A saúde e o bem-estar dos trabalhadores têm sido encarados com bastante seriedade pelas empresas. Não é à toa que muitos procuram o curso de Segurança do Trabalho para ingressar na área.

Além dos profissionais reduzirem o risco de acidentes, eles também têm o objetivo de trazer mais qualidade de vida para os trabalhadores. Isso se aplica a empresas, hospitais, indústrias, construção civil, entre outros ambientes de trabalho.

Está pensando em fazer o curso? Continue lendo para saber mais sobre ele e como ter uma carreira de sucesso!

unicesumar_cta_1_3_modelos_de_curriculo_para_encher_os_olhos_das_empresas

Sobre o curso de Segurança do Trabalho

Com duração de 3 anos, o curso de Segurança do Trabalho visa formar profissionais capacitados para realizar diferentes atividades relacionadas à segurança laboral.

Elas podem ser realizadas com base na prevenção de acidentes, proteção à integridade física e prevenção de doenças ocupacionais. Esse curso costuma ser oferecido na modalidade tecnólogo.

É importante ressaltar aqui que não se trata da mesma coisa que um curso técnico. Enquanto o último é de nível médio, os cursos tecnólogos são de nível superior.

Por ser focado nas demandas do mercado de trabalho, o curso de Segurança do Trabalho tem uma abordagem prática. Mais do que aprender os conceitos fundamentais da área, os estudantes são ensinados a aplicá-los em situações reais do dia a dia.

Saiba que ao longo da formação os estudantes também estudam a fundo os principais processos de segurança laboral e as normas que regulamentam as atividades de trabalho.

Toda essa bagagem é necessária para formar profissionais capacitados para evitar os acidentes laborais. Ao mesmo tempo, o propósito inclui oferecer uma melhor qualidade de vida para os trabalhadores de diversas áreas e não apenas as mais suscetíveis a acidentes.

Conheça 5 disciplinas do curso de Segurança do Trabalho

O curso oferece uma grade ampla, que inclui matérias teóricas e práticas. Veja, a seguir, quais são as principais disciplinas que você vai estudar.

1. Fundamentos de Saúde e Segurança no Trabalho

Essa é uma das primeiras disciplinas que você vai ter no curso de Segurança do Trabalho. Ela é bastante importante por se tratar de um assunto essencial para o exercício da profissão.

A atenção nas aulas deve ser máxima. Dessa forma, você evita possíveis dúvidas nas outras matérias em que os fundamentos da área são usados como ponto de partida.

2. Legislação Aplicada à Segurança do Trabalho

O Ministério do Trabalho estabelece uma série de normas para regulamentar a segurança, higiene, saúde e medicina do trabalho, as chamadas Normas Regulamentadoras (NR).E, claro, os profissionais da área precisam conhecê-las muito bem.

Por isso, caso você ingresse no curso, provavelmente vai ter uma disciplina dedicada ao tema. A partir dela, você vai aprender tudo o que precisa sobre as responsabilidades tanto dos empregadores quanto dos trabalhadores.

3. Ergonomia e Doenças Ocupacionais

Ainda que não pareça, todos os ambientes de trabalho oferecem riscos para a saúde das pessoas. Mesmo quem trabalha em escritórios, por exemplo, pode acabar sofrendo com doenças ocupacionais.

Portanto, os alunos aprendem no curso a aplicar práticas de ergonomia que evitam danos à saúde. Elas também colaboram para o aumento da produtividade e do conforto dos colaboradores.

Curso de Segurança do Trabalho - ergonomia

4. Toxicologia Ambiental e Ocupacional

Como o nome sugere, essa disciplina aborda os efeitos causados por substâncias presentes no ambiente de trabalho. Sobretudo por conta do crescimento das indústrias, o tema é cada vez mais importante.

É a partir das aulas dessa matéria que você vai adquirir os conhecimentos necessários para entender os efeitos tóxicos de substâncias e estabelecer medidas de segurança.

5. Gerenciamento de Risco e Prevenção de Acidentes

Lidar com risco e prevenção de acidentes é o que costuma vir à mente das pessoas quando se trata de Segurança do Trabalho. Afinal de contas, esses são os casos mais críticos para as empresas. Ou seja, que podem causar maiores transtornos e prejuízos.

Já que é impossível se livrar de todos os riscos, os profissionais precisam aprender a reduzi-los e gerenciá-los para que os acidentes não aconteçam. Isso geralmente é feito por meio da implementação de programas de segurança que devem ser seguidos por todos os trabalhadores.

Tudo sobre o curso superior de Tecnologia em Segurança Pública!

Quais características o profissional de Segurança do Trabalho deve ter?

Para ser bem-sucedido na área, ter uma boa qualificação e experiência profissional são os maiores requisitos. Porém, algumas características são mais relevantes para quem deseja ter sucesso na carreira de Segurança do Trabalho. São elas:

Liderança

Ser um bom líder não significa ser autoritário.

Pelo contrário, o profissional de Segurança no Trabalho deve servir de exemplo e inspiração para os demais. Quando se é respeitado, fica mais fácil realizar um trabalho de qualidade.

Visão estratégica

Segurança também exige planejamento, assim como outros setores. É preciso ter um olhar amplo para todos os departamentos para que você consiga entender os riscos e implementar as ações mais adequadas.

Flexibilidade

Parte fundamental do trabalho é cumprir normas e fazer com que os demais as sigam também. Para que esse objetivo seja cumprido, muitas vezes será preciso encontrar novas soluções e contornar os obstáculos.

Comunicação

Saber se comunicar de forma clara faz toda a diferença. Isso porque as pessoas precisam entender, de fato, a importância de seguir as regras estabelecidas. Afinal, quem vai fazer com que elas levem a Segurança do Trabalho a sério é você.

Pronto para começar os estudos?

Se você estiver pensando em fazer o curso de Segurança do Trabalho, saiba que conhecê-lo mais a fundo é o primeiro passo.

Além de ter lido mais sobre a formação, você já ficou por dentro das características relevantes para o seu futuro profissional.

Saiba que realizar esse desejo é bem mais fácil do que você imagina. Isso porque a formação é oferecida a distância, ou seja, você pode estudar em casa!

Os cursos EAD são excelentes alternativas para quem tem uma rotina apertada. Mas, assim como no caso do ensino presencial, é importante que você escolha uma faculdade de qualidade.

Portanto, pesquise bastante sobre as instituições de ensino, nota dos cursos e tire todas as dúvidas sobre a educação a distância antes de se matricular.

Quer saber como fica o mercado de trabalho para quem se formou a distância?

Acesse o e-book e entenda por que o profissional formado em um curso EAD pode ser mais valorizado do que você imagina!

cta_2_curriculo

Avalie este post

Comentários

Comentários