Aposto que, pelo menos uma vez ao ano, você vai ao clínico geral e ao dentista, certo? E dos seus pés, como você está cuidando? Muita gente não dá atenção, mas provavelmente vai precisar de cuidados especiais com os pés. Para aprender a cuidar dessa parte do corpo, o profissional deve passar pelo curso de Podologia.

Na graduação tecnológica, o curso de Podologia dura cerca de dois anos e meio. A formação é voltada para que o estudante aprenda sobre diversos tratamentos para os pés. Ficou interessado? A seguir, você vai descobrir:

  • quais s√£o as patologias tratadas pelo pod√≥logo;
  • como √© o curso de Podologia;
  • a diferen√ßa entre pod√≥logo e pedicure;
  • as √°reas de atua√ß√£o nessa carreira;
  • as qualidades de um profissional do ramo
  • a remunera√ß√£o do pod√≥logo;
  • o mercado de trabalho hoje para esse profissional;
  • os locais de trabalho para um pod√≥logo.

Siga com a gente e conheça tudo sobre o curso e a profissão!

Quais as patologias que são tratadas pelo podólogo?

Muitas pessoas acreditam que a atua√ß√£o do pod√≥logo se resume a cuidar de unhas encravadas e quest√Ķes est√©ticas. Pois saiba que esse profissional trata de diversas patologias, como:

  • calosidades;
  • deformidades cong√™nitas e adquiridas do p√©;
  • dor nos p√©s;
  • espor√£o de calc√Ęneo;
  • fascite plantar;
  • joanete;
  • onicomicose;
  • p√© cavo;
  • todos os tipos de problemas na unha.

Como é o curso de Podologia?

O curso de Podologia pode ser t√©cnico, com dura√ß√£o m√≠nima de 1200 horas, gradua√ß√£o tecnol√≥gica ou bacharelado. Ele, geralmente, come√ßa com uma forma√ß√£o b√°sica em sa√ļde, com mat√©rias como:

  • Anatomia Humana;
  • Sa√ļde Coletiva;
  • Biosseguran√ßa;
  • T√©cnicas e Procedimentos de Primeiros Socorros;
  • Biologia e Bioqu√≠mica Humana;
  • Fisiologia Humana;
  • Dermatologia e Disfun√ß√Ķes da Pele.

Al√©m dessas disciplinas da √°rea da sa√ļde, o estudante tamb√©m vai aprender sobre Modelos de Neg√≥cios, Inova√ß√£o, Fundamentos de Marketing e √Čtica. A forma√ß√£o contempla aulas de gest√£o para a abertura de uma cl√≠nica e orienta√ß√Ķes para atua√ß√£o profissional, como hospitais, postos de sa√ļde, cl√≠nicas multidisciplinares, spas e trabalho aut√īnomo.

Entre as matérias específicas estão:

  • Cinesiologia e Biomec√Ęnica dos P√©s;
  • Podopatologias;
  • Microbiologia Aplicada √† Podologia;
  • Fundamentos de Farmacologia Aplicada √† Podologia;
  • Podologia Cl√≠nica Geral;
  • Instrumenta√ß√£o em Podologia;
  • √ďrteses Das Unhas e dos P√©s.

No caso do curso de Podologia na modalidade de educa√ß√£o a dist√Ęncia (EAD), as li√ß√Ķes s√£o organizadas de maneira modular. Dessa forma, a entrada pode ocorrer, basicamente, durante todo trimestre. Ao todo, s√£o quatro novas turmas durante o ano letivo.

Outra vantagem dessa modalidade √© que os conte√ļdos inter-relacionados s√£o agrupados, o que garante a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Cada m√≥dulo √© composto por disciplinas com 100 horas-aula, distribu√≠das em 10 semanas.

Qual a diferença entre podólogo e pedicure?

√Č importante deixar claro que o curso de Podologia forma um pod√≥logo, profiss√£o que √© diferente de pedicure. As atividades exercidas pelo profissional formado pelo curso de Podologia t√™m como objetivo prevenir e tratar doen√ßas e les√Ķes nos p√©s.

O podólogo ainda pode aconselhar pacientes sobre os cuidados que devem ser tomados, como o tipo de calçado a ser usado, como cortar as unhas ou quais cremes e medicamentos são os mais adequados. Ele ainda é capaz de identificar e tratar doenças dos pés como calosidades, rachaduras no calcanhar, unha encravada, frieiras e outros.

J√° o pedicure faz interven√ß√Ķes que est√£o mais relacionadas ao embelezamento dos p√©s e unhas, como cuidados com cut√≠culas, limpeza e esmalta√ß√£o. Existem cursos profissionalizantes nessa √°rea, por√©m o pedicure n√£o tem a necessidade de um diploma de curso t√©cnico ou superior para desenvolver suas atividades.

√Č muito comum encontrarmos pedicures que conseguem, por exemplo, desencravar a unha de seus clientes devido √† experi√™ncia em lidar com esse tipo de problema. No entanto, o profissional que passa por um curso de Podologia √© o mais indicado para fazer esse tipo de procedimento.

Isso porque estudou para lidar com doenças dos pés e tem conhecimento sobre processos inflamatórios e infecciosos, higiene e biossegurança.

Quais as áreas de atuação para quem passa pelo curso de Podologia?

Um pod√≥logo pode atuar em cl√≠nicas, hospitais, sal√Ķes de beleza e at√© mesmo como aut√īnomo. Ele atende pacientes de qualquer idade e pode ser especialista em algumas √°reas. Veja algumas delas abaixo.

Podopediatria

√Č o tratamento e diagn√≥stico da sa√ļde dos p√©s de crian√ßas. Esse cuidado √© fundamental para assegurar um crescimento correto e preven√ß√£o de poss√≠veis disfun√ß√Ķes que possam surgir ao longo dos anos.

O pé de uma criança é bastante flexível, tendo em vista que sua estrutura ainda está sendo formada. Um dos principais objetivos da podopediatria é assegurar o correto crescimento dos pés e evitar problemas futuros.

Podogeriatria

√Č o cuidado com os p√©s de pessoas idosas. Seu objetivo √© amenizar as altera√ß√Ķes nos p√©s causadas pelo envelhecimento.

Pé de Risco

Também chamada de pé diabético, essa enfermidade ocorre em pés de pessoas que sofrem de insuficiências vasculares, neurológicas e metabólicas. Para esses indivíduos, uma simples ferida pode evoluir para um quadro mais complexo, podendo até levar a uma amputação. Por isso, é necessário o acompanhamento sistemático de um podólogo.

Podologia Desportiva

Quando se trata da pr√°tica de esportes, os p√©s assumem um papel n√£o s√≥ de locomo√ß√£o, mas tamb√©m de suporte e at√© mesmo de ataque. O esfor√ßo repetitivo e a sobrecarga aumentam a probabilidade do aparecimento de les√Ķes nos p√©s. Um pod√≥logo especializado nessa √°rea estuda os movimentos de diferentes pr√°ticas desportivas para tratar dos p√©s e prevenir as les√Ķes.

Podologia Laboral

Trata dos pés de trabalhadores. Essa área se preocupa com o ambiente de trabalho dos pacientes e seus hábitos com relação à postura, por exemplo, se uma pessoa fica muito tempo em pé ou caminha bastante. Um profissional do ramo orienta os pacientes quanto ao tipo de calçado adequado para cada atividade.

Quiropodologia

√Č a √°rea que trata as patologias da pele e unhas do p√©, por meio de procedimentos naturais. Nesse campo, o profissional formado pelo curso de Podologia tratar√° de calos, micoses, unhas grossas e corre√ß√£o de unhas encravadas.

Quais as qualidades de um podólogo?

Um pod√≥logo precisa observar muito mais do que apenas os p√©s das pessoas. Muitas vezes, os p√©s d√£o sinal de problemas de sa√ļde mais complexos. Esse profissional deve ter uma vis√£o hol√≠stica ao examinar um paciente, exercitar a escuta ativa por meio do levantamento de informa√ß√Ķes de sa√ļde e h√°bitos de vida do indiv√≠duo.

A per√≠cia e o cuidado ao fazer as interven√ß√Ķes tamb√©m s√£o quest√Ķes muito importantes. √Č preciso ter delicadeza e muita aten√ß√£o ao manusear o bisturi e outros instrumentos durante procedimentos cir√ļrgicos.

Para atuar com excelência profissionalmente, destacamos algumas qualidades básicas que diferenciam os profissionais do mercado:

  • comunica√ß√£o e atendimento personalizado: construa bons relacionamentos com colegas e clientes, cultive empatia e saiba como se comunicar com clareza ‚ÄĒ afinal, em uma boa conversa com os clientes, voc√™ pode investigar e compreender melhor os requisitos, gostos e expectativas de todos;
  • entendimento do mercado: todos os principais profissionais precisam ser atualizados e, para isso, gostar de aprender √© essencial ‚ÄĒassistir a congressos e participar de cursos de aperfei√ßoamento s√£o escolhas de quem deseja trazer inova√ß√£o e diferencia√ß√£o aos seus clientes.

Além disso, é preciso estar sempre atento às mudanças do mercado, descobrir novos aparelhos e acompanhar as tendências da área.

Qual é a remuneração do profissional formado no curso de Podologia?

O salário inicial de um podólogo costuma ser de R$ 2 mil, aproximadamente. Ao se qualificar, o profissional da área pode ganhar até R$ 4 mil. Porém, se você conseguir trabalhar por conta própria ou abrir seu próprio negócio, seus ganhos podem ser ainda maiores.

Assim como toda profiss√£o n√£o somente na √°rea de sa√ļde, o pod√≥logo consegue aumentar a sua remunera√ß√£o de acordo com seu grau de especializa√ß√£o, horas semanais trabalhadas e, claro, experi√™ncia de atua√ß√£o.

Como o sal√°rio de todo prestador de servi√ßo √© mais limitado, uma solu√ß√£o para os pod√≥logos aumentarem sua renda √© iniciar seu pr√≥prio neg√≥cio. Por exemplo, profissionais aut√īnomos podem ter mais flexibilidade em termos de hor√°rios e pre√ßos. √Ä medida que o neg√≥cio cresce, mais pessoas podem ser contratadas e os lucros podem ser maximizados.

Outra t√©cnica fundamental para garantir mais renda √© investir em conhecimento, seja voc√™ aut√īnomo ou n√£o. Experi√™ncia e servi√ßo de alta qualidade s√£o aspectos especiais deste mercado. A tecnologia tamb√©m √© um importante aliado nesse campo. Como nem todos recebem tratamento preventivo de Podologia, muitos clientes acabam procurando profissionais em situa√ß√Ķes cr√≠ticas.

Portanto, o desenvolvimento de habilidades técnicas é tão importante quanto o de habilidades comportamentais para garantir a segurança do tratamento.

E o mercado de trabalho de Podologia?

A Podologia √© um mercado em expans√£o. As pessoas buscam cuidados preventivos com os p√©s em cl√≠nicas de est√©tica e sal√Ķes de beleza, mas tamb√©m existe uma demanda potencial para o setor com o atendimento em domic√≠lio.

Apesar de ainda n√£o constar no rol das melhores profiss√Ķes da √°rea da sa√ļde, esse profissional desempenha um papel importante na preven√ß√£o e no tratamento de les√Ķes nos p√©s, al√©m de orientar sobre os cuidados que o paciente deve ter.

Locais de trabalho do podólogo

O profissional de Podologia pode trabalhar em diversos locais, desde cl√≠nicas especializadas para a sa√ļde dos p√©s at√© sal√Ķes de beleza, relaxamento e bem-estar, por exemplo:

  • empreendimentos pr√≥prios;
  • cl√≠nicas m√©dicas e est√©ticas;
  • clubes recreativos, desportivos e sociais;
  • academias e centros de treinamentos;
  • spas e sal√Ķes de beleza;
  • hot√©is e resorts;
  • home care ‚ÄĒ atendimento em domic√≠lio;
  • hospitais e centros de reabilita√ß√£o;
  • asilos e casas de perman√™ncia para idosos.

Vale lembrar que, durante o trabalho, o profissional de Podologia deve cumprir todas as exig√™ncias da Vigil√Ęncia Sanit√°ria, como uso de materiais descart√°veis e esteriliza√ß√£o de todos os instrumentos de trabalho, manuten√ß√£o e limpeza dos equipamentos e locais de atendimento.

Como você viu, o curso de Podologia forma profissionais capazes de atuar em diversos ramos na área, não podendo, em hipótese alguma, ser confundido com o pedicure. O mercado de trabalho é amplo e as possibilidades variadas, desde que você invista em conhecimento e esteja sempre atualizado.

Ficou interessado no curso de Podologia? Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais!

curso de Podologia - cta2  

Coment√°rios

Coment√°rios