As graduações a distância são muito consideradas por quem deseja se qualificar e otimizar o tempo, estudando quando e onde quiser, com flexibilidade. Além disso, essa é a chance que vários estudantes têm de ingressar em uma faculdade de referência e de qualidade, mas que fica longe de casa, por exemplo.

Apesar desse modelo de ensino estar em alta, muitos têm dúvidas sobre a relação entre EAD e o mercado de trabalho. Afinal, essa opção é bem aceita pelos recrutadores e empresas? Será que é valorizada?

Se ainda está em dúvida, continue a leitura para saber mais sobre o tema!

O que é faculdade EAD?

A faculdade EAD, ou ensino a distância, é caracterizada pela modalidade que acontece em um ambiente virtual, ou seja, sem a necessidade da presença física em uma faculdade para que a aprendizagem ocorra de verdade. Cada instituição de ensino apresenta suas particularidades, mas esse formato possibilita mais autonomia aos estudantes.

Eles têm acesso a uma plataforma EAD, em que estão presentes as salas virtuais, as atividades, as trilhas de aprendizagem, os conteúdos etc. É lá que acontecem as aulas, com a presença de tutores e professores que tiram dúvidas.

Dentro desse formato também se encontra o ensino híbrido, uma mistura de aulas a distância e presenciais, o que proporciona aos alunos um misto de vantagens, com a possibilidade de atividades práticas.

Como a faculdade EAD é aceita no mercado?

O mercado não só absorve e aceita bem a pessoa formada em algum curso EAD como, em muitos casos, ela sai na frente em processos seletivos. Isso acontece por uma razão simples: ela já apresenta capacitação profissional e domina as habilidades valorizadas pelas corporações, além de ter facilidade para lidar com ferramentas de tecnologia.

Além do domínio tecnológico, fundamental para o teletrabalho, o estudante formado em EAD aprende a ter mais organização e autonomia. Afinal, isso é essencial para manter o estudo atualizado sem ter que frequentar a faculdade diariamente, não é mesmo?

Essa característica das graduações a distância influencia diretamente no sucesso dos vários tipos de carreiras. Ao optar por estudar EAD um curso como Marketing Digital, por exemplo, você já sairá na frente por ter desenvolvido habilidades de automotivação e flexibilidade.

Por que a procura por EAD tem aumentado?

Avanço da tecnologia, mensalidades com preços mais acessíveis, menos gastos com transporte e alimentação, maior flexibilidade de horários, comodidade e segurança. Esses são alguns dos motivos que fazem com que muitos estudantes optem pelo ensino a distância.

Assim, o número de matrículas em graduações de nível superior no formato EAD está em constante crescimento e tem tudo para ser maior. Segundo uma pesquisa do Mapa do Ensino Superior no Brasil em 2020, o número de matriculados nessa modalidade de ensino aumentou em 17% entre 2017 e 2018.

Vários fatores influenciam na preferência dos estudantes pelo EAD. Além do crescimento da quantidade de matrículas nos últimos anos, a pandemia causada pelo novo coronavírus possibilitou a realização de atividades remotas, e até mesmo de aulas online.

Por que o EAD tem sido valorizado pelo mercado de trabalho?

Fazer um curso a distância é a melhor alternativa para o estudante que não pode frequentar a instituição de ensino todos os dias. Esse formato de ensino possibilita que o graduando tenha mais flexibilidade para estudar no horário que for mais conveniente para ele, ou seja, criando sua própria rotina de estudo de acordo com seus deveres e compromissos.

Por ter uma liberdade maior durante a graduação, muita gente fica em dúvida sobre a valorização do mercado de trabalho em relação aos cursos EAD. No entanto, você sabia que, para os recrutadores, esse formato é muito atrativo?

Isso acontece porque os profissionais formados pelo ensino a distância conseguem desenvolver aptidões e competências que são muito valorizadas. Ao mesmo tempo, o conhecimento adquirido é igual ao dos alunos que fazem uma faculdade presencial.

Assim, o mercado já entendeu que o mais relevante não são somente as competências técnicas e o histórico escolar, mas também a identificação das competências comportamentais. O ensino a distância consegue desenvolver isso, o que propicia o benefício de o estudante adquirir melhores oportunidades e uma maior maturidade.

Quais são as diferenças entre o aluno EAD e os alunos de cursos presenciais?

Como percebemos, o ensino a distância vem aumentando e conquistando novos alunos, sem deixar de lado a qualidade. E todo o investimento tem um retorno: proporciona diferenciais exclusivos aos graduandos.

Além disso, por conta do fato desse modelo de ensino poder ser aplicado a qualquer hora e em qualquer lugar, a pessoa acaba desenvolvendo várias competências, ao contrário de quem opta pelo curso presencial. Veja, abaixo, as principais diferenças!

Proatividade

Os graduandos EAD precisam buscar ativamente os conhecimentos, já que não têm contato direto com colegas de turma e professores. Por conta disso, eles desenvolvem uma proatividade maior do que estudantes de cursos presenciais.

Organização

Por não precisarem frequentar a faculdade durante a semana, é importante que os alunos desenvolvam uma rotina organizada. Quando estamos em casa, é comum que tenhamos a tendência de relaxar, ainda mais após um dia estressante.

No entanto, quem opta pelo EAD tem que planejar bem o dia para estudar e não deixar nenhuma disciplina de lado. Assim, essa é uma habilidade bastante valorizada no ambiente de trabalho.

Disciplina

Outra diferença importante é em relação à disciplina. Todos os dias, os alunos têm que tirar um tempo para fazer as atividades, ler os materiais necessários, assistir às videoaulas e, caso seja preciso, tirar as dúvidas com tutores ou professores.

Sabe aquela frase famosa “amanhã eu faço”? No ensino a distância, esse quesito não rola. Nesse caso, os graduandos precisam ter força de vontade, tirar um tempo para se dedicarem aos estudos e evitar procrastinar.

Agora que você já conhece a relação entre EAD e o mercado de trabalho, saiba que para ter diferenciais competitivos é fundamental estudar em uma faculdade de excelência. Aqui na EAD UniCesumar, você tem acesso a vários cursos de graduação a distância de qualidade, tendo aulas com professores experientes em suas áreas de atuação!

Gostou do conteúdo e quer conhecer os cursos de graduação disponíveis da EAD UniCesumar? Então entre em contato conosco!

Avalie este post

Comentários

Comentários