Estamos acostumados a pensar em educação apenas nos termos mais básicos. Ensino fundamental, médio e superior, entendido principalmente como o tradicional bacharelado. Porém, há modalidades que trazem uma abordagem diferente, mais voltada para as demandas do mercado de trabalho. É isso mesmo: um curso técnico ou tecnólogo pode se encaixar perfeitamente nos objetivos para sua carreira.

Essas duas opções, porém, causam confusão em muita gente. Os nomes são parecidos, mas uma têm propósitos bem diferentes. Quem busca uma graduação deve ficar ligado nos cursos tecnólogos – chance de começar uma carreira em menos tempo.

Mas começamos a pular etapas. Antes de mostrar o porquê da opção por uma graduação tecnológica, vamos esclarecer todas as dúvidas sobre curso técnico ou tecnólogo. Venha com a gente!

Técnico ou tecnólogo - cta1

Técnico ou tecnólogo: saiba as diferenças

O objetivo do técnico ou tecnólogo é o mesmo: oferecer qualificação para o mercado de trabalho. Pode ser tanto um curso voltado para as partes práticas de uma área, como um técnico em Turismo, quanto um recorte específico, caso de um tecnólogo em Marketing, por exemplo.

A diferença fundamental entre ambos é o nível de escolaridade. O curso técnico é uma formação de nível médio, utilizando conhecimentos até esta etapa. O tecnólogo está um degrau acima: é um curso de ensino superior – tanto que também é conhecido como graduação tecnológica.

A partir disso, surgem algumas distinções. A primeira é a duração: um técnico pode ser concluído em apenas alguns meses, enquanto o tecnólogo dura de 2 a 3 anos.

Os requisitos também diferem. O superior tecnológico tem as mesmas exigências de uma graduação, como ensino médio completo e aprovação em processo seletivo. Já o técnico é mais flexível. Existem desde cursos para quem não completou o ensino fundamental até quem já concluiu o ensino médio.

Por fim, outro aspecto importante que separa técnico ou tecnólogo é o conhecimento que o estudante recebe. Ambos têm foco no mercado de trabalho, mas em níveis diferentes. Os profissionais técnicos têm formação mais operacional, enquanto a graduação tecnológica também prepara o aluno para cargos de gerência.

Vantagens da graduação tecnológica

Com tantas semelhanças, como escolher entre técnico ou tecnólogo? O mesmo se aplica ao ensino superior: quando é melhor optar por uma graduação tecnológica em vez do bacharelado ou licenciatura?

Os cursos tecnólogos apresentam pontos positivos em relação a essas alternativas. Antes de tomar sua decisão, é bom ficar ligado em algumas vantagens da modalidade.

  • Diploma válido para pós-graduações e concursos: o tecnólogo é avaliado nos mesmos termos das outras graduações. Por isso, o diploma tem a mesma validade. Um detalhe interessante, caso você deseja continuar os estudos na pós-graduação ou prestar concursos de nível superior.
  • Duração reduzida: uma graduação tecnológica dura entre 2 e 3 anos, contra 4 ou 5 de um bacharelado. Ideal para quem pretende entrar rapidamente no mercado de trabalho.
  • Alta empregabilidade: falando em mercado, os cursos tecnólogos são bem vistos pelos empregadores. Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas apontou que 90% dos formados estão atuando – 79% nas áreas em que estudaram.
  • Recorte específico e foco na prática: esses dois fatores ajudam a explicar a valorização desses cursos. O tecnólogo aprofunda-se em conhecimentos específicos dentro de uma área, como Design de Interiores na Arquitetura. Além disso, tem foco maior na prática do que o bacharelado, sem deixar a teoria de lado.
  • Menor investimento financeiro: falamos de vantagens depois de formado, mas também existe valor enquanto ainda se curso a graduação tecnológica. As mensalidades são mais em conta, ao passo que são menos períodos a serem custeados pelo estudante.

Técnico ou tecnólogo - áreas

Conheça os cursos tecnólogos

A sua escolha entre técnico ou tecnólogo já está bem mais clara agora que você conhece também as características de cada modalidade?

A seguir,  as melhores opções de graduação tecnológica. Confira quais são os cursos mais procurados e aqueles com mais destaque no mercado.

  • Agronegócio: curso de gestão voltado para as necessidades dos negócios agropecuários. Busca de soluções tecnológicas e competitivas para a cadeia produtiva do setor.
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas: na área de TI, forma profissional responsável por construir, diagnosticar, aplicar e dar suporte a sistemas de informação.
  • Gastronomia: prepara o estudante para uma carreira na área de alimentos, na gestão de seu próprio negócio ou posições administrativas em organizações de terceiros.
  • Gestão Ambiental: planejamento, gestão e execução de diagnósticos, avaliações de impacto e medidas para correção, prevenção e recuperação de áreas degradadas.
  • Gestão Comercial: forma gestores capazes de analisar cenários e implementar ações visando a viabilidade financeira e sucesso em negócios na indústria, atacado ou varejo.
  • Gestão Financeira: especialista capaz de trabalhar no planejamento e captação de investimentos de recursos empresariais. Atua também na área de controladoria.
  • Gestão de Recursos Humanos: a gestão de pessoas é fundamental para o sucesso institucional. O gestor de recursos humanos é capaz de promover o desenvolvimento do potencial humano, seja no comportamento individual, de grupo ou organizacional.
  • Logística: fundamental em empresas de médio e grande porte, o profissional de Logística pensa a cadeia de produção e distribuição dos bens ou serviços de uma empresa.
  • Marketing: pensar aspectos como produto, canais de comunicação e preço de tudo que é oferecido por sua empresa são algumas das responsabilidades do profissional de Marketing.
  • Processos Gerenciais: tecnólogo um pouco mais abrangente, desenvolvendo capacidade de gestão das relações administrativas, de produção e comerciais em todo tipo de organização.
  • Produção Cervejeira: domina todos os processos relacionados à produção de cervejas artesanais, do planejamento à execução de receitas. Também pode lidar com projetos de viabilidade econômica da cervejaria.
  • Segurança Alimentar: atua no ramo alimentício, impactando na qualidade dos alimentos consumidos e buscando a diminuição de surtos provocados por doenças causadas pela alimentação.

Outro tipo de graduação para seu futuro

Para além do nome, técnico ou tecnólogo é uma dúvida que diz respeito a seus objetivos profissionais. Que tipo de vaga você almeja, qual carreira pretende construir?

Você conheceu as vantagens da graduação tecnológica, além dos principais cursos que a Unicesumar oferece. Mas ainda há muito para descobrir – você não perde em ficar ligado!

Siga a página da Unicesumar EAD no Facebook e no Instagram para ficar por dentro de tudo que a universidade tem para você.

Técnico ou tecnólogo - cta2

Avalie este post

Comentários

Comentários