Investir na própria formação é o caminho mais certeiro para dar um “up” na carreira profissional. Se você almeja melhores salários ou novas oportunidades, o bacharelado a distância pode ser o grande caminho para abrir essas portas.

Engana-se quem pensa que concluir um curso superior é o fim da linha quando se trata da formação acadêmica.

Na realidade, hoje em dia, esse é um degrau básico que as empresas esperam dos empregadores. Se você ainda não o subiu, deve se programar para isso.

E quem já tem um diploma universitário nas mãos também deve continuar se aprimorando e existem várias maneiras de fazer isso.

É possível, por exemplo, realizar outro bacharelado a distância, de uma área correlata à sua, para complementar os conhecimentos e dar mais valor ao seu currículo.

Se você já se formou em administração, pode optar por um curso de ciências contábeis ou de ciências econômicas, por exemplo, dependendo da ênfase que queira dar à sua carreira.

O segredo é procurar maneiras de subir de nível por meio dos estudos. A formação universitária tem sido cada vez mais valorizada pelos empregadores, portanto, não importa se você já está ou não no mercado de trabalho.

Como investir na carreira? Escolhendo o curso certo

Os investimentos na carreira começam pela escolha do curso, especialmente para quem ainda não ingressou no terceiro grau.

Confira abaixo um ranking com os cursos de bacharelado a distância mais procurados no Brasil e porque eles são tão requisitados pelos estudantes. Assim, você pode verificar qual deles se encaixa mais em seu perfil!

ciencias-economicas-bacharelado-a-distancia
Bacharelado a distância em Ciências Economômicas

Ciências Econômicas

O economista é cada vez mais requisitado principalmente pela capacidade de desenvolver soluções para problemas financeiros e administrativos. O curso de Economia pode ser realizado a distância, e dá condições para que o futuro economista esteja a par das políticas econômicas atuais, para fazer a projeção de cenários econômicos e ajudar empresas a criarem estratégias específicas para a produção de bens e serviços. O profissional pode também atuar como consultor independente.

Administração

Como não exige aulas práticas, também é uma grande aposta dentro da graduação a distância no Brasil. O administrador é um profissional versátil, capacitado para olhar a empresa sob uma perspectiva estratégica, buscando as melhores soluções que integram todos os setores. Após formado, também pode trabalhar prestando serviços de consultoria.

Serviço Social

Para quem deseja atuar como assistente social, planejando e executando ações de políticas públicas voltadas a diferentes necessidades da sociedade, esse é o curso indicado. Os profissionais trabalham especialmente com classes marginalizadas, buscando reinseri-las na sociedade e resgatar o seu bem-estar.

Engenharia de Produção

Este profissional trabalha com a otimização de práticas e recursos, para garantir a produtividade e o constante desenvolvimento de uma indústria ou empresa, considerando também a conservação do meio ambiente. O engenheiro de produção conhece todos os processos da fabricação de produtos e serviços. Este curso de bacharelado possui uma formação voltada propriamente para a engenharia e gestão, mas também há um viés voltado para as ciências sociais, devido à ampla área de atuação. O mercado de trabalho para o engenheiro de produção está principalmente em empresas de fabricação e manufatura, mas não se limita a essas áreas.

engenharia-bacharelado-a-distancia
Bacharelado a distância em Engenharia de Produção

Ciências Contábeis

Depois de formado, o contador pode trabalhar em empresas de praticamente qualquer segmento, escritórios próprios de contabilidade ou então prestar consultoria na área. Ele é especialista em cuidar da saúde financeira de uma empresa, equilibrando as contas, cuidando do pagamento de tributos e encontrando maneiras para reduzir os gastos. Também é uma boa opção para quem deseja prestar concurso público em algumas entidades, como a Receita Federal, por exemplo.

Esses cinco bacharelados citados acima estão entre os mais procurados da graduação a distância no Brasil.

Possuem algumas características em comum. Por exemplo, o fato de estarem em alta no mercado de trabalho e também a sua versatilidade. Qualquer um deles oferece diferentes oportunidades de emprego.

Por que o bacharelado a distância pode me tornar um profissional melhor?

Para responder a essa pergunta, vamos por partes. Concluir uma graduação a distância significa, em primeiro lugar, um diploma de terceiro grau. Inclusive, tem exatamente o mesmo valor do certificado obtido mediante curso presencial).

Aqui no Brasil, concluir essa etapa da formação pode fazer com que o profissional conquiste um salário até 156% maior. Isso comparando-se aos que não possuem esse diploma. O número é proveniente de um estudo da Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico.

Esse mesmo relatório fez um levantamento em 30 países diferentes. O resultado não poderia ser melhor para nós: os brasileiros aumentam de salário por fazer faculdade. Mais uma demonstração de o quanto isso é valorizado por aqui.

Outra vantagem do bacharelado a distância é a praticidade de ter horários flexíveis. Você pode estudar quando quiser, ou seja, mesmo que já esteja trabalhando, consegue encaixar a faculdade na sua rotina.

Além de tudo isso, existem competências que o aluno desenvolve quando opta pela educação a distância. Elas acabam sendo incorporadas a ele e levadas para a atuação profissional.

Os empregadores sabem, por exemplo, que estudar por si próprio exige uma disciplina muito maior. O estudante não tem um professor dividindo a sala com ele e o “forçando” a aprender. Portanto, se ele concluiu o bacharelado, é porque tem iniciativa, pró-atividade e é um indivíduo disciplinado e comprometido.

Mas é preciso se aplicar no bacharelado a distância

Estudar a distância também exige uma grande organização do tempo. Ao longo dos anos de estudo, o aluno desenvolve cada vez mais a capacidade de gerenciar os seus próprios horários. Essa característica que também é bem-vinda no ambiente de trabalho.

A educação a distância faz com que você se torne mais íntimo dos dispositivos e recursos tecnológicos. Eles serão as suas ferramentas de uso diário no processo de aprendizagem.

A graduação a distância no Brasil tem crescido muito e é justamente porque traz benefícios reais ao profissional. Se você gostaria de investir na carreira, mas não sabe como fazer isso, o bacharelado a distância pode ser o que faltava.

Conheça outros cursos a distância da Unicesumar aqui!

Comentários

Comentários