Como é a rotina do gestor de recursos humanos?

O gestor de Recursos Humanos é um colaborador estratégico, responsável por administrar o comportamento dos funcionários. Mas, fique tranquilo: esse profissional não é aquele chefe chato e crítico, que fiscaliza o trabalhador o tempo todo. O gerente de RH é um líder, que visa garantir bons resultados para os dois lados da relação trabalhista: empregador e colaborador.

Interessado em saber mais? Veja como ele faz isso em sua rotina profissional, conheça os principais desafios e veja como ter sucesso no ramo.

gestor de recursos humanos - cta1

O que faz um gestor de Recursos Humanos

O profissional de RH faz a integração entre pessoas, estratégias e resultados.

Para o empregador, ele encontra as pessoas certas para a empresa atingir seus objetivos eficazmente. Para o colaborador, o gestor de RH proporciona um ambiente corporativo, em que o funcionário encontra sentido em seu trabalho e se sente reconhecido e valorizado.

“Mas, como é possível fazer isso todos os dias? Como é a rotina do gestor de Recursos Humanos?”

Conheça algumas das atividades que fazem parte do cotidiano desse profissional:

  • manter o registro atualizado sobre os colaboradores;
  • mapear talentos, avaliando técnicas, competências, performance e liderança, em cada departamento da empresa;
  • monitorar o alcance das metas, gerando relatórios que auxiliam na tomada de decisão;
  • elaborar Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para o colaborador atuar de forma estratégica e não perder o foco;
  • criar planos de carreira e de sucessão;
  • melhorar o feedback entre gerentes e equipes;
  • gerenciar folha de pagamento, benefícios e férias;
  • desenvolver campanhas de recrutamento.

Um gestor também pode se especializar em uma área de atuação em RH — esse profissional realiza somente atividades do seu segmento. Por exemplo, um gerente de Treinamento e Desenvolvimento foca na capacitação de funcionários. Ele não realiza tarefas de outros campos do RH, como o cálculo de horas extras e férias. Ele analisa o perfil dos trabalhadores para identificar forças e fraquezas a serem trabalhadas com treinamentos e atividades de qualificação.

“E quais ferramentas o gestor de Recursos Humanos usa?”

As planilhas e documentos soltos estão com seus dias contados. Existem diversos softwares que facilitam a rotina do gerente e você aprende sobre eles durante a graduação em Gestão de RH.

Principais desafios do gestor de Recursos Humanos

Além de conhecer as atividades rotineiras, é importante ficar por dentro dos desafios do ramo. As atividades listadas abaixo fazem parte do cotidiano do gerente de RH.

Retenção de talentos

Sabe aquela ideia de que uma ótima remuneração é o suficiente para manter talentos dentro da empresa? Isso é um mito. Dinheiro é importante, mas não é suficiente para resolver esse problema.

O  gestor de RH deve ficar atento a essa atividade constantemente, pois encontrar e manter bons profissionais requer estratégias diferenciadas.

Gestão da diversidade

Um outro desafio a ser superado é a (falta de) diversidade dentro da organização.

Não trata-se apenas de ficar atento às questões de idade, gênero, regionalidade e deficiência. Diversidade também é contar com colaboradores de personalidade, comportamento e opiniões diferentes. Administrar esse encontro de vários perfis, pensamentos e estilos é complexo, mas essencial para a geração de novas ideias que impactam o negócio positivamente.

RH tecnológico

O RH tecnológico é um outro desafio frequente para o gestor. Isto é, como usar soluções inovadoras para melhorar a performance de colaboradores e da empresa, tornando o negócio mais estratégico e competitivo. É a transformação digital chegando ao departamento de RH! Comece a se informar sobre isso ainda hoje, pois a tecnologia está cada vez mais presente na rotina do gestor de Recursos Humanos.

Gestor de recursos humanos - sucesso

Dicas para se tornar um excelente profissional de RH

Para ter uma carreira bem-sucedida, é crucial desenvolver características e competências apreciadas por empregadores e indispensáveis à profissão.

Características valorizadas pelo mercado de trabalho

Segundo a respeitada consultoria Robert Half, estes são alguns dos atributos de um bom gestor:

Atuar como um coach: você deve saber treinar, ensinar, desafiar e empoderar pessoas de modo contínuo e eficaz.

Ter hábitos poderosos: seja produtivo, evite procrastinar e foque em resultados. Use a disciplina selecionada para adquirir essas práticas que deixarão você em destaque no mercado.

Saber se comunicar: aprenda a falar de modo claro e objetivo, a escutar pessoas, a compartilhar informações e feedbacks sobre performance com os colaboradores.

Ser inclusivo: proporcione um ambiente acolhedor, livre de preconceitos e repleto de opiniões e comportamentos diferentes. Isso ajuda a gerar inovação e melhorias para funcionários e para a empresa.

Ter habilidades técnicas e estratégicas: aprenda a usar ferramentas de RH, liderar, negociar, gerenciar crises e conflitos. Também desenvolva seu pensamento e visão estratégica para aconselhar diretores, gerentes e colaboradores corretamente.

Saber analisar dados: aprenda a transformar dados do setor de RH em informações valiosas que desenvolvem funcionários e impulsionam o crescimento da empresa.

Competências indispensáveis à profissão

Para ingressar no mercado e prosperar no ramo, você precisa desenvolver algumas competências básicas durante a graduação em Gestão de RH.

  • Reconhecer e definir problemas e oportunidades, pensar estrategicamente, atuar preventivamente, transferir conhecimentos e exercer o processo de tomada de decisão.
  • Promover a comunicação no ambiente organizacional interno e externo compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações.
  • Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da gestão de negócios, coordenando e integrando as diferentes áreas funcionais da organização.
  • Desenvolver raciocínio lógico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos administrativos.
  • Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas.
  • Ter capacidade para identificar e alocar recursos, pessoas e funções, desenvolvendo o capital humano a partir da liderança e trabalho em equipe.
  • Desenvolver capacidade para monitorar resultados e avaliar o desempenho das pessoas, sempre apto a lidar com as mudanças e situações de risco.

Interessado em se tornar um gestor de recursos humanos de sucesso?

Parece complicado? Fique tranquilo! Você aprende tudo sobre essas competências e as desenvolve durante a faculdade com o auxílio de professores, tutores e colegas de classe.

Pronto! Agora você já está por dentro da rotina, dos desafios e dos atributos necessários para ser um gestor de Recursos Humanos.

Que tal conhecer a graduação em Gestão de RH da Unicesumar EAD? Conquiste seu diploma em apenas 2 anos e ingresse no mercado de trabalho rapidamente!

 gestor de recursos humanos cta2

Comentários

Comentários

3 Comentários

  • Dominica Jorge

    jan th, 2020 6:09 AM Reply

    Gostei de ver o que tem na página, sobre recursos humanos
    Gostaria de ver mais

    • Unicesumar

      jan th, 2020 11:33 AM Reply

      Vem!Você pode entrar em contato com a gente pelo Whatsapp (44) 991036999, para tirar suas dúvidas.

  • Paulo Barros

    mar st, 2020 11:01 AM Reply

    Matéria realmente boa, gostei muito do conteudo, fala bem como é uma rotina de alguem que trabalha no setor de RH.

Deixe o seu comentário

Recomendado para você