Você tem vontade de fazer o curso de Pedagogia, mas não sabe se só quer trabalhar em sala de aula? Acredita que ser pedagogo é ser habilitado apenas para atuar com alfabetização de crianças? Pois bem, é um mito a ideia de que o curso de Pedagogia apenas oferece essas opções.

Trata-se de uma área muito ampla e que oferece vários caminhos, desde o magistério até o trabalho em editoras e empresas de tecnologia. É isso mesmo: o pedagogo encontra muitas opções no ramo, por isso, essa é considerada uma área promissora — afinal, a educação é a base de sustentação de qualquer sociedade.

Continue com a gente e não deixe de conhecer tudo o que essa carreira tem a ofertar. Vamos lá?

A formação oferecida pelo curso de Pedagogia

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), pedagogos podem atuar como professores em creches e escolas. No entanto, o mercado de trabalho para quem decide pelo curso de Pedagogia ultrapassa e muito a ideia romântica da professora do século 19.

O curso de Pedagogia forma um profissional multidisciplinar, capaz de atuar nos processos de ensino e aprendizagem, tanto para alfabetizar crianças, jovens e adultos quanto para atuar no corpo administrativo de uma instituição educacional. O graduado em Pedagogia pode, ainda, prestar serviços como consultor para editoras ou indústrias de software, citando apenas alguns exemplos.

As habilidades adquiridas pelo pedagogo

Durante os seus anos de formação, esse profissional é treinado para enfrentar diversos problemas dentro da sala de aula. Isso porque os discentes vivenciam realidades e criações diferentes e, além disso, cada um tem uma forma única de assimilar o conteúdo.

Diante disso, uma das principais habilidades desses profissionais é a capacidade de transmitir as matérias básicas de maneira interdisciplinar e atrativa. Aliás, para lidar com o público infantil, toda criatividade usada ainda será pouca!

Somado a isso, os pedagogos também têm a missão de estreitar os laços da família do estudante com a escola. Muitos pais não conseguem participar ativamente do processo de aprendizagem dos filhos, e o papel do profissional é incentivar que acompanhem as tarefas de casa e suas avaliações.

Dessa forma, é fato que essa profissão é de extrema relevância para a sociedade, pois são nos primeiros anos de vida que as crianças recebem as orientações e informações necessárias para a construção da sua moral.

As 14 possibilidades de atuação para quem faz o curso de Pedagogia

Segundo o Censo da Educação Superior 2016, entre os cursos de licenciatura em universidades públicas, 44,4% dos discentes estavam matriculados no curso de Pedagogia. E, como dissemos, um pedagogo pode atuar em diversas áreas. A seguir, descrevemos quais portas o curso de Pedagogia pode abrir na sua carreira. Confira!

1. Sala de aula

Sim, mesmo que pareça um pouco tradicional, a sala de aula é uma das opções para quem passou pelo curso de Pedagogia. E, ao contrário de ser monótono ou limitante, esse é um dos ambientes mais desafiadores para um pedagogo e com uma ampla gama de atuação, incluindo os seguintes setores:

  • educação infantil — ao sair do curso de Pedagogia, você pode trabalhar com crianças de 0 a 6 anos de idade, na primeira etapa da Educação Básica. Nessa fase, o objetivo é o desenvolvimento integral das crianças, ou seja, não apenas o cognitivo, mas o físico e o socioemocional. Essa etapa tem dois segmentos: creche (crianças de 0 a 3 anos) e pré-escola (crianças de 4 a 5 anos e 11 meses);
  • séries iniciais — o pedagogo que optar por trabalhar neste setor da educação tem por meta guiar a criança nos processos de alfabetização, no desenvolvimento das diversas formas de expressão e na compreensão e interpretação da cultura;
  • educação de jovens e adultos — é destinada a pessoas que não deram continuidade aos seus estudos ou que não tiveram o acesso ao ensino fundamental ou médio na infância e adolescência. A metodologia e as dinâmicas de ensino para adultos é completamente diferente daquela aplicada com crianças.

2. Administração escolar

A supervisão, coordenação ou direção escolar é uma das possibilidades para quem se forma em Pedagogia. Esse profissional é responsável pela gestão educacional, atuando na articulação e acompanhamento das ações pedagógicas nas escolas. É uma das áreas mais cobiçadas por quem faz o curso de Pedagogia, especialmente pelas possibilidades de remuneração mais alta.

Ainda em conjunto com a equipe gestora, há espaço para outro profissional de Pedagogia: o orientador educacional. Ele é responsável pelo desenvolvimento pessoal do estudante, dando suporte à sua formação como cidadão, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos.

3. Educação Especial

O pedagogo que opta por essa área de ensino é responsável por aplicar uma variedade de ações pedagógicas para efetivar a interação harmônica entre estudantes com necessidades especiais no ambiente de aprendizado.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, são considerados com necessidades especiais os estudantes com deficiência física, sensorial, mental ou múltipla, além daqueles com superdotação ou altas habilidades.

Existem diversos cursos de pós-graduação em Educação Especial que qualificam o profissional para essa área, que tem amplo campo de atuação: de ONGs a instituições públicas e privadas de ensino.

4. Psicopedagogia

Nesse campo, o psicopedagogo estuda processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. Ele identifica dificuldades e transtornos que interferem na assimilação do conteúdo, usando Psicologia e Antropologia para analisar o comportamento do discente.

Esse profissional pode atuar com pacientes em hospitais, ONGs ou centros comunitários. Pode, ainda, manter um consultório, orientando estudantes e seus familiares.

5. Instituições Hospitalares

A Pedagogia Hospitalar garante que crianças e adolescentes que estão doentes e internados tenham acesso à educação. Esse profissional oferece mais que ensino, mas atendimento personalizado e humanístico, focando na melhora e na adequação das atividades às condições do estudante-paciente.

A prática do pedagogo se dá por meio das variadas atividades lúdicas e recreativas, como a arte de contar histórias, brincadeiras, jogos, dramatização, desenhos e pinturas. Nesse ramo, o profissional também é responsável por ajudar os pacientes com as tarefas da escola.

6. Tecnologia

Desenvolvedores de softwares focados em jogos virtuais ou programas educativos também podem procurar quem se forma no curso de Pedagogia. Nesse segmento do mercado, o profissional assessora a equipe com conteúdos e metodologias pedagógicas, por exemplo. Segundo o Guia do Estudante, as capitais do Sul e Sudeste concentram as melhores oportunidades.

7. Editoras

O pedagogo pode atuar em editoras, elaborando materiais didáticos para o ensino fundamental e livros infantis. Nas principais editoras do país, existe um grande contingente de profissionais da área, especializados na coordenação e na elaboração de materiais educativos diversos.

8. Academia e pesquisa científica

O estudante do curso de Pedagogia pode ainda seguir no mundo acadêmico e trabalhar com pesquisa em educação. É essencial fomentar a pesquisa para desenvolver novos métodos de ensino e aprendizagem e, por consequência, contribuir com a evolução da Pedagogia enquanto ciência, não acha?

9. Orientação educacional

O profissional da Pedagogia também pode exercer um excelente papel no que se refere à orientação educacional. Ele auxilia na preparação de conteúdos que serão debatidos em sala de aula e ajuda os docentes a aprenderem técnicas para avaliar o comportamento e o rendimento dos estudantes durante as aulas.

Em algumas situações, o orientador educacional pode até ser confundido com um psicólogo, visto que, assim como os terapeutas, ele convive com problemas de convivência e dificuldades de aprendizagem dos discentes dentro do ambiente escolar.

10. Indústria de brinquedos

Nesse setor industrial, o pedagogo e sua equipe, por meio de estudos e debates, desenvolve determinados brinquedos educativos a fim de atingir uma faixa etária específica. Esse segmento é muito relevante, pois promove a otimização de produtos lúdicos para educar as crianças de forma saudável e divertida.

11. Pedagogia social

Nesse contexto, o pedagogo social age na mediação de conflitos e na discussão de soluções relacionadas à melhora da convivência entre as pessoas. Diante disso, o profissional atua na promoção de questões relacionadas à ordem social, como a defesa dos direitos das crianças e melhores condições de moradia, lazer e educação.

Em parceria com algumas entidades governamentais, esses profissionais também ajudam na manutenção de ONGs e casas de apoio que ajudam não somente crianças, mas também adolescentes, adultos e idosos.

12. Produção de material pedagógico

Os pedagogos têm total credibilidade para criarem ferramentas de propagação da educação, como jogos, músicas, livros didáticos, filmes e outros recursos que facilitam o aprendizado. Além disso, podem desenvolver materiais diversificados como apostilas de diversas áreas do conhecimento para todas as séries do ensino regular.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o curso de Pedagogia, suas principais formas de atuação e sua importância para a sociedade, na hora de escolher uma instituição, preze por uma que seja referência no mercado e que ofereça toda a praticidade que você merece na sua formação.

Aproveite também para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais. Assim, mais amigos que se interessam por Pedagogia também ficam por dentro das possibilidades de atuação!

Curso de pedagogia - CTA 1

Avalie este post

Comentários

Comentários