Até alguns anos atrás, a profissão de contador não estava entre as áreas mais desejadas por futuros estudantes do ensino superior.

As pessoas geralmente só se lembravam do contador quando precisavam fazer seu imposto de renda ou abrir uma empresa. Pode parecer um ofício restrito em termos de opções de mercado, mas a verdade é que um contador pode fazer mais do que isto.

Muitos profissionais da área trabalham pela demanda de clientes que batem à sua porta ou são funcionários contratados. Embora não haja piso salarial nacional estabelecido por lei, há a estimativa que o salário inicial de um contador gire em torno de R$ 2.500 e R$ 3.000.

Existem diversas oportunidades nesta área, uma vez que é uma das profissões mais demandadas no momento. No Brasil, acredita-se que haja um déficit de contadores para o grande número de empresas que estão surgindo.

cta2-contabeis

Conheça 5 caminhos que o contador pode seguir profissionalmente:

1 – Auditoria Contábil

Para poder fiscalizar as contas de uma empresa, um contador é imprescindível. Conferir livros-caixa e dados de balanços, verificar gastos e lucros e manter-se atualizado com a legislação do país é um trabalho comum para um profissional da área de Ciências Contábeis.

Porém, alguns empresários pedem um auxílio extra para realizar Plano de Contas, projeção de crescimento e outras questões que demandam mais empenho. Por isso, uma Auditoria Contábil é sempre uma opção interessante de serviço que o contador pode oferecer aos seus clientes além do básico.

De fato, a maioria das empresas já percebeu que o contador pode se tornar um importante conselheiro para os seus negócios.

2 – Investimentos

As pessoas estão aprendendo a fazer investimentos que vão além da caderneta de poupança. Esta é uma área interessante para um contador explorar, sobretudo se ele deseja trabalhar em uma instituição financeira.

Noções de risco, custo e prazo que os vários tipos de investimento oferecem são bastante familiares à maioria dos contadores. Embora este seja um campo geralmente associado à economistas, um contador pode facilmente se adaptar a esse ramo. Afinal, conhecimentos sobre valores e mercado não são nada estranhos a quem se forma na área.

Um contador também pode trabalhar como professor

3 – Docente

Com o aumento da demanda por contadores no Brasil, vários cursos de Ciências Contábeis foram abertos no país.

Cursos técnicos, bacharelados e treinamento para funcionários de empresas na área contábil são alguns dos campos que o profissional pode atuar. O trabalho como consultor e palestrante é também uma opção viável.

4 – Setor Público

Órgãos governamentais também necessitam de contadores. Trabalhar para elas pode ser sinônimo de uma carreira tranquila e estável. Além da opção de funcionário público concursado, há também muitas vagas para terceirizados que podem ser levadas em conta.

Contadores que também possuam habilidades gerenciais podem crescer bastante nos vários planos de carreira que as empresas públicas oferecem. Dependendo da empresa ou órgão público que o profissional for trabalhar, as possibilidades são muito variadas.

5 – Corretagem

Tendo grande conhecimento de contas e negócios, um contador pode se dar bem no ramo imobiliário. Há cursos de graduação específicos para atuar no ramo, mas um bacharel em Ciências Contábeis pode se destacar bastante como corretor imobiliário. Isso porque os conhecimentos fornecidos pelo curso já o colocam bem à frente dos seus colegas.

Vender e comprar tem tudo a ver com finanças e projeções futuras de ganhos e perdas. Qualquer corretor se sentirá à vontade trabalhando nesta área.

O mercado imobiliário é o segundo ramo no qual os brasileiros mais investem e, embora esteja começando a perder espaço para as novas formas de investimento, ainda é bastante forte no país.

Contador: um profissional necessário

Cada vez mais contadores serão necessários no país. Embora o número deles esteja crescendo, esta área ainda está muito longe de suprir toda a demanda necessária para sustentar as diversas microempresas e microempreendedores individuais (MEIs) que surgem todos os anos.

Se você deseja se tornar um contador, terá que fazer o curso superior de Ciências Contábeis. Antes de 2015, o registro profissional para atuar no setor podia ser adquirido por técnicos em contabilidade. Hoje, somente os bacharéis podem solicitar o documento.

Além disso, desde o ano de 2011, este registro só pode ser oficializado se o candidato fizer a prova do Exame de Suficiência da Classe Contábil – uma espécie de prova da OAB para contadores. Isto fez com que o nível de conhecimento e qualidade do ensino dos cursos para contadores aumentasse. Assim, os profissionais saem da faculdade mais bem preparados.

Você pode conferir mais sobre o curso de Ciências Contábeis da Unicesumar clicando em nosso link! Este é o melhor momento para começar a explorar este vasto mundo, em franca expansão, de negócios no Brasil.

cta1-contabeis

Avalie este post

Comentários

Comentários