Veja mais informações sobre o curso em nosso site.

administracao

Avalie este post