Empregabilidade significa a capacidade de conseguir um emprego ou de se manter nele. Ela depende de diversos fatores, como as oportunidades e o preparo de cada profissional. 

Quem inicia no mercado de trabalho logo após a graduação, ainda se depara com alguns desafios, — que também influenciam na conquista de um bom emprego. A sensação de estar perdido, a falta de experiência, a baixa confiança em si e a dificuldade de saber como encontrar as empresas certas estão no topo dos maiores obstáculos.

A EAD UniCesumar está com um projeto especial, que tem o objetivo de ajudar o aluno a driblar todas essas dificuldades e a ter mais sucesso na empregabilidade. Conversamos com Andressa Felcar, gerente de carreiras na EAD UniCesumar, que nos explicou algumas das iniciativas. Confira!

Quais são as iniciativas da instituição para colaborar com a formação dos alunos?

A EAD UniCesumar tem percebido a crescente dificuldade dos profissionais no mercado de trabalho. Por isso, investe em algumas propostas, como as que tratamos a seguir.

Matérias relacionadas a habilidades

Uma das iniciativas é oferecer aos estudantes, dentro da grade curricular, matérias relacionadas a habilidades consideradas importantes para o mercado. Cada curso pode ter as suas específicas — conhecimentos de empreendedorismo é uma delas.

“São matérias mais direcionadas, que ajudam o estudante a ter um contato com a realidade do mercado e mostram como ele pode se preparar melhor”, explica Andressa. 

Plataforma Plug

A Plataforma Plug, de capacitação e empregos, foi lançada oficialmente em 4 de novembro de 2020. A intenção é reunir, em um único espaço, vários recursos para ajudar o aluno a melhorar na empregabilidade. Ela também é aberta ao público geral. Confira algumas vantagens!

Conexão mais fácil com empresas

Um dos grandes desafios do recém-formado é encontrar empresas certas, que estejam adequadas ao seu perfil e possam propiciar a chance tão desejada. Uma das ideias da Plataforma Plug, então, é conectar profissionais e organizações.

Segundo Andressa, empresas de qualquer lugar do mundo podem se cadastrar, divulgar as vagas e ter acesso ao currículo dos alunos. Elas, inclusive, conseguem identificar, por meio de um ranking, os candidatos que melhor se encaixam com a vaga. Os estudantes, por sua vez, têm vagas sugeridas de acordo com o perfil profissional. 

Há disponibilidade de estágios, o que é muito recomendado para quem deseja ter mais preparo depois da graduação. Mas também há possibilidades de empregos formais, beneficiando quem acabou de se graduar.

Cursos livres e conteúdos exclusivos

Apesar de a graduação nos proporcionar muitos conteúdos importantes para a atuação profissional, algumas vezes, temos necessidades específicas, seja por uma dificuldade individual, seja pelo desejo de explorar caminhos não muito tradicionais. Além disso, as mudanças no mercado de trabalho têm exigido novos conhecimentos. Um exemplo bem comum, hoje, é o de marketing digital para o profissional liberal.

Andressa conta que os candidatos já podem encontrar oportunidades de aprendizado na plataforma. Isso ajuda não apenas no autodesenvolvimento, mas também no aumento da autoconfiança.

 “Temos, na aba ‘aperfeiçoamento’, mais de 70 cursos livres, na metodologia EAD, de várias abordagens, todos oferecidos pela UniCesumar. Também, oferecemos uma parte de e-books e conteúdos bem específicos, bastante voltados à empregabilidade”, explica.

Teste de competência

Segundo, Andressa um dos grandes diferenciais da Plug é o Teste de Competências, no qual a pessoa é avaliada e, depois, recebe um relatório sobre suas principais habilidades. Isso ajuda em vários sentidos.

É, por exemplo, uma forma de autoconhecimento, ajudando o profissional a se descobrir melhor, além de oferecer a ele oportunidades para que busque se desenvolver e conseguir se encaixar melhor nas necessidades das empresas.

Também tem outra vantagem: caso o profissional queira, pode optar por mostrar o resultado em seu currículo, o que é um diferencial para que seja encontrado mais facilmente.

Criação de currículo

Além do teste, a própria plataforma ajuda o aluno a montar o currículo, mostrando as competências adquiridas de acordo com as disciplinas estudadas.

“A cada disciplina cursada, o aluno ganha, automaticamente, novas competências. Elas são inseridas nesse currículo e certificadas pela EAD UniCesumar. Além disso, existem algumas habilidades que a própria pessoa pode editar, se acreditar que as tem”, explica Andressa. 

Mentoria para o recém-formado

A sensação de estar perdido e não saber por onde começar é comum na maioria dos recém-formados, que, muitas vezes, não chegaram a ter contato com disciplinas preparatórias para a atuação no mercado.

A mentoria, que em breve será lançada na plataforma Plug, tem o intuito de pegar na mão desse recém-formado e dar a ele uma direção, com passo a passo, de acordo com suas expectativas e os objetivos.

“Por exemplo, alguém que acabou de se formar em Psicologia e quer seguir a carreira clínica, pode receber ajuda, para que se inicie nesse caminho. Ele terá informações sobre como montar a própria clínica, quais suas possibilidades, como calcular o valor da sessão, entre outras particularidades”, explica Andressa.

Serviços pontuais

Essa parte ainda está sendo desenhada e deve fazer parte da plataforma em breve. A proposta é oferecer ajudas pontuais para quem quer desenvolver algum projeto, como no caso da criação de um site profissional. O candidato contará com vários tipos de ajudas específicas e sem custo algum.

Por que eu devo me matricular em um dos cursos na EAD UniCesumar?

Na EAD UniCesumar, você encontra uma diversidade de cursos EAD, que oferecem flexibilidade e facilitam sua rotina de preparação para o mercado profissional. Além disso, a universidade acumula muitos reconhecimentos, sendo um deles a nota máxima dada pelo MEC. 

Os professores da instituição se preocupam com a qualidade do ensino, e toda a matriz curricular é planejada para propiciar um conhecimento rico para o exercício da profissão. Além disso, a preocupação em ajudar o estudante a superar os desafios da empregabilidade fazem da universidade um ótimo investimento.

Estudar a distância na EAD UniCesumar é um diferencial pelo fato de a universidade, constantemente, investir em tecnologias para que o aluno tenha uma boa experiência educacional.

Enfim, são poucas as instituições que oferecem oportunidades desse tipo. “A EAD UniCesumar se preocupa com o estudante e a questão da empregabilidade. Considero isso um posicionamento de destaque. Ter essa ajuda vinda da instituição na qual você estudava é muito válido”, finaliza Andressa.

E então, curtiu descobrir essa novidade? Caso tenha ficado com dúvidas ou precise de ajuda, entre em contato!

Avalie este post

Comentários

Comentários