Como se diferenciar na hora de conseguir um emprego e ter mais visibilidade diante da enorme concorrência por uma vaga no Brasil? Essa é a dúvida de milhares de brasileiros que estão à procura de recolocação ou mesmo querendo trocar de emprego.

Para aumentar suas chances de encontrar o trabalho dos sonhos, vale a pena conferir algumas dicas de como criar um currículo mais atraente e se destacar nas suas entrevistas.

Quer saber mais sobre este assunto? Então, continue a leitura e acompanhe algumas orientações de um especialista da área!

Por que é importante ter boas dicas para conseguir um emprego?

Conseguir uma boa alocação no mercado de trabalho pode ser uma tarefa difícil. Mas ao contar com boas dicas de pessoas que são especializadas no assunto, é possível aumentar as suas chances e conseguir ótimas vagas.

Além disso, vale a pena investir em educação de qualidade e aprendizado contínuo. Com esses fatores e com as boas práticas sugeridas a seguir, a probabilidade de construir uma ótima carreira é bem alta.

Quais são as dicas para conseguir um emprego?

Ter conselhos de pessoas experientes no mercado de trabalho é uma ótima opção para obter a vaga desejada. Para contribuir na sua busca por uma recolocação, o professor e coordenador do curso de Recursos Humanos da Unicesumar, Luciano Santana Pereira, listou várias reflexões campeãs sobre o processo. Continue a leitura e confira!

1. Nunca pare de aprender

Independentemente de onde estiver, mantenha-se atento sobre qual será o próximo curso, pós ou graduação. Conhecimento é a palavra-chave para se destacar. Por meio de uma boa capacitação, você consegue diferenciar o seu currículo e ter ótimas oportunidades.

2. Tenha atenção às mudanças no mercado de trabalho

O mercado de trabalho está em constante transformação e as necessidades das empresas podem mudar com o tempo. Portanto, mantenha o networking ativo. Informe-se junto à sua rede de contatos quais são as principais demandas do momento, tendências e desafios.

3. Pesquise sobre a empresa

Na hora de fazer entrevistas, é importante ter um bom conhecimento sobre as organizações. Vale avaliar a conexão da cultura individual com a da empresa (sintonia, mesmos valores e propósitos). Se escolher trabalhar em uma companhia cujos valores não correspondem aos seus, há grandes chances de você não se realizar profissionalmente.

4. Entenda o seu potencial

Identifique e transforme o seu potencial em uma oportunidade de negócio. Mostre para a empresa o quanto você pode agregar aos serviços prestados por ela. Para isso, lembre-se de destacar, durante a entrevista, os cases que ajudou a construir e seus respectivos resultados.

5. Faça uma análise das suas competências

Analisar as suas principais competências é essencial para encontrar pontos de melhoria e potencializar as suas aptidões. Nesse sentido, faça a pergunta: “em que eu sou bom?” A partir dessa autoavaliação, você consegue diminuir as suas fraquezas e entender em quais tipos de problemas consegue ajudar em uma empresa.

Por exemplo: resolver uma questão de venda e conversão da empresa. A quem essa competência que você tem pode interessar? Explore isso durante a entrevista, pois vai ajudar a ter um bom desempenho.

6. Procure por oportunidades nos lugares certos

Não adianta panfletar currículo, ok? É necessário agir de forma estratégica. Direcione sua busca, use as redes sociais e, mais uma vez, networking é fundamental.

Aqui também vale se questionar: “em quais ferramentas eu encontro essas empresas que gostaria de trabalhar? Indicação? Anúncio de vagas? Departamento de RH? Conhecidos?” Essas questões vão auxiliar na hora de encontrar uma oportunidade adequada para o seu perfil.

7. Observe os requisitos

É preciso ter atenção às vagas para as quais você pretende se candidatar. Por exemplo, se uma oportunidade exige um determinado curso de ensino superior e você não tem formação nele, vai acabar perdendo o seu tempo e o da empresa.

Portanto, tenha cuidado na hora de procurar as vagas. Conheça o seu perfil para não se candidatar a chances inadequadas e, principalmente, invista em formação em uma área de seu interesse, pois isso ajudará na sua busca.

8. Organize seu tempo

Ter organização e uma boa gestão de tempo é importante para garantir eficiência na busca e melhorar as suas chances de encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho.

Por exemplo, ao melhorar sua gestão de tempo, você consegue fazer um curso superior EAD e, com isso, otimizar o seu currículo. Assim, as chances de ser contratado na vaga desejada são elevadas.

9. Mantenha o currículo atualizado

Falando em currículo, é crucial mantê-lo atualizado. Fez um curso superior? Desenvolveu uma nova habilidade? Tem uma nova experiência que pode ajudar profissionalmente? Então, inclua esses fatores em seu currículo.

Porém, tenha cuidado com os exageros, pois isso pode pegar mal na hora da avaliação do seu currículo e acabar reduzindo as suas chances.

10. Faça um bom networking

Como já dissemos, investir em networking é um ponto essencial para conseguir boas oportunidades e se recolocar no mercado de trabalho. Existem diversos aspectos que podem ajudar, como: visitar eventos importantes, manter contato com colegas, investir no perfil de redes sociais como o LinkedIn e entrar em um curso de formação superior.

11. Invista em preparação

Prepare-se para as entrevistas: treine, busque informações e não improvise. A preparação inclui vestir-se adequadamente, usar palavras positivas, evite falar mal dos empregos anteriores — e, sobretudo, conheça a empresa antes da entrevista. Isso mostra que você é curioso e antenado.

Além disso, vale não desanimar e ter paciência. Lembre-se de que o seu tempo é diferente do da empresa. Contratar exige mais estratégia por parte das companhias e, portanto, nem sempre é rápido.

Sabia que educação é um diferencial na hora de conseguir emprego?

A educação é um dos principais diferenciais do seu currículo. Além de funcionar como uma sinalização de habilidades e conhecimentos específicos, uma formação — de nível técnico ou superior — pode trazer uma grande vantagem diante dos demais candidatos.

Além de tornar seu perfil mais atrativo, investir em educação também afeta o montante salarial. Segundo dados da Pesquisa Salarial realizada pela Catho, a remuneração média de indivíduos com ensino superior completo é 49% maior do que a oferecida para pessoas que não concluíram sua graduação.

Por isso, é importante prezar pela qualidade do ensino, a fim de reforçar a sua formação acadêmica e garantir mais chances no mercado.

Isso significa que vale a pena investir em sua formação para criar as melhores oportunidades e conseguir um emprego. Assim, seguindo estas orientações, você consegue fazer a diferença frente à grande concorrência!

Gostou do nosso post? Então, continue acompanhando nosso conteúdo nas redes sociais e confira dicas incríveis. Estamos no Instagram e no YouTube!

Avalie este post

Comentários

Comentários