Nos últimos anos, uma pergunta tem se destacado entre aqueles que desejam atuar como psicólogos: é possível estudar psicologia EAD? A busca por alternativas flexíveis e acessíveis na área da educação tem impulsionado o interesse pelo ensino de Psicologia a distância, sendo uma alternativa cada vez mais procurada por estudantes em todo o país.

Existem várias graduações que podem ser cursadas on-line, mas esta não é a realidade de todos os cursos. Alguns, como Medicina, são exclusivamente presenciais. Mas e no caso da faculdade de Psicologia? Ela pode ou não ser oferecida pelas instituições na modalidade EAD? É o que você descobrirá neste artigo.

Explicaremos como funciona um curso a distância, as possibilidades e desafios da graduação de Psicologia e os fatores que têm contribuído para a crescente procura por esse curso EAD no cenário educacional brasileiro. Acompanhe!

Como é a faculdade de Psicologia?

A faculdade de Psicologia é uma jornada acadêmica que prepara os alunos para compreender o funcionamento da mente humana, o comportamento e a aplicação de técnicas terapêuticas. É uma disciplina diversificada com várias abordagens teóricas, como o behaviorismo, a psicanálise, a psicologia humanista, a psicologia cognitiva, entre outras.

O currículo inclui uma série de disciplinas básicas, como:

  • psicologia geral;
  • psicologia do desenvolvimento;
  • psicopatologia;
  • psicometria;
  • estatísticas e métodos de pesquisa.

À medida que os alunos avançam, eles podem escolher matérias mais especializadas em áreas como:

  • psicologia clínica;
  • psicologia social;
  • psicologia cognitiva;
  • psicologia organizacional.

A faculdade de Psicologia não visa apenas o desenvolvimento do conhecimento teórico. Ela também foca no desenvolvimento de técnicas práticas, como a capacidade de observar e analisar o comportamento humano, a empatia e as habilidades de comunicação. Para isso, os alunos passam por estágios ou prática clínica como parte da formação.

Os estudantes de Psicologia, geralmente, têm acesso a orientadores e conselheiros acadêmicos que os auxiliam na escolha de cursos. Eles também atuam na resolução de problemas acadêmicos e no planejamento de suas carreiras.

Como é o ensino EAD?

O Ensino a Distância (EAD) oferece uma alternativa flexível à educação presencial. Ele abrange diferentes cursos, desde graduações até pós-graduações, cursos técnicos e de extensão. Isso permite que os alunos escolham programas conforme seus interesses e necessidades.

Uma das principais vantagens do EAD é a flexibilidade que oferece. Os alunos podem acessar o conteúdo e participar de aulas conforme sua própria agenda, o que é ideal para aqueles que trabalham ou têm outras obrigações.

A maioria das aulas EAD é ministrada on-line, geralmente, em uma plataforma de aprendizagem. Os alunos podem assistir a videoaulas, acessar materiais de leitura, participar de fóruns de discussão e realizar atividades interativas em um ambiente digital.

Existem cursos em que a grade curricular é 100% on-line. Ou seja, os estudantes não precisam comparecer à faculdade. Mas também existe a modalidade semipresencial, um híbrido entre o EAD e o presencial. Nesse caso, apenas uma parte da grade curricular é on-line, e os estudantes precisam assistir às aulas ou cumprir outras atividades presencialmente.

A qualidade do ensino EAD pode variar entre instituições em função do suporte oferecido ao aluno e da estrutura disponibilizada para cumprir as atividades. Portanto, é fundamental fazer uma pesquisa cuidadosa e escolher instituições reconhecidas pelo MEC para garantir uma educação de qualidade.

Vale lembrar que a disciplina é essencial para o sucesso no Ensino a Distância. Isso porque os alunos têm mais responsabilidade no gerenciamento do seu tempo e estudos. Logo, o aprendizado depende bastante da dedicação, organização e disciplina para realizar as atividades do curso.

É possível estudar Psicologia EAD?

O curso de graduação em Psicologia não é autorizado a ser ministrado na modalidade de Ensino a Distância no Brasil. Esta é uma determinação do Ministério da Educação, seguindo as posições de organizações representativas da profissão.

Se você se deparar com alguma instituição oferecendo graduação em psicologia EAD, saiba que não é um curso reconhecido pelo MEC.

Mas se você tem interesse nessa área, na UniCesumar você encontra várias opções de pós-graduação a distância em Psicologia. 

Conheça algumas opções:

Pós-graduação em Neuroaprendizagem

A pós-graduação em Neuroaprendizagem aborda a perspectiva neurológica em relação ao processo de aprendizagem, oferecendo aos profissionais da área da Educação e da Saúde percepções sobre os fatores que influenciam o ato de aprender.

Isso inclui uma análise abrangente de elementos, como:

  • distúrbios no desenvolvimento;
  • aspectos neurológicos;
  • considerações psicológicas;
  • contextos socioculturais;
  • dimensões afetivas;
  • impacto da dinâmica familiar.

MBA em Coaching aplicado à Gestão de Pessoas

O curso de pós-graduação MBA em Coaching aplicado à Gestão de Pessoas visa aprimorar a compreensão das estratégias de gestão integrada de recursos humanos. Também oferece técnicas de coaching, com foco em otimizar as habilidades de liderança e o desempenho das equipes.

Pós-graduação em Gestão de Pessoas na Administração Pública

Já a pós-graduação em Gestão de Pessoas na Administração Pública capacita os estudantes com conhecimentos teóricos e práticos relacionados à gestão de recursos humanos. Ainda, ao reconhecimento do potencial individual como uma vantagem competitiva.

Ele visa estimular transformações em ambientes organizacionais e cultivar competências que aprimorem o desempenho em organizações de diversos tamanhos no setor público.

Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas.

Mais uma opção é a pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas. O curso traz uma visão humanista associada à visão de negócios para o estudante aprender a gerenciar equipes de uma maneira estratégica, aumentando a competitividade da empresa.

Ele saberá como conduzir os indivíduos conforme suas habilidades, capacidades e a necessidade da organização. Permite também um alinhamento estratégico entre o patrimônio humano e os interesses e demandas do negócio.

Ficou interessado(a)? Saiba que é possível aprimorar seus conhecimentos em Psicologia: existem diversas opções de pós-graduação EAD disponíveis. Elas podem atender às necessidades de aprendizado contínuo e desenvolvimento profissional na área.

Gostou desse conteúdo? Então, não perca nossos conteúdos, assine a nossa newsletter e receba por e-mail.

Avalie este post

Comentários

Comentários