No blog de hoje, a equipe da Unicesumar conversou com o Carlos Alexandre, aluno de Teologia. Ele conta sobre sua experiência com o curso, a modalidade a distância e plataforma de estudos.

Primeiramente, foi perguntado como o aluno de Teologia conheceu a Unicesumar. Ele descreve que, há algum tempo atrás, ouviu falar que existia um centro universitário a distância que oferecia curso de Teologia reconhecido pelo MEC. Assim, sentiu segurança para iniciar seu curso. Em meados de 2016, ele teve uma grande vontade em fazer um curso de graduação na área de Teologia e acabou falando com alguns pastores sobre esse objetivo. “Todos os pastores foram categóricos em indicar a Unicesumar”, conta o aluno Carlos Alexandre.

Teologia na modalidade a distância

Carlos Alexandre optou pela modalidade a distância pela comodidade em estudar e fazer “do seu jeito”. “Fazer um curso EAD significa que eu posso adaptá-lo a minha vida e ao meu cotidiano e não o contrário, como acontece nas presenciais. Eu posso colocar o ‘curso’ em minha vida e dentro do meu tempo e do meu jeito. A questão da qualidade foi outro grande diferencial. Conheço muitos pastores de grande intelecto e usados tremendamente por Deus que fizeram a Unicesumar”, descreve o aluno de Teologia.

Vantagens da modalidade a distância

“Estudar do meu jeito: no meu tempo, na minha hora, no meu pique”, é o que afirma o aluno. No início, ele confessa que ficou um pouco perdido quanto à metodologia, pois conhecia disciplinas por créditos e semestres, a metodologia modular acaba tornando o curso bem mais puxado para o aluno. Porém, rapidamente recebeu as instruções e orientações do polo de apoio onde efetivou sua matrícula. Assim, entendeu que a metodologia utilizada pela Unicesumar é bem mais simples.  Ela tem um foco totalmente voltado ao aluno e não aos professores ou à instituição. Para ele, a preocupação da Unicesumar vai além de trazer uma certa comodidade e segurança em fazer EAD; é permitir que o aluno estude com tranquilidade.

O ano é dividido em 4 módulos. Assim, o aluno pode ir com calma estudando e se disciplinando. As aulas foram outros aspectos que ele percebeu que fazem uma grande diferença, tornando o aluno o protagonista da aprendizagem. Existem as aulas ao vivo, que posteriormente ficam disponíveis sob demanda no Studeo. Com isso, o aluno pode assistir quando e onde quiser. Além dessas, existem as aulas chamadas conceituais, já gravadas e disponíveis no Studeo.

A Unicesumar também disponibiliza as aulas para download, facilitando a complementação dos estudos. Através disso, é possível estudar mesmo off-line. “Ótimo para quando viajo ou quando estou sem acesso à internet”, descreve o aluno. Existem também os estudos de caso, que fazem o aluno desenvolver o pensamento e consolidar o aprendizado no objetivo de preparar-se para a atividade MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem).

O diferencial do curso de Teologia na modalidade a distância

Para o aluno, as atividades práticas, as disciplinas e principalmente os professores  são os diferenciais do curso. Além dos professores possuírem alto gabarito docente, estão intimamente ligados à religião, o que facilita o diálogo e o modo de passar o conteúdo. “Não são apenas “professores”, são ministros e ministras, homens e mulhares usados por Deus”, conta o aluno. A interatividade através do Fórum com os demais colegas do curso proporciona uma visão abrangente do tema e um amplo lugar ecumênico para debates e diálogo sobre a proposta do tema. A semana de conhecimento gerais é superdescolada, aborda diversos temas e áreas, não somente do curso de Teologia. Ao fim de cada disciplina, os alunos podem participar de várias palestras durante a semana de Conhecimentos Gerais. Isso é uma excelente oportunidade de ficar ligado no que acontece no mundo e na sociedade.

Na modalidade a distância, o aluno de Teologia comenta que nunca teve problemas para se comunicar.  Todas as vezes que utilizou o chat das aulas ao vivo, sempre teve respostas.

Experiências durante o curso

O aluno conta que não existe uma experiência específica ou a mais marcante. Afinal, este ambiente acadêmico está proporcionando em sua vida uma nova visão, com um olhar muito mais atento. “Um olhar não para as minhas necessidades, mas olhando para um contexto social muito mais amplo e maior”, descreve. Porém, para citar algo em especial, o aluno descreve um fato que ocorreu durante a realização do MAPA da disciplina Métodos e Interpretação Bíblica. Através da proposta e do desenvolvimento da atividade, conseguiu uma visão sistêmica e ampla do contexto da perícope de Lucas 15, versículos 11 a 32. Para o aluno de Teologia, Carlos Alexandre, foi muito bom, pois além de desenvolver o trabalho, conseguiu obter uma poderosa ferramenta auxiliar para trabalhar corretamente com os textos sagrados. Tal ferramenta está orientada e ministrada sabiamente pelo professor Dr. Julio Zabatiero. Segundo o aluno, foi imensurável chegar ao fim do texto e conseguir entender, para compreender e trazer toda a contextualização para os dias de hoje.

Studeo e materiais didáticos

A equipe da Unicesumar perguntou ao Carlos Alexandre como está sendo sua experiência com o Studeo e os materiais didáticos fornecidos pela instituição. O aluno comentou que o AVA, que anteriormente era o ambiente de estudos dos alunos, era o “queridinho” de todos os graduandos, porém a Unicesumar optou por buscar melhorias e um ambiente “amigável” que proporcionasse uma boa experiência de navegação. Assim, lançou o Studeo: muito mais leve, mais rápido e estável. Foi uma migração de fácil entendimento, onde o aluno afirma que não sentiu dificuldades. Sobre os livros didáticos? Bom, para Carlos, isso é uma história longa, porém, ele tentou ser sucinto. “São engenhosamente elaborados com muito carinho, dedicação e desvelo pelos professores das disciplinas. Um conteúdo abrangente, dirigido à matéria e sem delongas (ou como dizem por aí, ficam a encher linguiça). O conteúdo é muito bem trabalhado e escrito de maneira clara e objetiva. O estudante que seguir os livros certamente estará entendendo a disciplina inteira”.

Palavra de incentivo do aluno de Teologia, Carlos Alexandre

carlos-alexandre

“Somos donos das nossas escolhas e das rotas a serem seguidas. Mesmo sabendo que a sociedade e amigos podem julgar como “é tarde demais”, “ você não vai conseguir” etc. Precisamos ter em mente que somos capazes. E se em algum momento desta nova jornada faltar forças ou pintar aquele desânimo, simples; olhe para trás e veja onde você chegou até agora. Eu acredito no potencial que existe em todas as pessoas. Todas são capazes, bastando para isso dar o primeiro passo”,  aconselha o aluno para a entrevista com a Unicesumar. “Se você possui um sonho e ainda vive, mesmo que sem intensidade, pode se tornar um bom profissional”, finaliza o aluno para a entrevista com a Unicesumar citando um trecho do livro Ressuscitando Sonhos de sua própria autoria.

Dicas Unicesumar

Conheça o site do aluno de Teologia, Carlos Alexandre.

Faça Teologia na modalidade a distância

Visite o site da instituição e conheça o curso de Teologia.

teologia

 

Avalie este post

Comentários

Comentários