Muita gente se questiona como os estudantes EAD conseguem conciliar os estudos com outras atividades e se adaptam tão bem a essa modalidade de formação. Uma das dúvidas que mais aparecem é justamente quais características dessas pessoas contribuem para um desempenho positivo.

Com isso em mente, vamos responder neste post quais são essas características dos estudantes EAD e como desenvolvê-las durante a formação. Acompanhe!

Afinal, o que é EAD?

A EAD (Educação a Distância) é um formato de aulas disponibilizadas on-line dentro de um sistema ou plataforma em que os estudantes têm acesso ao longo da formação escolhida. Na EAD UniCesumar, por exemplo, é o STUDEO. Nesse ambiente virtual de aprendizado também ficam à disposição:

  • Os fóruns interativos;
  • A biblioteca com acervo gratuito;
  • As atividades de estudo;
  • Os projetos de ensino;
  • Os materiais didáticos;
  • O serviço de apoio pedagógico com professores e tutores.

Tudo para enriquecer o seu aprendizado e a sua evolução como acadêmico. Esse detalhe faz a diferença na rotina de estudos. Isso porque não existe a necessidade de estar em sala de aula em turno, horário e local predefinido. Muitas vezes, isso é feito diariamente de segunda a sexta, como é requisitado no ensino presencial.

Essa flexibilidade de horários beneficia quem não consegue reservar parte da rotina para se encaixar no modelo tradicional de aula. Afinal, há quem trabalhe em horário comercial, quem faça turnos durante a noite e na madrugada, quem atue profissionalmente no fuso horário de outros países, entre outros fatores.

É por isso que a Educação a Distância tem se tornado cada vez mais a opção certa para milhares de brasileiros, em especial quando o assunto é graduação.

Para se ter ideia, segundo o Censo da Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC), cerca de 16,6 milhões de pessoas se matricularam em uma graduação EAD em 2021 — somando bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

Logo, superou (e com folga!) o total de vagas presenciais, que ficaram em torno de 5,2 milhões. Não é para menos que o Ensino Superior EAD já é intitulado no mercado como a faculdade do futuro.

Quais as principais características dos estudantes EAD?

Se no tópico anterior nós explicamos o que é e como funciona a EAD, agora você vai entender quais são as características mais importantes dos estudantes que escolhem essa modalidade de ensino.

É importante ficar por dentro delas, pois todas contribuem fortemente para o seu bom desempenho e adaptação nas aulas on-line. Anote aí!

Flexibilidade

Um aluno flexível consegue se adaptar às aulas em diferentes horários, otimizando o tempo livre sem ter que alterar ou comprometer a agenda diária. Mas não só isso: é uma pessoa que consegue tirar proveito de diferentes metodologias de aprendizado, materiais de estudo e recursos tecnológicos.

Organização

A organização está relacionada a saber quais mecanismos funcionam para você na hora de se programar para dar conta de múltiplas obrigações durante a semana. Basta recordar que muitos estudantes EAD também já ingressaram no mercado — como funcionário, freelancer ou mesmo empreendedor.

Disciplina

A disciplina é outra característica crucial. Afinal, com maior poder de decisão sobre o ritmo do curso e das atividades acadêmicas com as quais se envolverá (como projetos de extensão e iniciação científica), o estudante precisa cumprir com diferentes obrigações.

É o caso de executar tarefas, realizar trabalhos, participar de planejamentos pedagógicos, se engajar ativamente com processos metodológicos, etc. Portanto, a disciplina será importante para conter os impulsos de procrastinação, seguir prazos e ter produtividade.

Independência

Por fim, mas não menos relevante, os estudantes EAD também são marcados pela forte característica da independência. O motivo disso é que eles não se acomodam no processo de ensino-aprendizagem.

Querem participar ativamente, ter trocas de conhecimento com os professores e colegas, fazer pesquisas extras e aplicar o saber teórico na realidade que vivenciam diariamente.

Como desenvolver essas características ao longo da formação?

Ao se engajar com a sua formação, é inevitável: você vai colocar todas essas características em prática.

Porém, há algumas dicas que ajudam a ir além, aprendendo a aprimorá-las e personalizá-las conforme a sua realidade de estudante.

É algo que, inclusive, pode ser adaptado futuramente para a sua vida profissional. Abaixo, nós mostramos as principais sugestões.

Flexibilidade

  • Avalie os diferentes horários do dia para checar em qual deles você sente mais foco para assistir às aulas, fazer revisões e realizar exercícios.
  • Faça testes nos ambientes do seu lar ou mesmo em outros espaços externos (como o polo de educação da instituição) para encontrar o local onde você tem menos distrações, mais conforto e estabilidade com a internet.

Organização

  • Monte planners para a sua rotina, de modo a delimitar quais são os seus horários livres para estudo e os períodos tomados por outros compromissos.
  • Divida os conteúdos que serão revisados de cada matéria conforme a semana em que eles foram apresentados, visando conferi-los em forma cronológica.

Disciplina

  • Não procrastine as suas atividades diárias, por mais difíceis e densas que elas pareçam. Quanto mais você lida com seus desafios, mais cria o hábito de resolvê-los tão logo aparecem.
  • Não abra mão de estudar e se engajar com os conteúdos semanais do seu curso. Quando você quebra essa rotina, fica mais difícil reconhecer o valor da constância e conseguir se comprometer com os prazos e as cobranças que ela traz.

Independência

  • Modifique, quando necessário, a sua rotina de aulas e estudo para dar conta de outros afazeres sem se sobrecarregar.
  • Assista e reveja as suas aulas quantas vezes quiser para fixar o conteúdo, tirar dúvidas e fazer pesquisas adicionais. O ritmo é você quem determina.

Viu só como os estudantes EAD têm características fundamentais que contribuem com o sucesso deles na vida acadêmica? No entanto, é importante ter em mente que essas habilidades não são inatas.

Na verdade, são fruto de muita prática. Portanto, se você também quer desenvolvê-las e aprimorá-las, siga nossas sugestões e invista na sua educação e carreira.

Gostou de ler a respeito da Educação a Distância? Então corre e já assine a nossa newsletter para saber quais são todas as alternativas de cursos na EAD UniCesumar disponíveis nessa modalidade!

Avalie este post

Comentários

Comentários