Já pensou que existem diferentes tipos de memória? Em linhas bem gerais, elas podem ser de curto prazo, como o nome de uma pessoa que acabamos de conhecer, ou de longo prazo –– que englobam momentos marcantes de nossas vidas, atividades que aprendemos (andar de bicicleta, por exemplo) ou fatos e curiosidades que guardamos.

Se você está em período de vestibular, sabe o quanto é importante cultivar esse segundo grupo, não é verdade? Afinal, ninguém gosta de estudar muito para esquecer os conteúdos pouco tempo depois. A boa notícia é que existem técnicas de memorização para ajudar nessa jornada.

Preparado para conhecer quais são essas ferramentas poderosas para seu estudo e como adotá-las hoje mesmo? Confira a lista com as melhores técnicas de memorização!

1. Flashcards

Papéis, canetas e o conteúdo a ser estudado: com esses três itens, você consegue colocar em prática uma das técnicas de memorização mais interessantes para a sua rotina. Basicamente, é só selecionar perguntas dentro do tema e escrevê-las em um verso de cada cartão. No outro, anote as respostas.

É aí que começa o jogo. Você precisa dar as respostas corretas a cada cartão sem conferir a resposta no verso –– não vale espiar! Durante a confecção dos flashcards, aproveita para se familiarizar com os conteúdos e dar início ao processo de memorização. Nas respostas, não economize em detalhes: reforce na mente tudo o que precisa saber sobre o assunto. 

2. Mapas mentais

O nome sugere algo complexo, mas os mapas mentais são bem simples. Você seleciona uma palavra importante do conteúdo e a coloca no centro de uma folha. Depois, faz ligações com tópicos relacionados, a exemplo de datas, personagens e locais, fórmulas, citações, explicações, desdobramentos e por aí vai.

A proposta dos mapas mentais é utilizar recursos visuais para facilitar a retenção do conhecimento. Então, vale fazer desenhos, usar ícones, grifar termos com marca-texto ou canetas diferentes e o que a sua imaginação permitir. Se fizer um esquema com cores diferentes e chamativas, fica ainda mais simples identificar as informações.

Quer aproveitar as facilidades da tecnologia para fazer seu mapa mental? Existem ferramentas na internet que podem ajuda bastante nessa técnica de memorização, a exemplo do Canva.

3. Resumos

Talvez essa seja a técnica mais usada pelos estudantes durante toda sua trajetória. Isso porque é uma atividade bem intuitiva, que não gasta muito tempo para ser feita. Ela costuma vir após a etapa da leitura, em que você tem o primeiro contato com o conteúdo. Depois, trabalha seu poder de síntese para colocar em folha o que é mais importante.

Os resumos podem aparecer como texto corrido ou tópicos: quem escolhe a melhor forma é você. Se possível, deixe as informações mais visíveis e fáceis de localizar, para ajudar nas revisões de matérias posteriormente. Vale usar listas (chamadas de bullet points), linhas do tempo, desenhos e até grafar palavras-chave do seu material.

É mais indicado fazer os resumos à mão para reforçar o aprendizado. Ainda mais se você tiver a memória fotográfica, que é aquela ativada pelos aspectos visuais, vai se lembrar mais fácil até em que posição da folha a informação se encontra. Mas nada impede de usar o computador ou o celular para isso, certo? Veja o que apresenta um rendimento favorável para seus estudos!

4. Autoexplicação

Essa técnica de memorização tem a mesma proposta que o resumo e até pode ser usada em parceria com ele. Após ler os tópicos e selecionar as partes mais importantes, o exercício é explicar tudo que você entendeu com as próprias palavras e à sua maneira. Nesse momento, tente remontar cada detalhe do conteúdo em alto e bom som.

A autoexplicação funciona tão bem quanto aqueles estudos em grupo, mas sem as interferências de conversas paralelas. Pense que precisa explicar para alguém de uma forma que a pessoa compreenda o tópico integralmente, não somente uma parte.

Aproveite para dar exemplos interdisciplinares ou de atualidades, relacionando o conteúdo com outros contextos para facilitar a memorização.

5. Simulados

Já reparou que, com a repetição, parece que fica mais fácil guardar informações? É justamente o que aquelas propagandas que passam o tempo todo durante os vídeos nos canais do YouTube tentam: fazer que você se lembre do nome dela sempre que possível. Então, procure fazer o mesmo com os conteúdos a serem estudados.

A ideia é colocar o seu conhecimento em prática. Após ler sobre uma disciplina, por exemplo, procure questões ou mesmo simulados inteiros para responder –– e tente se imaginar no dia da prova. Faça-os com atenção e, se puder, sem consultar seus materiais, para realmente estimular a memória.

Essa técnica é excelente se você estiver estudando pelo computador ou celular. Isso porque é possível encontrar diversos sites confiáveis que montam cronogramas personalizados e aplicativos com simulados para o Enem. Só não vale se distrair com outras abas e perder o foco na atividade, combinado?

6. Acrônimos

Sabe quando você precisa memorizar uma série de fórmulas, grupos com algum tipo de ordem e assim por diante? É comum ficar em dúvida, sem garantias de que o que pensou está realmente correto. Para não errar, muitos estudantes recorrem aos acrônimos. A ideia é reunir letras ou sílabas para formar uma palavra, inventada ou real.

Já ouviu falar em REFICOFAGE? Quem estuda Biologia deve saber que se trata de uma técnica de memorização para lembrar:

  • RE: reino;
  • FI: filho;
  • C: classe;
  • O: ordem;
  • FA: família;
  • G: gênero;
  • E: espécie.

Os acrônimos fazem parte das técnicas mnemônicas. Elas também incluem os acrósticos (geralmente usada para lembrar nomes como Ministério da Educação/MEC ou Supremo Tribunal Federal/STF) e palavras-chaves.

Viu só como seus estudos podem ser ainda mais focados e eficazes com as técnicas de memorização? Chega de perder semanas seguidas com um conteúdo que não entra na sua cabeça só com a leitura! Para conquistar melhores resultados, livre-se das distrações e invista em hábitos saudáveis, que incluem alimentação, sono e exercícios físicos.

Gostou das dicas deste post? Então, divida com seus amigos que estão na mesma situação que você. Compartilhe-as nas redes sociais!

Avalie este post

Comentários

Comentários