Foi dada a largada para o nosso primeiro reality de gastronomia, o Mão na Massa!
Ontem (25), aos poucos, os participantes começaram a chegar na sede da Unicesumar em Maringá. Ao total, 24 participantes divididos em 6 equipes com 4 cada. Lembrando que, para chegar até aqui, foi feito um processo seletivo. Cada aluno deveria fazer, gravar e editar a receita de um beef Wellington.
Ao chegarem na sede no dia 25 de fevereiro, foram recepcionados pelo coordenador do curso de Gastronomia, Vincius Pires, pela coordenadora de Design de Moda, Sandra Franchini, pelos mediadores do curso de gastronomia e pela equipe responsável pela cobertura do evento.
Eles contaram com um café da manhã mais do que especial! Afinal, de comida boa eles entendem, né?
À noite, para celebrar a chegada, foi organizado um jantar em um restaurante situado no Mercadão de Maringá, onde a alegria tomou conta do espaço!
Depois de toda animação, chegou a hora de dormir no alojamento no bloco 7 da sede da Unicesumar. Afinal, na segunda-feira, começariam as provas para valer. É preciso descansar!
Na manhã do dia 26 de fevereiro, com todos os participantes na sede, o dia começou bem cedo! Após o café da manhã, os participantes se dirigiram até o Museu da Unicesumar. Todos muito animados para o início das provas. Mas antes, algumas orientações.
No encontro do Museu, os diretores pedagógicos, Kátia Coelho e Fabrício Lazilha, deram a palavra de incentivo sobre o evento. E, claro, os coordenadores de cursos, Vinicius Pires e Sandra Franchini estavam presentes.
“Que a semana seja produtiva para vocês. Que vocês aprendam e se divirtam muito”, diz Kátia Coelho, em apresentação aos alunos participantes.
“Que vocês sejam bem-vindos, que vocês interajam, conheçam a sede, os professores e grandes chefs que virão para o evento. Aqui, vocês aprenderão na teoria com os workshops e minicursos e na prática nas provas”, falou Fabrício Lazilha.
Foram passada as instruções do regulamento, que você pode conferir no site do evento. E, por fim, a divisão das equipes foi feita pela coordenação e mediação, a partir das habilidades dos alunos.
Confira as equipes e seus respectivos nomes:
Primeira prova do dia
A primeira prova do dia começou por volta das 10 horas da manhã. O prato escolhido para dar início ao reality e para a votação popular foi o famoso PF, o tradicional prato feito.
O professor Deivison, já com os participantes na cozinha, em suas respectivas equipes e bancadas, passou as instruções da prova.
Na equipe, que conta com 4 (quatro) pessoas, apenas dois poderiam “comprar” no mercado criado especialmente para o Mão na Massa. No mercado, encontraram diversos ingredientes para elaborar o prato. Eles ficaram livres para escolher, com exceção da proteína. Cada equipe usaria técnicas e preparos que quiserem.
Cada equipe teve 2 (dois) minutos para fazer as compras e 1 (uma) hora para a entrega do prato. A prova valia 100 pontos, sendo 40 do júri da cozinha e 60 do júri técnico.
Ao final, os jurados observaram os pratos e deram seu feedback. Confira o delicioso resultado:
Equipe 1 – Flor de Sal
Equipe 2 – Pimenta
Equipe 3 – Açaí
Equipe 4 – Alecrim
Equipe 5 – Capim-Santo
Equipe 6 – Manjericão
Votação popular do Mão na Massa
Essa prova é a que vale para a votação popular. Confira o regulamento no site do evento e saiba como participar da votação. O seu voto é muito importante para cada equipe!
Aulas de vinhos
Após a prova conceitual do prato feito, os participantes tiveram uma aula sobre vinhos, ministrada por William Máximo, especialista na área. Confira como foi essa visita especial no Mão na Massa.
Minicurso
O chef Alexandre Gimenes marcou presença no evento, ministrando um curso sobre massas artesanais, onde o professor Hugo, da EAD Unicesumar, auxiliou na aula.
Tudo isso, muito bem pensado, para que no período da noite as equipes tivessem a prova de reprodução de massas e harmonização.
Prova de reprodução de massas
Na prova de massas e harmonização, o objetivo era elaborar um prato que combinasse com o vinho que cada um da equipe escolheu. Em 2 minutos, um participante de cada equipe teve que escolher um vinho para servir juntamente com a massa que iria preparar, usando, assim, a técnica de harmonização. Após a escolha do vinho, 2 participantes tiveram novamente 2 minutos, porém, agora, para fazer a “compra” dos ingredientes no mercado do Mão na Massa.
Confira como foi essa prova deliciosa:
Equipe 1 – Flor de Sal
Equipe 2 – Pimenta
Equipe 3 – Açaí
Equipe 4 – Alecrim
Equipe 5 – Capim-Santo
Equipe 6 – Manjericão
Serenata com a Orquestra
Na noite de segunda-feira, uma surpresa! A Orquestra da Unicesumar marcou presença para alegrar e emocionar os nossos participantes.
E você, quer ficar por dentro do que está acontecendo no reality?
Acompanhe a EAD Unicesumar nos canais Facebook, Instagram, Youtube e Pinterest.
Faça Gastronomia a distância na Unicesumar!
Conheça o curso na modalidade a distância no nosso site.