Escolher um curso superior está, certamente, no top 10 das tarefas mais difíceis que envolvem a carreira. Afinal, é na graduação que você terá os primeiros contatos com a área, encontrará os caminhos a seguir e desenvolverá suas habilidades e competências para alcançar o sucesso. Por isso, muitos estudantes levam um bom tempo para decidir entre os diferentes cursos de Exatas.
Quem sempre teve afinidade com cálculos, números e outros conceitos da Matemática acaba buscando opções nesse meio. Isso porque trabalhar com o que se gosta traz boas vantagens na qualidade de vida e na progressão profissional, concorda?
Mas saiba que essa não é a única característica dos cursos de Exatas. A seguir, vem com a gente descobrir o que são essas graduações e quais opções você pode escolher!
Características dos cursos de Exatas
Antes de mais nada, saiba que as Ciências Exatas incluem Física e Química, além da Matemática. Um dos pontos em comum entre essas áreas é a presença do raciocínio lógico para qualquer compreensão e operação. Então, essa é uma das habilidades que precisam ser trabalhadas desde o início do curso –– ou, quem sabe, até antes.
A resolução de problemas é outra característica da graduação na área de Exatas. Você pode notar que não é só na Matemática que precisa encontrar uma resposta única para determinada questão. Como o estudante terá essa cobrança em diversas matérias, precisa ativar o raciocínio.
Diferentemente das Ciências Humanas, nas Exatas, existe sempre uma resposta certa. Os profissionais a encontram por meio de experiências, pesquisas, observação e análise científica.
Vamos pensar em quem trabalha com desenvolvimento de aplicativos. Se, a partir de análises de mercado e das necessidades dos clientes, conclui-se que o app deve carregar mais rapidamente, esse profissional vai avaliar seus códigos no intuito de reduzir o tempo de abertura de 3,5 segundos para, por exemplo, 1,2 segundo.
10 cursos na área de Exatas para você conhecer
Sem mais delongas, vamos conhecer alguns cursos de Exatas em que você pode ingressar e, no futuro, conseguir um emprego que seja a sua cara.
1. Ciência da Computação
A tecnologia é um dos mercados que mais se destacam hoje, com diversas profissões em alta. Em São Paulo, por exemplo, as vagas na área tiveram aumento de cerca de 671% em 2020, dependendo do cargo. Programador, web developer, DevOps e desenvolvedor.NET são cargos interessantes para quem investe nesse curso.
A graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um tecnólogo de curta duração, cerca de 2 anos e meio. Isso significa que você aprende a técnica da área e logo estará apto a conquistar oportunidades no mercado. Entre as disciplinas estudadas, estão:
- Fundamentos e Arquitetura de Computadores;
- Algoritmos e Lógica de Programação;
- Banco de Dados;
- Engenharia de Software;
- Matemática para Computação;
- Formação Sociocultural e Ética;
- Programação.
A boa notícia é que esse não é o único curso para quem se interessa pela área de tecnologia. Você ainda pode escolher Ciências de Dados e Análise do Comportamento, Gestão da Tecnologia da Informação, Sistemas para Internet e muitas outras opções.
2. Engenharias
Entre os cursos preferidos dos estudantes, alguma das Engenharias sempre está presente. Isso porque são graduações completas, com um mercado promissor e que atendem a diferentes expectativas profissionais. Veja algumas delas:
- Engenharia Civil;
- Engenharia Elétrica;
- Engenharia de Produção;
- Engenharia Mecânica;
- Engenharia Mecatrônica;
- Engenharia de Software.
Entre as matérias básicas das Engenharias, o estudante vê muitos cálculos, gestão de pessoas, conceitos de administração e assim por diante. A resolução de problemas é o foco de diversas disciplinas, preparando o profissional para os desafios do mercado.
O salário do engenheiro costuma ser um dos atrativos de quem escolhe algum desses cursos de Exatas. Só a média já ultrapassa os R$9 mil, como é o caso do engenheiro eletricista.
3. Ciências Econômicas
Acha que só os bancos contratam economistas? Pois saiba que esse profissional pode trabalhar em empresas públicas e privadas, tendo como foco investimentos, programas de combate à pobreza e análises de riscos, entre outros.
Matemática Financeira e Mercado Financeiro e de Capitais são algumas das disciplinas que o estudante vê durante o curso de Ciências Econômicas. Entre outras, listamos:
- Estatística Econômica;
- História do Pensamento Econômico;
- Microeconomia;
- Ciências Sociais;
- Economia do Setor Público;
- Formação econômica do Brasil.
4. Ciências Contábeis
Esse curso de 4 anos tem como objetivo formar um profissional atualizado com as tendências do mercado. Assim, pode aplicar os conhecimentos de contabilidade em fintechs, empresas de qualquer porte e até no próprio negócio –– isso porque o empreendedorismo é incentivado nessa graduação.
Atuar como consultor contábil também é uma oportunidade para o futuro profissional. Durante o curso de Ciências Contábeis, você aprende:
- Psicologia Empresarial;
- Matemática Financeira;
- Contabilidade Geral;
- Sustentabilidade e Responsabilidade Social;
- Administração Financeira e Orçamentária;
- Legislação Trabalhista e Previdenciária;
- Economia.
5. Gestão Financeira
Quem se interessa pela contabilidade também pode gostar de Gestão Financeira, outro dos cursos de Exatas repletos de conhecimentos matemáticos. Aqui, o profissional otimiza investimentos, faz análises de demonstração e estudos de viabilidade e mensura resultados, entre outras ações que ajudam em tomadas de decisão eficientes.
Durante a vida de universitário, o estudante vai entrar em contato com disciplinas como:
- Direito Empresarial e Tributário;
- Administração Orçamentária;
- Estatística;
- Cenários Econômicos;
- Gestão de Custos e Formação do Preço de Venda;
- Contabilidade Empresarial;
- Matemática Financeira.
6. Arquitetura
Para quem gosta de design, criatividade e o processo de planejamento e construção, o curso de Arquitetura pode ser uma ótima escolha. Nele, os profissionais são responsáveis por projetar edifícios e espaços que sejam esteticamente agradáveis, funcionais e seguros. Durante o curso de Arquitetura, os estudantes podem esperar estudar disciplinas como:
- Desenho Arquitetônico;
- Teoria da Arquitetura;
- História da Arquitetura;
- Planejamento Urbano;
- Construção e Tecnologia de Materiais;
- Sustentabilidade na Arquitetura;
- Legislação e Normas de Construção.
Os arquitetos desempenham um papel fundamental na criação de ambientes que atendam às necessidades humanas e estéticas, e eles frequentemente trabalham em colaboração com engenheiros e outros profissionais para tornar projetos arquitetônicos uma realidade.
7. Análise e desenvolvimento de sistemas
Outra opção de curso bem atrativa é o de Análise e Desenvolvimento de Software. Esse curso envolve a programação e resolução de problemas relacionados a softwares e pode ser uma ótima opção. Os profissionais trabalham no desenvolvimento, manutenção e aprimoramento de sistemas de software, e o curso contempla disciplinas como:
- Programação;
- Banco de Dados;
- Engenharia de Software;
- Desenvolvimento Web;
- Sistemas Operacionais;
- Análise de Requisitos;
- Testes de Software.
O papel de pessoas com essa profissão é cada vez mais importante, dado que progressivamente aumenta a demanda por criação de aplicativos e sistemas que atendam às necessidades das empresas.
8. Eletrônica industrial
Para quem gosta da área industrial, o curso de Eletrônica Industrial combina eletrônica e automação, visando otimizar processos de produção e sistemas de controle. Durante o curso, os estudantes vão estudar disciplinas como:
- Eletrônica Analógica e Digital;
- Controle de Processos Industriais;
- Automação e Robótica;
- Instrumentação Industrial;
- Eletrônica de Potência;
- Manutenção de Equipamentos Eletrônicos;
- Redes Industriais.
9. Administração
Vale destacar também o curso de Administração. Ele é ideal para pessoas que querem aprender mais sobre gestão, liderança e organização de negócios.
Isso porque os administradores são responsáveis por planejar, coordenar e supervisionar as operações de uma organização para alcançar seus objetivos. Além disso, desempenham um papel fundamental na tomada de decisões estratégicas, na gestão de equipes e recursos e na garantia do bom funcionamento dos negócios.
Entre as principais disciplinas estão:
- Gestão de Recursos Humanos;
- Marketing;
- Finanças;
- Estratégia Empresarial;
- Ética nos Negócios;
- Logística e Cadeia de Suprimentos;
- Empreendedorismo.
10. Matemática
Por fim, se você tem afinidade com números, abstração e resolução de problemas matemáticos, o curso de Matemática pode ser a escolha ideal. Nesse campo, é possível explorar teorias e aplicar métodos em diversas áreas. As disciplinas envolvem:
- Álgebra Linear;
- Cálculo;
- Geometria;
- Teoria dos Números;
- Estatística;
- Análise Matemática;
- Matemática Aplicada.
Ser um matemático ainda possibilita adentrar na carreira acadêmica e ensinar outras pessoas, além de desempenhar um papel essencial em pesquisa, análise de dados e modelagem matemática.
Como escolher um curso na área de Exatas?
Agora que você já conhece várias opções de cursos na área de Exatas, que tal descobrir algumas dicas que vão te ajudar a escolher o mais adequado para você? A seguir, destacamos várias dicas que terão grande utilidade na hora de realizar a sua seleção. Continue a leitura e confira!
Verifique as disciplinas que mais gosta
Entender as suas preferências é o primeiro passo para conseguir escolher um bom curso na área de Exatas. Por isso, comece fazendo uma autoavaliação para descobrir quais são as matérias que você mais gosta.
Por exemplo, se você curte matemática e história, escolher uma graduação de Ciências Econômicas pode ser uma ótima opção, mas se a sua preferência está na física ou química, ir para as Engenharias pode ser mais interessante.
Também vale se perguntar o que você gosta de fazer, em quais matérias escolares você se destaca e em que áreas você se sente mais motivado. Essas dicas podem ajudar a identificar os campos que mais o atraem.
Analise as características do curso
Avaliar as peculiaridades do curso é determinante para entender se ele está alinhado ao seu estilo de vida, objetivos pessoais e metas na carreira. Na hora de escolher, vale a pena conferir a grade curricular para entender se os temas abordados são atuais, relevantes e significativos para sua formação.
Além disso, é necessário conferir se o curso oferece alguma facilidade para o ingresso no mercado de trabalho, seja por meio de parcerias com instituições privadas, com a criação de um banco de talentos ou por meio de contatos oferecidos pelos professores.
Por fim, você pode avaliar fatores mais amplos, como o tempo de duração do curso, a modalidade de ensino disponível, o custo da mensalidade, a remuneração obtida após o título, entre outros aspectos que podem influenciar sua escolha.
Converse com profissionais da área
Mais uma boa dica que pode ajudar é conversar com profissionais das áreas que te despertaram interesse. Esse cuidado vai ajudar a entender o dia a dia de trabalho e os conhecimentos necessários para desempenhar as funções.
Por isso, procure orientação de profissionais que já trabalham nas áreas. Eles podem fornecer informações valiosas sobre a vida profissional, as demandas do trabalho e as perspectivas de carreira.
Além disso, com esse passo você pode começar a construir a sua rede de contatos e, consequentemente, caso decida pela área, terá mais chances de conseguir várias oportunidades de trabalho ao longo do tempo.
Considere o mercado de trabalho
Aliar as suas paixões com boas perspectivas de emprego também é um ponto importante a ser considerado. Por isso, faça uma busca para entender a demanda por mão de obra para a área e os salários que cada profissional recebe.
Também é importante avaliar as possibilidades de crescimento existentes para a área que você está interessado. Esse cuidado vai ajudar a escolher uma profissão que você gosta e que te permite construir uma boa carreira.
Escolha uma modalidade de ensino adequada
Encontrar uma modalidade de ensino alinhada com sua realidade é essencial para concluir qualquer tipo de curso, especialmente aqueles com alta demanda de estudo. Por isso, vale entender melhor o que é EAD, já que essa pode ser a metodologia de ensino ideal para você.
A educação a distância é uma realidade e conquistou o coração de mais de 1 milhão e meio de estudantes no Brasil. A boa notícia é que tal opção é repleta de benefícios e está disponível para os cursos de Exatas que vimos neste conteúdo –– e para muitas outras áreas.
Se você quer flexibilidade para estudar, essa pode ser sua grande chance! O destaque vai para o curso de Engenharia EAD, que consegue entregar prática e extrema qualidade de ensino sem que você precise frequentar a faculdade todos os dias da semana.
Faça um teste vocacional
A realização do teste vocacional é uma excelente maneira de filtrar quais cursos estão alinhados a suas habilidades, metas, interesses e estilo de vida. Além de avaliar diversos fatores qualitativos, o teste vocacional funciona como um guia em meio a tantas opções de cursos disponíveis.
O teste vocacional também pode trazer foco para profissões que você nem mesmo estava considerando, mas que têm grande potencial para você se destacar nesse meio. Ao utilizar essa ferramenta, você consegue de maneira gratuita, simples e rápida, sugestões que podem elucidar suas escolhas futuras.
Tenha sempre em mente que não existe, entre os cursos de Exatas, um que seja melhor que o outro, apenas aquele que combina mais com as suas expectativas de carreira e que oferece as atribuições com as quais pretende trabalhar. O importante é investir em uma formação completa e repleta de diferenciais para seu currículo.
Mesmo com as informações deste post, ainda está em dúvidas sobre qual opção escolher? Calma! Acesse o nosso teste vocacional e descubra qual profissão tem a sua cara!