Em um mercado tão competitivo e dinâmico, poder escolher entre várias carreiras é essencial. Ao optar pelo curso de Letras, você aproveita exatamente essa característica. Afinal, a graduação oferece diversas possibilidades para quem opta por esse caminho.

Não se deixe enganar: apesar de ser uma licenciatura, há muitas alternativas que muitas pessoas nem sequer consideram.

Quer descobrir as possibilidades de atuação na área? Veja 6 opções de trabalho para quem escolhe o curso de Letras!

Curso de Letras - CTA2

Opções de trabalho para quem se gradua no curso de Letras

1. Ensino público ou particular

Já que o curso é uma licenciatura, vamos começar pela atividade mais conhecida: a atuação como professor. É possível lecionar matérias como Língua Portuguesa, Produção Textual ou Literatura, já que todas fazem parte da matriz curricular de várias escolas do país.

Dá para escolher tanto as escolas públicas quanto as particulares — ou ambas as opções, se for viável. Também há como se dedicar ao Ensino Fundamental II ou Médio, além de cursinhos pré-vestibular.

No entanto, há um ponto para observar: quem cursa Letras Português/Inglês ganha uma possibilidade extra. Com o amplo conhecimento sobre a língua inglesa, dá para atuar como professor de idiomas — e isso abre um horizonte com caminhos totalmente novos.

Além das escolas tradicionais, um professor de inglês é bem-vindo nas instituições bilíngues e até nas de expatriados. É uma boa alternativa para quem deseja sair do país ou ter um contato diferente com a educação.

Não podemos nos esquecer, é claro, dos cursos de idiomas. Além de aulas particulares, o profissional da área pode atuar nessas instituições, que são cada vez mais procuradas.

2. Pesquisa acadêmica

Quem disse que o curso de Letras não tem espaço para pesquisa? Com um tema tão rico quanto a linguagem e a sua evolução, não faltam boas oportunidades para quem deseja se dedicar a entender o assunto.

É possível seguir na carreira acadêmica e fazer um mestrado ou doutorado, por exemplo. Também dá para se dedicar à publicação de artigos — como sobre as variações linguísticas, as transformações da sociedade e até as criações de verbetes.

Para melhorar, essas habilidades podem ser usadas de muitas outras formas. O Museu Literário Português e o Real Gabinete Português de Leitura, ambos localizados no Centro do Rio de Janeiro, são dois dos principais instrumentos culturais do idioma no país. Os pesquisadores são essenciais na sua curadoria, pois são quem mais dominam o tema.

3. Tradução de peças diversas

Quem opta pelo curso voltado para Português/Inglês ainda ganha a chance de atuar na tradução de diversos tipos de material.

Um tradutor é responsável por trazer para o português (ou levar para o inglês) obras acadêmicas, títulos literários e até peças publicitárias. Também é possível se envolver com a tradução juramentada, que é voltada para a documentação exigida em certos procedimentos

Para quem gosta do ramo de entretenimento da TV e da internet, a criação de legendas é uma possibilidade. Dá para se tornar o responsável pela versão em português de filmes, séries, documentários e assim por diante. Já imaginou trabalhar para a Netflix?

Curso de letras - intérprete

4. Produção e revisão textual

Além de traduzir, um graduado no curso de Letras tem a oportunidade de criar os próprios textos. Com os conhecimentos sobre as regras, as estruturas e as necessidades, tem a chance de criar peças, que vão de obras de ficção a elementos publicitários.

O conhecimento sobre gêneros textuais e sobre a história da literatura também traz uma ótima influência. Ao ter um repertório tão grande, dá para colocar todo o talento com as palavras para fora, certo?

Para melhorar, o letrólogo — como é chamado o profissional — pode trabalhar como um revisor de mão cheia. Com conhecimento de cada regra para a adequação textual, consegue corrigir as composições de forma consistente para cada contexto. Ou seja, mais que usar as orientações, considera as variações da língua.

Isso permite o trabalho em editoras, revistas, jornais, sites e tantos outros canais. Inclusive, é possível atuar em agências de publicidade ou dentro de grandes empresas. Então, não faltam opções.

5. Atuação como intérprete

Vivemos em um mundo globalizado, onde pessoas de todas as partes do mundo se encontram. Não é raro que alguém mude de país ou se veja em uma cultura totalmente diferente. Com a crise dos refugiados, esse intercâmbio fica ainda mais forte. O total de indivíduos deslocados em 2017 alcançou quase 69 milhões de pessoas, por exemplo.

Mas o que o profissional do curso de Letras tem a ver com isso? Tudo! O inglês é, de certo modo, considerado a língua universal.

Ter entendimento sobre o idioma e sobre o português permite atuar como intérprete em diversas situações. Na diplomacia ou em transações entre empresas de países diferentes, essa é uma atividade essencial.

Ainda dá para ser intérprete em tantas outras oportunidades, como quando celebridades estrangeiras vêm para o Brasil ou quando os nossos talentos seguem para fora. Premiações, coberturas e outros eventos também precisam de uma mãozinha de quem domina os dois idiomas.

6. Roteirização e adaptação

De volta ao ramo de entretenimento, um letrólogo pode focar sua atuação profissional na elaboração de roteiros — afinal, ele conhece a linguagem como ninguém. Com bastante criatividade, pode ajudar na composição de anúncios, peças publicitárias e até de filmes, séries e assim por diante.

Ele também corrige erros e adapta detalhes do texto. O especialista na parte de leitura, por exemplo, consegue definir se a proposta é condizente e se a história segue uma ideia adequada.

Ainda é possível atuar com a adaptação. Na hora de transformar um livro em inglês em uma obra nacional, a presença vai muito além da tradução. É necessário incluir a história na realidade de cultura, sem deixar de lado o peso da linguagem.

Curso de Letras: portas abertas para o mercado

O curso de Letras é uma opção repleta de alternativas no mercado de trabalho. Com atuações técnicas e criativas, não faltam carreiras para explorar toda a beleza dos idiomas e da comunicação.

Para aproveitar essas e outras atividades, conheça o curso de Letras da Unicesumar EAD!

Curso de Letras - CTA1

Avalie este post

Comentários

Comentários