Você tem dúvidas sobre o FGTS? O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, chamado FGTS. O FGTS foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa. No dia da contabilidade, comemorado em 25 de abril, a equipe do curso de Ciências Contábeis da modalidade a distância da Unicesumar elaborou um material especial para orientar você sobre o FGTS. Vamos lá?

O que é FGTS?

É uma garantia de indenização de valor aproximado a um salário mensal para cada ano trabalhado na mesma empresa. Se o desligamento for sem justa causa por iniciativa da empresa, o empregado poderá sacar o FGTS acrescido de 40% de multa. O valor que a empresa deposita na conta vinculada do empregado não é descontado dos salários, é despesa da empresa.

Um pouco da história

FGTS, foi criado em 1966 para resolver um problema existente: a estabilidade de emprego para quem trabalhasse mais de 10 anos numa mesma empresa. Na prática, os empregados eram demitidos antes de completar os 10 anos de emprego para que a empresa fugisse da estabilidade. Assim, a partir da criação do FGTS, os novos empregados poderiam fugir desse problema, optando pelo FGTS. Porém, a partir da constituição de 1988, o FGTS passou a ser obrigatório a todos os novos empregados.

O que é conta inativa?

Caso o desligamento seja por iniciativa do empregado ou por justa causa, o valor depositado em conta vinculada ao empregado não será liberado. Porém, não será perdido, permanecendo na conta desse empregado que, por não ter novos depósitos, é chamada de conta inativa.

Liberação do FGTS conta inativa

Pela primeira vez na história do FGTS, os trabalhadores que estão trabalhando podem sacar em dinheiro o valor de uma conta inativa. Antes da MP 763/2016, somente poderiam sacar o FGTS quem tivesse conta inativa e não estivesse trabalhando há mais de 3 anos.

O que fazer com o dinheiro sacado da conta inativa do FGTS?

As orientações são as mesmas para qualquer recebimento de dinheiro extra. Primeiramente, pagar possíveis dívidas onerosas. Quaisquer dívidas que tenham juros ou atualização maior que os juros que você poderá conseguir aplicando o seu dinheiro, devem ser quitadas imediatamente. Depois priorize investimentos que lhe trarão retorno seguro. Caso a opção seja pelo consumo, evite comprar despesas, isto é, comprar alguma coisa que terá manutenção alta ou pagamentos de mensalidades futuras. Lembre-se que esse dinheiro extra não continuará entrando no seu bolso.

Estude Ciências Contábeis a distância na Unicesumar

Se você tem interesse na área, nós ofertamos o curso de Ciências Contábeis. O curso possui nota 5 na avaliação do MEC, numa escala de 1 a 5. Confira mais informações do curso no nosso site.

Avalie este post

Comentários

Comentários