Ao longo dos anos, a humanidade já conseguiu enviar sondas e foguetes para fora do sistema solar, curar doenças e criar uma rede de comunicação instantânea que liga todo do planeta Terra, a internet. Mas os recursos para que isso se tornasse real não surgiram do dia para noite. A palavra que rege todos esses feitos é INOVAÇÃO, que está presente em todos os cursos de Engenharias da EAD Unicesumar.

A inovação está ainda mais presente ao ganhar um novo capítulo nas Engenharias da educação a distância com metodologia híbrida. A partir de agora, os estudantes de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, Mecatrônica e Produção passam a contar com novas e uma das mais modernas bancadas do mundo em seus laboratórios multidisciplinares. Para isso, foi realizado um investimento de aproximadamente 7 milhões de reais.

4 2 1

De acordo com Fabio Gentilin, coordenador dos cursos de Engenharias, mais de 8 mil alunos serão beneficiados em todo o Brasil. “As bancadas utilizadas no laboratório são o que há de mais inovador no ensino das Engenharias. Nos baseamos nas mesmas tecnologias utilizadas por universidades de referência internacional para maximizar a experiência do estudante na era digital”, explica.

Com os novos equipamentos, os alunos colocarão em prática o que já estudaram na teoria através de ensaios de diferentes naturezas. Podem por exemplo, realizar teste de tração e compressão, verificar como se comporta o fluído dentro de tubulações de diferentes diâmetros e valores, além de simular na prática circuitos elétricos prediais e residenciais.

“Um dos grandes diferencias das nossas bancadas são que elas estão conectadas à nuvem e os testes são todos guardados na internet. Assim, o aluno consegue ver em tempo real, através do seu smartphone, o resultado do experimento com acesso a todos os dados e gráficos”, completa o coordenador.

Cursos de Engenharias e metodologia ativa

Os cursos híbridos da EAD Unicesumar rompem com o tradicional ensino das engenharias, pautando-se no desenvolvimento do aprendizado a partir da experiência. Estruturados por meio de metodologias ativas desde o primeiro módulo, os cursos utilizam estudos de caso, gamificação, peer instruction (instrução entre pares) e rotação por estações. Esse modelo de ensino também conta com tutores facilitadores nos laboratórios físicos, que acompanham o desenvolvimento prático dos alunos. Os encontros presenciais acontecem uma ou duas vezes na semana.

As metodologias ativas nos cursos de Engenharias na modalidade EAD da Unicesumar, possibilitam a formação de profissionais capacitados na solução de problema reais. Desta forma, é possível garantir a qualificação necessária para inserção e sucesso no mercado de trabalho.

Conheça os Cursos de Engenharias da EAD Unicesumar e de o primeiro passo para revolucionar sua carreira.

Avalie este post