“Diga-me e eu esquecerei. Me ensine e eu poderei lembrar. Me envolva e eu aprenderei”. Podemos relacionar essa frase de Benjamin Franklin ao principal objetivo das metodologias ativas no ensino: incentivar o aluno a ser o protagonista no processo de aprendizagem e construir o conhecimento para lidar com situações e problemas reais.

O Desafio Cacau Zaori, da disciplina de Comunicação Empresarial e Negociação, foi aplicado em 39 polos. A ação aconteceu nos polos que ofertam a Metodologia Híbrida nos cursos de Engenharias da Unicesumar. O desafio foi adaptado de uma tradicional dinâmica para simulação de um ambiente de negócios – Laranjas Ugli. Por meio de pesquisas na internet, é possível encontrar diversos registros dela em blogs e sites. Porém, de diferentes formas de aplicação. Por ser tratar de uma atividade facilmente encontrada na internet, fez-se necessário uma forte adaptação para garantir a equidade do desafio.

“Os principais objetivos do desafio foram levantar e analisar as concepções espontâneas dos estudantes acerca das estratégias de Negociação. Tal objetivo é possível de ser aplicado quando iniciamos a abordagem de um determinado assunto do qual os alunos já possuem um certo conhecimento. Todos somos negociadores e estamos negociando em todo tempo. Assim, o desafio atendeu perfeitamente nossos propósitos pedagógicos. Outros objetivos de aprendizagem, como desenvolver competências e habilidades relativas à resolução de problemas, à tomada de decisão, à capacidade de argumentação e ao trabalho efetivo em equipe também puderam ser trabalhados”, argumenta Rodrigo Orgeda, professor formador da disciplina de Comunicação Empresarial e Negociação.

Resumidamente, os estudantes foram divididos em grupos de 4 ou 5 integrantes. Cada integrante recebeu um card com os seguintes personagens: Produtor, Negociador A, Negociador B, Negociador C e Sócio do Produtor (para grupos com 5 integrantes). Cada personagem possuía uma meta diferente. Um vídeo foi criado com uma história fictícia para criar valor para o produto a ser vendido.

Como era de ser esperar, os estudantes mergulharam no desafio a fim de conseguir atingir suas metas. “Durante a atividade a inserção dos alunos no ambiente de negociação foi visível. Com argumentações, cada negociador em seu grupo tentando persuadir o produto e o sócio, foi uma ótima vivência”, diz Priscilla Kohiyama, tutora facilitadora do polo de Curitiba – PR.

“Acredito que foi o desafio que eles mais se empenharam. Foi surpreendente de certa forma! Achei muito produtivo ver e identificar os perfis de negociação entre eles.  Nosso grupo foi destaque! Usamos uma estratégia que achei muito legal: eles viram que não conseguiriam todos atingir as metas. Então, por se tratarem de pesquisas sobre temas muito delicados, fizeram de forma que todos conseguissem ao menos 70% da meta”, comenta Roniza Maciel, tutora facilitadora do polo de São Lourenço – MG.

Algumas imagens da ação:

whatsapp-image-2018-08-30-at-22-03-24
whatsapp-image-2018-08-30-at-22-03-23
whatsapp-image-2018-08-30-at-08-45-31
whatsapp-image-2018-08-29-at-22-33-38
whatsapp-image-2018-08-29-at-21-48-36
whatsapp-image-2018-08-29-at-21-20-30
Desafio Cacau Zaori

“Criamos um fator surpresa ao final do desafio! Aplicamos um questionário de satisfação com a negociação. Aquelas mesas de negócios em que houve uma receita próxima do máximo possível e uma alta satisfação dos negociadores poderia indicar alunos que, mesmo com um conhecimento teórico básico de negociação, já poderiam atender também aos interesses da contraparte. Numa negociação visando criar relacionamentos duradouros, deve-se adotar uma postura “ganha-ganha”. Essa certamente foi uma experiência valiosa na jornada profissional dos nossos engenheiros em formação”,  conta João Marcos, professor mediador da disciplina.

Nesse contexto, o grupo vencedor do desafio Cacau Zaori foi do polo de Porto Alegre – RS:

desafio-cacau
Mario Fedatto (tutor facilitador) e os estudantes: Marisa Wilians, Marcos Rohr, Marcos Roberto de Fraga e Charles Muniz (não está na foto).

Segue o ranking dos demais polos vencedores:

tabela

Confira o vídeo da ação no nosso Youtube!

Conheça os cursos da metodologia híbrida no site.

Veja os cursos de engenharia disponíveis.

Avalie este post