Por Professora Thuinie Daros, head de Metodologias Ativas e Cursos Híbridos da Unicesumar.

Você sabe como as metodologias ativas estão qualificando a formação dos futuros engenheiros? Não? A professora e head Thuinie Daros elaborou um material recheado com diversas informações sobre este tema. Vamos conferir?

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) publicou um estudo que aponta que a partir de 2020 haverá falta de engenheiros no Brasil. No entanto, os dados revelam que esta escassez não se dará pela quantidade de profissionais formados, mas pela falta de qualificação destes profissionais.

O mercado atual busca engenheiros capazes de liderar equipes. Além disso, de trabalhar em grupos, de resolver problemas concretos de forma criativa, crítica, reflexiva e sustentável, Desta forma, consigam gerenciar conflitos, tenham inteligência emocional, possuam habilidades comunicativas e ainda saibam operar as diversas tecnologias existentes, além de todo conhecimento específico de cada área da Engenharia.

Para garantir as competências supracitadas, o modelo pedagógico na formação de novos Engenheiros, além de garantir os conhecimentos específicos, precisa proporcionar experiências práticas nas quais os estudantes, quando se atuarem profissionalmente, tenham sucesso neste mercado cada vez mais competitivo e exigente. O fato é que a sociedade mudou, logo as intuições educativas precisam acompanhar as modificações sociais, sob pena de não serem mais capazes de formar cidadãos conscientes e capazes de enfrentar os desafios que certamente encontrarão na vida profissional.

Diante desta necessidade, a Unicesumar desenvolveu uma metodologia diferenciada para os cursos de Engenharias da modalidade a distância. Os cursos ofertados neste modelo são: Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil. Os cursos integram momentos presenciais, com aprendizado online e utilizam as tecnologias digitais para possibilitar o acesso ao conhecimento com o controle do tempo e ritmo por parte do estudante.

Em todos os encontros presenciais, que ocorrem de uma a duas vezes na semana, os estudantes realizam atividades pedagógicas com base nas metodologias ativas de aprendizagem.

Mas como as metodologias ativas podem qualificar a formação dos futuros engenheiros?

As metodologias ativas representam uma concepção de ensino pautada no protagonismo estudantil e têm como premissa o desenvolvimento das competências necessárias para o exercício profissional justamente por pautar-se na utilização de experiências reais ou simuladas ainda no processo de formação.

As principais competências desenvolvidas pelas metodologias ativas são:

1) Capacidade de trabalhar em grupos:

polo-de-jaragua-do-sul
Polo de Jaraguá do Sul – SC

2) Habilidades de se comunicar bem:

polo-de-criciuma-sc
Polo de Criciúma – SC

3) Saber empreender:

polo-foz-do-iguacu-pr
Polo de Foz do Iguaçu – PR

4) Tomar decisões:

polo-de-londrina-pr
Polo de Londrina – PR

5) Resolver problemas reais:

polo-de-campo-mourao-pr
Polo de Campo Mourão – PR

6) Exercer a liderança:

polo-de-sao-jose-do-rio-preto-sp
Polo São José do Rio Preto – SP

7)  Capacidade de reflexão e argumentação:

polo-de-curitiba-pr
Polo de Curitiba – PR

8) Pensar estrategicamente:

polo-de-criciuma-sc
Polo de Criciúma – SC

9) Gerenciar conflitos:

polo-de-itabira-mg
Polo de Itabira – MG

10) Capacidade de propor soluções:

polo-de-bauru-sp
Polo de Bauru – SP

São novos tempos! Novos modelos de negócios, novos recursos, novas formas de pensar, de viver e de conviver e, consequentemente, deve ser de ensinar e aprender! Por isso, as metodologias ativas nos cursos de Engenharias na modalidade EAD da Unicesumar têm possibilitado a formação de profissionais habilitados para solucionar os problemas reais do mundo globalizado e, desta forma, garantir a qualificação necessária para inserção no mercado e sucesso profissional.

Metodologias ativas nos cursos de Engenharias na modalidade EAD.

Conheça os cursos de Engenharias no site e veja as vantagens desta metodologia.

Avalie este post