Na hora de escolher um curso superior, muitas pessoas têm dúvidas sobre qual a diferença entre tecnólogo, bacharel ou licenciatura. Por isso, vamos te ajudar a entender quais são as principais diferenças entre essas formações, além do que elas têm em comum.

curso-superior

Curso Superior Tecnólogo

É um curso superior de tecnologia em alguma área profissional. O curso tecnólogo tem menor duração, entre 2 e 3 anos, e explora as disciplinas específicas da área, focando na parte técnica. Por exemplo, não há curso de tecnólogo em Administração, mas existe em Marketing, Recursos Humanos, Gestão Pública, entre outros. Cada um focado em determinada área de estudo.

Curso Superior Bacharel

O curso com formação em bacharel tem duração de 4 a 5 anos. Durante esse tempo, explora-se todos os conceitos e áreas profissionais que fazem parte do campo de estudo do curso. A intenção é oferecer uma base sólida para a formação do profissional. São cursos como Administração, Serviço Social, Engenharias, Ciências Contábeis, entre outros.

Curso Superior Licenciatura

A licenciatura é um grau acadêmico que capacita o profissional para atuação no magistério. Quem cursa poderá ser professor sobre a sua área de estudo, no Ensino Fundamental e Médio. Portanto, são cursos direcionados para quem quer trabalhar no segmento educacional. É mais comum trabalhar com público infantil e adolescentes.

O que as formações têm em comum?

Todos os cursos são de nível superior. Ofertam diploma e possibilidade para que o profissional formado inicie cursos de pós-graduação ou conquiste vagas que exigem formação superior em concursos públicos, por exemplo.

Além disso, o profissional tecnólogo também pode aproveitar seu conhecimento em um curso de bacharel que englobe a sua área. Após mais algum tempo de estudo, também é habilitado a conquistar o bacharelado.

Na hora de escolher o seu curso de nível superior, seja ele tecnólogo, bacharel ou licenciatura, tenha em mente a duração do curso e a área de estudo na qual pretende trabalhar. Sempre pense  no seu objetivo e busque a formação superior que mais se encaixa com a sua necessidade.

curso superior - cta2

Avalie este post