A atividade MAPA (Material de Aprendizagem Prática) é uma ferramenta utilizada em todos os cursos de graduação da EAD Unicesumar e propicia ao aluno a oportunidade de fixar os conceitos trabalhados ao longo das disciplinas.

A busca por aliar teoria à prática é constante no mundo acadêmico. Tal experiência viabiliza ao aluno o desenvolvimento das competências essenciais para o exercício da profissão escolhida de forma efetiva.

A professora Angela Pizzaia, da disciplina de Gestão de Competências, lançou um desafio aos alunos do curso de Gestão de Recursos Humanos em uma atividade MAPA. Após explanação do tema em aula de Estudo de Caso, os acadêmicos foram convidados a criar seus próprios storytellings, objetivando tratar ou abordar alguma questão pertinente à área de Gestão de Pessoas.

cta1-rh

Mas o que é Storytelling?

Trata-se de uma expressão em inglês que está relacionada à ação de contar histórias. Na prática, é uma forma de transmitir uma mensagem de maneira envolvente. Já há algum tempo as organizações têm utilizado essa técnica das mais variadas formas e nas mais diversas áreas.

Uma história bem contada pode resultar em alcance de objetivos organizacionais de forma efetiva e produtiva. Na área de RH, pode contribuir para os mais diversos objetivos, dentre eles podemos citar: a socialização do novo colaborador, desenvolvimento do sentimento de pertença dos colaboradores, apresentação e sensibilização em relação à cultura organizacional, administração de conflitos, desenvolvimento de valores e engajamento com relação à visão da empresa.

A história a seguir foi desenvolvida para a atividade MAPA pela aluna Aline Stefanie Hasse, do Polo de Blumenau, Santa Catarina. A aluna contou uma narrativa que humanizou o objeto, ação muito comum no storytelling, utilizando a primeira pessoa, o que cria um vínculo com o leitor e, de forma envolvente, criou valor para a empresa, apresentando a trajetória de mudanças e superação dessa empresa, o que gera sentimento de identificação e empatia.

Boa leitura e até uma próxima!

Fábrica de produtos têxteis

Tudo começou no ano de 1936, com o meu criador Theophilo Bernardo Zadrosny. Ele não possuía experiência no ramo têxtil, mas, por outro lado, tinha uma vontade imensa de montar seu próprio negócio para ser reconhecido futuramente. Contando com a ajuda de um tecelão, chamado Otto Huber, que entendia desse ramo, eu fui fundada e me chamaram de Fábrica de Artefatos Têxteis Artex S/A, tenho quase certeza de que alguém já ouviu falar de mim com essa pista.

Recapitulando, no início não tínhamos muitos funcionários, 18 para ser exata. Produzíamos toalhas de mesa em tecido adamascado. O ano de 1974 foi considerado um marco, juntei-me à incorporação centenária da empresa industrial Garcia, passando a produzir também artigos de banho, produtos de cama e mesa e tecidos lisos. Mas nem toda jornada foi fácil, aconteceu uma briga de família entre os herdeiros de meu criador e, em 1993, fui vendida para outro empresário, ele se chamava Jorge Paulo Leman. Fiquei apreensiva pois não sabia como seria o meu futuro e o das pessoas que estavam comigo e dependiam de mim.

Os esforços de Jorge não foram suficientes. Perdendo espaço para outros concorrentes, foi uma situação complicada, porque mais funcionários tinham sido contratados e, novamente, pela segunda vez, o que eu temia aconteceu: fui vendida para um empresário, esse eu conhecia, o ex-presidente José Alencar. Por ele ter governado um país, acreditei que dessa vez iria melhorar. eDepois de um tempo, percebi que minha intuição estava certa. Alencar se mostrava motivado e não poupou esforços para me expandir.

Vocês devem estar se perguntando o porquê de eu ter contado essa história. Eu queria mostrar para as pessoas que se hoje sou reconhecida é porque percorri um longo caminho, com muitos obstáculos, mas, no final, tudo valeu a pena. Agradeço a todos que de alguma forma me ajudaram e fizeram parte dessa família, todos os funcionários que vestiram a camisa e contribuíram para meu desenvolvimento. Sem vocês nada disso seria possível. Hoje minha marca é reconhecida por todos, até no exterior, e estamos constantemente investindo em tecnologia e melhorando nossos produtos.

Depois de tudo que eu contei, será que vocês adivinharam quem eu sou?

Conheça o curso de Gestão de Recursos Humanos.

Avalie este post