Se você está pensando em fazer faculdade, já deve ter percebido que existem diversos tipos de graduação, inclusive o curso tecnólogo EAD. Sabia que a graduação tecnológica pode ser uma escolha muito vantajosa, ainda mais se for a distância?

Ela permite que você obtenha o seu diploma em menos tempo, já que tem foco nas disciplinas práticas. Você se especializa e entra no mercado de trabalho mais rápido, e sendo EAD dá para conciliar facilmente com outras atividades e compromissos.

Não sabe como funciona essa graduação? Não tem problema! Preparamos este post para você ficar por dentro dessa modalidade. Continue lendo para saber o que é um curso tecnólogo, suas vantagens e por que estudar a distância pode ser uma ótima opção!

O que é uma graduação tecnológica?

O curso tecnólogo costuma ser confundido com os cursos de nível técnico, mas eles são bem diferentes. Na verdade, o tecnólogo é uma graduação de nível superior, e os profissionais formados têm os mesmos direitos e deveres dos bacharéis e licenciados.

A graduação tecnológica tem duração média de 2 a 3 anos e pode ser oferecida nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Seu objetivo é a formação de especialistas na área estudada.

O curso é focado no mercado de trabalho e prepara o estudante para ocupar cargos de coordenação, supervisão e gestão. Sua duração é menor porque o foco está nas disciplinas mais práticas, o que reduz a carga horária sem perder a qualidade.

É uma graduação recomendada para quem deseja se especializar em sua área de atuação. Por exemplo, um funcionário do setor de Recursos Humanos pode fazer um curso tecnólogo EAD para se especializar em Gestão de RH e avançar na carreira.

O mesmo vale para profissionais que atuam em Marketing, Agronegócio, Logística, Design e diversas outras áreas. Mas também pode ser a opção ideal para os jovens que ainda vão entrar no mercado de trabalho. Afinal, há muitas opções para quem faz um curso tecnólogo.

Quais as vantagens do curso tecnólogo EAD?

Os benefícios do tecnólogo são muitos. Ao optar por essa modalidade, você vai se preparar bem para enfrentar o mercado de trabalho sem precisar passar por uma longa graduação. Em relação ao curso tecnólogo EAD, você tem ainda mais vantagens. Confira a seguir!

Tempo de duração menor

Em comparação com o bacharelado e a licenciatura, o curso tecnólogo EAD ou presencial tem uma duração menor. Como explicamos, em dois ou três anos você conquista seu diploma de nível superior. Já nos outros cursos, dependendo da área escolhida, pode ser necessário estudar até cinco ou seis anos.

No bacharelado e na licenciatura a grade curricular é composta por matérias que complementam as disciplinas de base, por isso a duração é maior. No tecnólogo é mantido o foco nas disciplinas que vão profissionalizar o estudante. Ele é mais direto.

Rápida inserção no mercado de trabalho

Como os cursos têm foco na prática da profissão, eles são pensados para atender a demanda do mercado de trabalho. A pessoa que opta por um tecnólogo EAD, por exemplo, consegue ser inserida no mercado rapidamente.

Isso acontece porque a demanda por profissionais especializados é grande, mas a oferta é baixa. E não faltam estudos para comprovar esse fato! Segundo uma pesquisa realizada pela Robert Half, a dificuldade de obter profissionais qualificados para as necessidades das organizações é o maior desafio das empresas.

Menor custo comparado à graduação tradicional

Devido ao seu enfoque prático e à curta duração, a graduação tecnológica tem um custo reduzido em comparação com o bacharelado e a licenciatura. Tratando-se de curso tecnólogo EAD, o custo pode ser ainda menor.

As instituições de ensino têm custos menores para montar as turmas a distância. Então, conseguem promover uma redução no valor das mensalidades. Em alguns casos, existem ainda as bolsas de estudo e descontos, que ajudam ainda mais a baratear a formação.

Flexibilidade de local de estudo e horários

Uma das grandes vantagens do curso tecnólogo EAD é a flexibilidade que ele traz na hora de estudar. Você não precisa estar em sala de aula todos os dias, já que o conteúdo fica disponível na internet, em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Você pode acessá-lo 24 horas por dia, utilizando qualquer dispositivo com acesso à internet. Então, seja em casa, no horário de almoço, esperando o transporte ou até tomando um cafezinho, dá para assistir às aulas e cumprir a carga horária do jeito que for mais confortável para você.

Possibilidade de continuar os estudos de nível superior

Lembra que falamos que o tecnólogo é um curso de nível superior? Isso significa que, se você quiser dar continuidade aos seus estudos, poderá fazer cursos de pós-graduação. O diploma é aceito para a realização de especialização, MBA, mestrado, mestrado profissional e doutorado.

Aqui você tem ainda outra vantagem: vai terminar a sua graduação e a pós-graduação levando o mesmo tempo que seria necessário para se formar como bacharel, por exemplo. Assim, você se especializa muito mais rápido e aumenta suas chances no mercado de trabalho.

Facilidade para conciliar com a rotina

Muitas pessoas estão optando pela Educação a Distância por causa da praticidade que ela traz para conciliar os estudos com a rotina. Como explicamos, você tem uma grande flexibilidade para escolher o seu local de estudo e os horários em que vai se dedicar à graduação.

A faculdade não vai atrapalhar o seu tempo de descanso, nem os momentos com a família. Ainda, dá para conciliar com o trabalho sem se sobrecarregar. É uma ótima alternativa também para fazer o estágio com tranquilidade, ou mesmo outros cursos, como de idiomas, que vão complementar suas competências.

Aprimoramento de habilidades

Você vai aprimorar muitas habilidades enquanto estiver fazendo o curso tecnólogo EAD, mas não estamos falando apenas das competências técnicas da profissão. Como o conteúdo fica disponível na internet, isso fará com que você tenha mais familiaridade com os recursos tecnológicos.

Vai trabalhar competências alinhadas com a sociedade digital, se preparando para vencer os desafios do século 21. Por isso, é uma ótima oportunidade para o seu desenvolvimento, gerando um diferencial importante.

Alinhamento com as novas tendências de educação e trabalho

A educação e as relações de trabalho estão passando por uma grande transformação. Nunca esteve tão em alta o uso da tecnologia nessas duas áreas para a troca de informações e a interação de maneira remota. Escolher o curso tecnólogo EAD permite que você se alinhe com essa realidade.

Estudar a distância é uma responsabilidade muito grande, pois você fica totalmente responsável por conduzir os estudos. Precisa aprimorar sua capacidade de organização, desenvolver o autodidatismo, o gerenciamento de tempo, entre outras habilidades que serão muito úteis na profissão.

Por que a EAD é a modalidade ideal para fazer um tecnólogo?

Entre as modalidades em que a graduação tecnológica é oferecida, o curso tecnólogo EAD ganha destaque e conquista alunos cada vez mais. Isso acontece devido às vantagens que a educação a distância proporciona.

Como explicamos, a flexibilidade é uma das vantagens mais valorizadas, já que você não tem horário nem local fixo para estudar. Se tem uma rotina movimentada, pode assistir às aulas e fazer as tarefas nos dias e horários que preferir.

Além disso, o acesso 24h aos conteúdos estudados é um grande aliado. Sabe aquela aula que é mais complicada? No curso tecnólogo EAD, você pode revê-la quantas vezes desejar até sanar todas as dúvidas.

O custo de seus estudos também é um fator muito importante! Como o curso tecnólogo EAD é mais curto e as mensalidades são menores, você consegue se planejar melhor para fazer a sua graduação sem se apertar.

Mas a redução de custos não se restringe às mensalidades! Os gastos extras que você teria ao estudar presencialmente são reduzidos (ou eliminados). As passagens para ir à faculdade todos os dias e os gastos com a alimentação, por exemplo, são despesas com as quais você não vai precisar arcar. Afinal, você vai poder estudar de casa sem precisar enfrentar horas de trânsito.

Se mora no interior, provavelmente tem dificuldade para encontrar faculdades para estudar, não é mesmo? Com o tecnólogo EAD, você consegue fazer o seu curso superior sem se deslocar para cidades grandes distantes. Atualmente, existem polos de apoio presencial espalhados por todo o Brasil.

A forte interação entre alunos e tutores, mediadores e coordenadores também é mais uma característica do curso tecnólogo EAD. Mesmo não estando perto, você poderá tirar suas dúvidas e criar uma rede de contatos com estudantes de todo o país.

E não podemos esquecer as habilidades desenvolvidas ao longo do curso tecnólogo EAD:

  • autonomia;
  • disciplina;
  • organização;
  • comprometimento;
  • automotivação.

Elas também são supervalorizadas no mercado de trabalho hoje em dia. Como você é responsável pelos estudos, consegue desenvolver todas essas habilidades ao longo da graduação.

Isso porque precisará buscar informações por conta própria, se programar para assistir às aulas, organizar seus estudos e anotações, se comprometer com os trabalhos e avaliações e, principalmente, se motivar.

Tecnólogo EAD: uma solução dinâmica para sua carreira

Sabe outra coisa que as pessoas acabam se confundindo quando falamos sobre cursos tecnólogos? Muitas acreditam que eles estão relacionados apenas à área de tecnologia, por causa do nome que é bastante sugestivo, mas isso não é verdade.

Existem cursos tecnólogos a distância dos mais diferentes tipos. Você pode se formar em pouco tempo na área que mais tem a ver com o seu perfil. Dá para cursar, por exemplo:

  • Design de Produto;
  • Empreendedorismo;
  • Automação Industrial;
  • Estética e Cosmética;
  • Gerontologia;
  • Gestão Ambiental;
  • Gestão da Qualidade;
  • Negócios Imobiliários;
  • Podologia;
  • Terapias Integrativas e Complementares;
  • Sistemas para Internet;
  • Segurança Alimentar;
  • Produção Cervejeira.

Viu só? O curso tecnólogo EAD traz muitas possibilidades de carreira e é bastante vantajoso. Se você busca aprimorar seus conhecimentos para avançar na carreira ou entrar no mercado de trabalho rapidamente, considere a graduação tecnológica a distância e aproveite todos os benefícios que ela oferece!

Gostou de conhecer essa opção de curso superior? Então entre em contato com a gente para conhecer todas as graduações e escolher a ideal para você!

cta4

Avalie este post

Comentários

Comentários