Mais do que nunca, com as demandas do dia a dia, a rotina corrida, a necessidade de equilibrar vida pessoal e profissional, além dos estudos, a educação a distância se tornou uma solução interessante e estratégica atual.

Preparada para atender às necessidades dos estudantes e propiciar ensino de qualidade e experiência profissional, a UniCesumar se destaca no mercado. E é sobre a educação a distância que oferecemos que falaremos agora. Tire as suas principais dúvidas sobre o assunto neste post e fique por dentro de como é estudar na EAD UniCesumar!

Como é estudar na EAD UniCesumar?

Nosso intuito com a faculdade EAD é propiciar aos estudantes a mesma qualidade de ensino e possibilidade de aprendizado do ensino presencial. A principal vantagem é que cada um conduz seus estudos de forma flexível, no horário que desejar, visto que não há presencialidade. 

Você desenvolve maior autonomia no decorrer do curso, realizando suas entregas nas datas estabelecidas, com o devido planejamento e organização. Escolher uma boa instituição, com destaques nos indicadores de qualidade, portanto, é imprescindível. Prezamos pela qualidade e nosso objetivo é ofertar o melhor para os nossos estudantes.

A construção de um curso é realizada com muito cuidado, pensando em habilidades e competências que serão desenvolvidas e aplicadas em cada disciplina, pois queremos formar profissionais de sucesso. No decorrer do curso, o estudante realiza imersão em ambientes profissionais, vivenciando na prática o que está aprendendo na teoria.

Dedicação durante a EAD

Sempre reforçamos que, na educação a distância, o estudante que não se dedica e fica na procrastinação não consegue conduzir seus estudos. É necessário um planejamento, seja diário ou semanal, para assistir às aulas e realizar as atividades avaliativas que garantirão seu aprendizado. 

Para quem se pergunta por que fazer curso a distância, deixamos claro que é uma excelente oportunidade para que nossos estudantes desenvolvam:

  • autonomia;
  • organização;
  • capacidade de tomada de decisões;
  • gestão de demandas;
  • responsabilidade.

Apesar do amparo dos professores e sempre falarmos que o estudante nunca está sozinho, a autonomia sempre será dele. O maior desafio é a conciliação do trabalho e estudos, ou seja, será necessário que este esteja engajado, que cumpra os prazos das atividades e que dedique um tempo para o seu aprendizado.

Suporte para os estudantes

Mesmo com o ensino digital, aqui na UniCesumar você sempre terá um amparo e suporte quando tiver dúvidas ou dificuldades. Foi pensando nisso que disponibilizamos o professor mediador, que atua diretamente com o estudante a partir da plataforma Studeo (nosso ambiente virtual). 

É por esse canal, por exemplo, que você pode expressar suas dúvidas e receber orientações que envolvem cada disciplina. Além desse profissional, temos canais de suporte, como CRA e Núcleo Super (telefone), além da ferramenta de solicitação para outras áreas da instituição. Cada detalhe é pensado para oferecer a melhor experiência possível, antecipando problemas e já oferecendo soluções. E isso faz toda diferença, não é mesmo?

Quais são os diferenciais da EAD UniCesumar?

Os diferenciais da UniCesumar são muitos! E tanto o ensino a distância quanto o presencial garantem muitas vantagens. Somos a melhor EAD do Brasil segundo o MEC e temos mais de 300 mil estudantes matriculados.

Diante da nossa estrutura física, capacidade do corpo docente, recursos disponibilizados e metodologia, nossa nota no Conceito Institucional (CI) do MEC é 5, a máxima que pode ser alcançada. Além disso, somos considerados uma das melhores e mais renomadas universidades privadas do Paraná.

Corpo docente

Nossos professores são as principais influências e incentivadores dos estudantes. Cerca de 80% do nosso corpo docente é formado por mestres ou doutores, que contam com vasta experiência no mercado de trabalho, contribuindo para a trajetória profissional dos estudantes de maneira decisiva.

Estrutura física

O nosso foco hoje é o ensino a distância, mas não podemos deixar de mencionar a estrutura física de nossas unidades, pois são um grande diferencial. Os polos de aprendizado e as unidades de ensino estão situadas principalmente nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul:

  • Maringá (sede);
  • Curitiba;
  • Londrina;
  • Ponta Grossa;
  • Corumbá.

No entanto, estamos presentes em mais de 900 polos de apoio em território nacional e também no exterior, de modo que nossos estudantes tenham a possibilidade de realizar intercâmbios internacionais e atividades avaliativas e extracurriculares.

Nos polos presenciais, contamos com clínicas, laboratórios, ginásios, anfiteatros, restaurantes e bibliotecas

Para que você tenha a possibilidade de colocar em prática os aprendizados e realizar estágio, oferecemos: 

  • tecnologia em comércio exterior EAD;
  • núcleos jurídicos (Direito);
  • canal de televisão e uma emissora de rádio (Comunicação); 
  • Hospital Veterinário, com prestação de serviço para a comunidade local e o Biotec (Centro de Biotecnologia em Reprodução Animal).

Além disso, existem tantas outras oportunidades de aplicação dos conhecimentos obtidos em nossa instituição.

Metodologia

A metodologia da EAD UniCesumar acontece por módulos, com uma quantidade limitada de disciplinas. Isso permite uma maior organização do estudante, não o deixando sobrecarregado. Sabemos muito bem que o equilíbrio é essencial no planejamento das atividades. Para ter êxito, é imprescindível estabelecer momentos de realização de atividades e estudos, mas também de descanso e entretenimento.

Cada disciplina requer a realização de atividades avaliativas, que propõem uma imersão profissional na área do curso, permitindo que você seja protagonista e tome de decisões em cada situação proposta. 

Nossa metodologia é amparada em um Ciclo de Aprendizagem, que propõe uma aprendizagem significativa, diferente do modelo tradicional. Além disso, utilizamos em nossas atividades o tagueamento de competências, que nos indicam ao final de cada etapa indicadores do avanço do estudante.

Para tornar nossa metodologia ainda mais condizente com as demandas do mercado e dos avanços tecnológicos, adotamos ao longo das disciplinas ferramentas diferenciadas:

  • gameficação;
  • realidade aumentada;
  • recursos 3D;
  • inteligência artificial e robótica.

Desse modo, tornamos o ensino mais diverso, divertido e especializado, incentivando que o estudante seja ativo em sua aprendizagem e também faça uma imersão em sua graduação.

Nossa metodologia EAD costuma contar com a presença do estudante no polo para realização da prova. Também temos o MAPA (Material Prático de Aprendizagem): é um trabalho criativo, em que o você precisa simular uma situação real e tomar decisões embasadas e assertivas. 

Recursos utilizados nas aulas

Atrelada à metodologia de ensino, os recursos utilizados nas aulas permitem expandir a experiência dos estudantes e potencializar os diferentes modos de aprendizado. Além dos materiais digitais, recursos como realidade aumentada, laboratórios virtuais e micro learnings, os professores também adotam recursos interativos em suas aulas.

Para complementar o ensino, o estudante também terá a possibilidade de participar de Programas de Iniciação Científica (IC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (DTI), além de ter acesso a mais de 300 e-books da base Scielo Livros e mais de 3 mil da Elsevier.

Parcerias internacionais

Além das unidades ao redor do Brasil, contamos com polos no exterior e parcerias internacionais com mais de 15 países, como:

  • Alemanha;
  • Austrália;
  • Chile;
  • China;
  • Colômbia;
  • Espanha;
  • EUA;
  • França;
  • Inglaterra;
  • Japão;
  • México;
  • Portugal.

E a possibilidade de internacionalização é tanto para os estudantes da modalidade de educação a distância quanto para os do modelo presencial. Basta atentar à divulgação dos editais e participar do processo de seleção.

O que é o app Studeo e como ele funciona?

Para tornar a experiência de educação a distância o mais parecida com o presencial e bastante eficiente, disponibilizamos aos nossos estudantes o APP Studeo, aplicativo da UniCesumar. 

A partir dele é possível assistir às aulas e fazer as atividades. Sabemos que o celular é um dispositivo acessível à maioria da população, por isso o APP dá o suporte necessário aos estudantes que não possuem computadores ou que utilizam o tempo de trânsito ou o horário de almoço para estudar.

Deu para ter um gostinho sobre como é estudar na EAD UniCesumar e ficar com vontade para iniciar a sua graduação? Mais do que uma instituição de ensino, queremos fazer a diferença na sua carreira e trajetória profissional, proporcionando um ensino de qualidade, experiências diferenciadas e a capacidade de fazer tudo isso no seu tempo e da melhor forma para a sua realidade.

Agora é com você! Para tirar outras dúvidas e dar o primeiro passo para iniciar sua jornada com a UniCesumar, entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp.

Avalie este post

Comentários

Comentários