Você sabia que a desorganização pode ser uma grande vilã durante seu trabalho ou rotina de estudo? Em uma pesquisa realizada por neurocientistas de Princeton, foi descoberto que a desordem física, como ambientes bagunçados ou excesso de informações e coisas em um mesmo espaço, pode causar aumento de estresse e diminuição de desempenho. O exagero de informação pode impactar negativamente na sua atenção, diminuindo sua capacidade de concentração e produtividade. Por isso, é muito importante se organizar!

A mesma situação acontece com itens não palpáveis. Quando fazemos muitas coisas ao mesmo tempo ou não criamos uma lógica de organização – como fazemos com nossa estante de livros – o cérebro tem dificuldade para processar toda a informação que recebe e isto pode comprometer seu processo criativo e a execução com excelência de qualquer atividade. A desorganização física e mental pode afetar diretamente seu bem-estar e qualidade de vida.

A boa notícia é que existem ferramentas que podem te ajudar a se organizar. Já falamos sobre apps perfeitos para dar um up em sua produtividade e agora temos algumas dicas para você organizar seu ambiente de estudos ou trabalho. Assim você pode conquistar aquela vida produtiva, criativa e sem estresse que todo mundo sonha!

Para começar, faça uma análise crítica em seu espaço de estudo ou trabalho atual. Tem coisas demais? Você se sente sufocado? Então é hora do descarte! Comece uma faxina geral separando o que é essencial, o que você gosta muito (não vale dizer tudo) e o que pode ser descartado. Pense que algumas coisas que você não usa mais ou com muita frequência podem ser valiosas para outras pessoas, então, ao invés de deixar empoeirar na estante, doe para alguém que precise muito.

Para organizar todos os itens que ficaram é importante você idealizar que cada coisa tem o seu lugar. Estantes, caixas organizadoras, porta-lápis, ficheiros e pastas de arquivos em seu computador são grandes aliados da organização. Com tudo no lugar fica mais fácil de encontrar e guardar os objetos, arquivos ou materiais que precisa para trabalhar ou estudar.

Esqueça a cama ou sofá. Ficar de olho na postura é muito importante para evitar dores nas costas e problemas de saúde no futuro, então escolha uma mesa e cadeira adequadas para a função. Boa iluminação também é indispensável – ambientes escuros forçam a visão e dificultam a concentração. Uma luminária de mesa super charmosa é perfeita para decorar e resolver o problema!

A última dica e a melhor de todas é: personalize o ambiente! É ali que você passará muitas horas do seu dia, então ele deve ser especial. Escolha quadros com frases legais, faça mural de fotos ou de inspirações ou elementos que te inspirem e te façam sentir acolhido. Afinal, ninguém consegue ficar muito tempo em um lugar desconfortável, não é verdade?

Você tem alguma dica ou solução diferente para organizar seu espaço de estudo ou trabalho?

Conheça os cursos na modalidade a distância da Unicesumar no nosso site.

Avalie este post