Aposto que, pelo menos uma vez ao ano, você vai ao clínico geral e ao dentista, certo? E dos seus pés, como você está cuidando? Muita gente não dá atenção, mas provavelmente vai precisar de cuidados especiais com os pés. Para aprender a cuidar dessa parte do corpo, o profissional deve passar pelo curso de Podologia.

Na graduação tecnológica, o curso de Podologia dura cerca de dois anos e meio. A formação é voltada para que o estudante aprenda sobre diversos tratamentos para os pés. Ficou interessado? A seguir, você vai descobrir:

  • quais são as patologias tratadas pelo podólogo;
  • como é o curso de Podologia;
  • a diferença entre podólogo e pedicure;
  • as áreas de atuação nessa carreira;
  • as qualidades de um profissional do ramo
  • a remuneração do podólogo;
  • o mercado de trabalho hoje para esse profissional;
  • os locais de trabalho para um podólogo.

Siga com a gente e conheça tudo sobre o curso e a profissão!

Quais as patologias que são tratadas pelo podólogo?

Muitas pessoas acreditam que a atuação do podólogo se resume a cuidar de unhas encravadas e questões estéticas. Pois saiba que esse profissional trata de diversas patologias, como:

  • calosidades;
  • deformidades congênitas e adquiridas do pé;
  • dor nos pés;
  • esporão de calcâneo;
  • fascite plantar;
  • joanete;
  • onicomicose;
  • pé cavo;
  • todos os tipos de problemas na unha.

Como é o curso de Podologia?

O curso de Podologia pode ser técnico, com duração mínima de 1200 horas, graduação tecnológica ou bacharelado. Ele, geralmente, começa com uma formação básica em saúde, com matérias como:

  • Anatomia Humana;
  • Saúde Coletiva;
  • Biossegurança;
  • Técnicas e Procedimentos de Primeiros Socorros;
  • Biologia e Bioquímica Humana;
  • Fisiologia Humana;
  • Dermatologia e Disfunções da Pele.

Além dessas disciplinas da área da saúde, o estudante também vai aprender sobre Modelos de Negócios, Inovação, Fundamentos de Marketing e Ética. A formação contempla aulas de gestão para a abertura de uma clínica e orientações para atuação profissional, como hospitais, postos de saúde, clínicas multidisciplinares, spas e trabalho autônomo.

Entre as matérias específicas estão:

  • Cinesiologia e Biomecânica dos Pés;
  • Podopatologias;
  • Microbiologia Aplicada à Podologia;
  • Fundamentos de Farmacologia Aplicada à Podologia;
  • Podologia Clínica Geral;
  • Instrumentação em Podologia;
  • Órteses Das Unhas e dos Pés.

No caso do curso de Podologia na modalidade de educação a distância (EAD), as lições são organizadas de maneira modular. Dessa forma, a entrada pode ocorrer, basicamente, durante todo trimestre. Ao todo, são quatro novas turmas durante o ano letivo.

Outra vantagem dessa modalidade é que os conteúdos inter-relacionados são agrupados, o que garante a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Cada módulo é composto por disciplinas com 100 horas-aula, distribuídas em 10 semanas.

Qual a diferença entre podólogo e pedicure?

É importante deixar claro que o curso de Podologia forma um podólogo, profissão que é diferente de pedicure. As atividades exercidas pelo profissional formado pelo curso de Podologia têm como objetivo prevenir e tratar doenças e lesões nos pés.

O podólogo ainda pode aconselhar pacientes sobre os cuidados que devem ser tomados, como o tipo de calçado a ser usado, como cortar as unhas ou quais cremes e medicamentos são os mais adequados. Ele ainda é capaz de identificar e tratar doenças dos pés como calosidades, rachaduras no calcanhar, unha encravada, frieiras e outros.

Já o pedicure faz intervenções que estão mais relacionadas ao embelezamento dos pés e unhas, como cuidados com cutículas, limpeza e esmaltação. Existem cursos profissionalizantes nessa área, porém o pedicure não tem a necessidade de um diploma de curso técnico ou superior para desenvolver suas atividades.

É muito comum encontrarmos pedicures que conseguem, por exemplo, desencravar a unha de seus clientes devido à experiência em lidar com esse tipo de problema. No entanto, o profissional que passa por um curso de Podologia é o mais indicado para fazer esse tipo de procedimento.

Isso porque estudou para lidar com doenças dos pés e tem conhecimento sobre processos inflamatórios e infecciosos, higiene e biossegurança.

Quais as áreas de atuação para quem passa pelo curso de Podologia?

Um podólogo pode atuar em clínicas, hospitais, salões de beleza e até mesmo como autônomo. Ele atende pacientes de qualquer idade e pode ser especialista em algumas áreas. Veja algumas delas abaixo.

Podopediatria

É o tratamento e diagnóstico da saúde dos pés de crianças. Esse cuidado é fundamental para assegurar um crescimento correto e prevenção de possíveis disfunções que possam surgir ao longo dos anos.

O pé de uma criança é bastante flexível, tendo em vista que sua estrutura ainda está sendo formada. Um dos principais objetivos da podopediatria é assegurar o correto crescimento dos pés e evitar problemas futuros.

Podogeriatria

É o cuidado com os pés de pessoas idosas. Seu objetivo é amenizar as alterações nos pés causadas pelo envelhecimento.

Pé de Risco

Também chamada de pé diabético, essa enfermidade ocorre em pés de pessoas que sofrem de insuficiências vasculares, neurológicas e metabólicas. Para esses indivíduos, uma simples ferida pode evoluir para um quadro mais complexo, podendo até levar a uma amputação. Por isso, é necessário o acompanhamento sistemático de um podólogo.

Podologia Desportiva

Quando se trata da prática de esportes, os pés assumem um papel não só de locomoção, mas também de suporte e até mesmo de ataque. O esforço repetitivo e a sobrecarga aumentam a probabilidade do aparecimento de lesões nos pés. Um podólogo especializado nessa área estuda os movimentos de diferentes práticas desportivas para tratar dos pés e prevenir as lesões.

Podologia Laboral

Trata dos pés de trabalhadores. Essa área se preocupa com o ambiente de trabalho dos pacientes e seus hábitos com relação à postura, por exemplo, se uma pessoa fica muito tempo em pé ou caminha bastante. Um profissional do ramo orienta os pacientes quanto ao tipo de calçado adequado para cada atividade.

Quiropodologia

É a área que trata as patologias da pele e unhas do pé, por meio de procedimentos naturais. Nesse campo, o profissional formado pelo curso de Podologia tratará de calos, micoses, unhas grossas e correção de unhas encravadas.

Quais as qualidades de um podólogo?

Um podólogo precisa observar muito mais do que apenas os pés das pessoas. Muitas vezes, os pés dão sinal de problemas de saúde mais complexos. Esse profissional deve ter uma visão holística ao examinar um paciente, exercitar a escuta ativa por meio do levantamento de informações de saúde e hábitos de vida do indivíduo.

A perícia e o cuidado ao fazer as intervenções também são questões muito importantes. É preciso ter delicadeza e muita atenção ao manusear o bisturi e outros instrumentos durante procedimentos cirúrgicos.

Para atuar com excelência profissionalmente, destacamos algumas qualidades básicas que diferenciam os profissionais do mercado:

  • comunicação e atendimento personalizado: construa bons relacionamentos com colegas e clientes, cultive empatia e saiba como se comunicar com clareza — afinal, em uma boa conversa com os clientes, você pode investigar e compreender melhor os requisitos, gostos e expectativas de todos;
  • entendimento do mercado: todos os principais profissionais precisam ser atualizados e, para isso, gostar de aprender é essencial —assistir a congressos e participar de cursos de aperfeiçoamento são escolhas de quem deseja trazer inovação e diferenciação aos seus clientes.

Além disso, é preciso estar sempre atento às mudanças do mercado, descobrir novos aparelhos e acompanhar as tendências da área.

Qual é a remuneração do profissional formado no curso de Podologia?

O salário inicial de um podólogo costuma ser de R$ 2 mil, aproximadamente. Ao se qualificar, o profissional da área pode ganhar até R$ 4 mil. Porém, se você conseguir trabalhar por conta própria ou abrir seu próprio negócio, seus ganhos podem ser ainda maiores.

Assim como toda profissão não somente na área de saúde, o podólogo consegue aumentar a sua remuneração de acordo com seu grau de especialização, horas semanais trabalhadas e, claro, experiência de atuação.

Como o salário de todo prestador de serviço é mais limitado, uma solução para os podólogos aumentarem sua renda é iniciar seu próprio negócio. Por exemplo, profissionais autônomos podem ter mais flexibilidade em termos de horários e preços. À medida que o negócio cresce, mais pessoas podem ser contratadas e os lucros podem ser maximizados.

Outra técnica fundamental para garantir mais renda é investir em conhecimento, seja você autônomo ou não. Experiência e serviço de alta qualidade são aspectos especiais deste mercado. A tecnologia também é um importante aliado nesse campo. Como nem todos recebem tratamento preventivo de Podologia, muitos clientes acabam procurando profissionais em situações críticas.

Portanto, o desenvolvimento de habilidades técnicas é tão importante quanto o de habilidades comportamentais para garantir a segurança do tratamento.

E o mercado de trabalho de Podologia?

A Podologia é um mercado em expansão. As pessoas buscam cuidados preventivos com os pés em clínicas de estética e salões de beleza, mas também existe uma demanda potencial para o setor com o atendimento em domicílio.

Apesar de ainda não constar no rol das melhores profissões da área da saúde, esse profissional desempenha um papel importante na prevenção e no tratamento de lesões nos pés, além de orientar sobre os cuidados que o paciente deve ter.

Locais de trabalho do podólogo

O profissional de Podologia pode trabalhar em diversos locais, desde clínicas especializadas para a saúde dos pés até salões de beleza, relaxamento e bem-estar, por exemplo:

  • empreendimentos próprios;
  • clínicas médicas e estéticas;
  • clubes recreativos, desportivos e sociais;
  • academias e centros de treinamentos;
  • spas e salões de beleza;
  • hotéis e resorts;
  • home care — atendimento em domicílio;
  • hospitais e centros de reabilitação;
  • asilos e casas de permanência para idosos.

Vale lembrar que, durante o trabalho, o profissional de Podologia deve cumprir todas as exigências da Vigilância Sanitária, como uso de materiais descartáveis e esterilização de todos os instrumentos de trabalho, manutenção e limpeza dos equipamentos e locais de atendimento.

Como você viu, o curso de Podologia forma profissionais capazes de atuar em diversos ramos na área, não podendo, em hipótese alguma, ser confundido com o pedicure. O mercado de trabalho é amplo e as possibilidades variadas, desde que você invista em conhecimento e esteja sempre atualizado.

Ficou interessado no curso de Podologia? Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais!

curso de Podologia - cta2  

Avalie este post

Comentários

Comentários