O dia de Campo de Agrárias da Unicesumar trata-se de um evento realizado duas vezes por ano, que acontece na Fazenda Biotec – Unicesumar.  O dia de campo é aberto para toda a comunidade, incluindo os estudantes das áreas de Agrárias e interessados em geral. O evento é realizado pelo curso de Agronomia da Unicesumar e da Consultoria Jr. Uniagro. Houve a participação de profissionais e acadêmicos de outros cursos. O evento também contou com a presença dos cursos: Tecnologia em Agronegócio EAD,  Tecnologia em Gestão Ambiental EAD, Engenharia Ambiental e Sanitária, Medicina Veterinária e Ciências Biológicas, além de estudantes do mestrado em Tecnologias Limpas.

Dia de Campo de Agrárias da Unicesumar – Alunos, professores e participantes

O público participante é composto por estudantes de diversas regiões do Brasil. Agronegócio e Gestão Ambiental, cursos da modalidade da educação a distância da Unicesumar, também estavam presentes.

O dia de Campo de Agrárias é realizado na fazenda experimental Biotec – Unicesumar, localizado na estrada Morangueira, na cidade de Maringá – PR. Este evento é realizado duas vezes por ano, tendo as versões de verão e inverno, em meados do mês de março e agosto! A XV edição do Dia de Campo de inverno ocorreu nos dias 04 e 05 de agosto de 2017.

Fazenda Biotec – Unicesumar

O dia de campo tem por objetivo proporcionar o aprendizado de forma prática e expositiva, tendo como base palestras voltadas à produção e sustentabilidade em cadeias produtivas, inovação e tecnologias aplicadas à agricultura de precisão. O objetivo inclui a apresentação de maquinários e equipamentos para área rural, biodigestor, estufas de produção vegetal hidropônica, exposição de bovinos de corte e leite de alta genética, dentre outros que incluem a interação entre alunos e profissionais das áreas de interesse. Além disso, permite o contato direto dos participantes com o campo e a natureza.

O dia possibilita o aprendizado sobre tecnologias limpas aplicadas em áreas rurais. Também enquadra o profissionalismo com a sustentabilidade, onde há a reflexão de que é preciso trabalhar respeitando os limites da natureza. Além disso, ressalta-se que os recursos naturais são elementos de nossa natureza, úteis e extremamente necessários para todo processo de desenvolvimento da sociedade. Toda tecnologia nos remete à produção. Entretanto, o dia de campo traz como aprendizado a importância de preservar e inovar as tecnologias agrárias em geral para que os recursos naturais sejam utilizados sem comprometer os mesmos, garantindo a qualidade de vida das futuras gerações.

Fazenda Biotec – Unicesumar

Todas as atividades humanas tem por interesse suprir as próprias necessidades ao longo da vida. O dia de campo de Agrárias nos remete à importância de buscar novas tecnologias e aprendizados para produzir com qualidade, propriedade e sustentabilidade. Isso permitir que o agronegócio beneficie a sociedade com informações e inovações que garantem o desenvolvimento e produção com eficácia.

A edição deste evento contou com palestras também. Os termas abordados foram: produção e sustentabilidade na cadeira produtiva da madeira, inovações e tecnologias aplicadas á agricultura de precisão e mitos e verdades sobre a produção de carne bovina no Brasil. Além delas, o dia também contou com estandes e palestras diversas.

Tendências para a área

O dia de campo apresentou tecnologias inovadoras e conhecimentos úteis aos diversos setores do agronegócio. Esses conhecimentos e tecnologias são essenciais para a evolução da área. Além de tudo, estão em constante alteração. As interações e apresentações de empresas, instituições, profissionais e estudantes que ocorrem no dia de campo ajudam a disseminar os novos conhecimentos e tecnologias. Apresentam também as novas tendências ao público. Neste dia de campo, algumas dessas tendências puderam ser observadas, tais como: automação dos processos de manejos agrícolas e pecuários, produção sustentável, produções integradas, agricultura de precisão, tecnologias para gestão e tomada de decisão, melhor utilização dos recursos naturais e tratamento e destinação dos resíduos.

Atividades

O dia de campo contou com atividades dinâmicas envolvendo tanto alunos, quanto profissionais envolvidos e visitantes no geral. Tivemos prova de tambor com cavalos, test drive e entrevistas feitas pelos profissionais dos cursos de Agronegócio e Gestão Ambiental do NEAD – Unicesumar. Os entrevistados foram os visitantes, alunos, profissionais responsáveis pelos estandes em exposição, entre outros profissionais do campo.

Dia de campo de Agrárias da Unicesumar

O dia de campo contou com um grande e diverso público. Estavam presentes estudantes de diversos cursos superiores das áreas de Agrárias, Biológicas e Ambientais, além de estudantes de outras áreas de conhecimento. Também estavam presentes diversos profissionais, empresas de todos os elos da cadeia produtiva do agronegócio, professores e público em geral. Essas interações de todos os presentes no dia de campo permitiu a troca de conhecimentos e informações, favorecendo o desenvolvimento do Agronegócio e de todos os envolvidos no evento.

Conheça nossos cursos na modalidade a distância

Confira mais informações no nosso site.

agronegocio

Avalie este post