O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância da inclusão e do suporte adequado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Dados recentes revelam um aumento significativo na prevalência do TEA ao longo dos anos. Estima-se que uma em cada 36 crianças seja diagnosticada com TEA nos Estados Unidos e, no Brasil, há cerca de 2 milhões de pessoas com autismo.

Apesar do aumento significativo desses números, a sociedade ainda está aprendendo sobre essa condição e estudando melhores formas de incluir essas crianças no ensino regular para que, posteriormente, esses adultos possam estar no mercado de trabalho e participem da vida social como um todo.

A demanda por inclusão é um direito previsto na lei federal 12.764/12, que institui a Política de Proteção dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. O texto garante, por exemplo, nos casos de comprovada a necessidade,  que a escola regular ofereça acompanhamento especializado em sala de aula. Esse acompanhamento tem o objetivo de favorecer as relações sociais e de aprendizagem, garantindo o direito da criança autista.

Uma nova forma de diagnosticar o autismo:

Antes, o autismo era dividido em diferentes tipos, mas a partir do DSM-5, isso mudou. Agora,  é chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e faz parte dos Transtornos do Neurodesenvolvimento. Isso significa que  a condição é caracterizada por dificuldades na comunicação, interação social e comportamentos repetitivos. Com o DSM-5, os critérios para diagnosticar o autismo mudaram bastante, tornando mais fácil identificar os sintomas. Agora, também é levado em consideração o desenvolvimento da interação social e da comunicação das crianças. O diagnóstico também é classificado em diferentes níveis, dependendo das necessidades de suporte da criança.

A UniCesumar, atenta à crescente demanda por profissionais capacitados nessa área, lança seus cursos de graduação e pós-graduação em TEA, com o intuito de preparar indivíduos para promoverem ambientes inclusivos e acolhedores, que atendam às necessidades específicas de pessoas diagnosticadas dentro do Transtorno do Espectro Autista.

Curso de Graduação em TEA:

O curso superior de Tecnologia em Acompanhamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) da UniCesumar, oferecido na modalidade EAD, tem duração mínima de quatro semestres e prepara os alunos para oferecerem suporte no processo de aprendizagem e convívio das pessoas com o transtorno. Com disciplinas que abordam estratégias de inclusão social e práticas em laboratório virtual especializado, os acadêmicos vivenciam experiências em espaços de acompanhamento escolares e multidisciplinares, tornando-se aptos a atuar de forma eficaz nessa área tão importante.

Pós-graduação em TEA:

Para profissionais que buscam se aprofundar no tema, a UniCesumar oferece a pós-graduação em Educação Especial: Transtorno do Espectro Autista. Com duração de 8 meses, esse curso proporciona conhecimentos e habilidades específicas para atender às necessidades das pessoas com TEA de forma inclusiva e adequada.
Com ela, o profissional estará apto para atuar em escolas inclusivas, clínicas especializadas, centros de reabilitação e organizações voltadas para o suporte e inclusão de pessoas com TEA.

Conclusão:

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo lembramos da importância de promover a inclusão e a compreensão dessa comunidade. Com seus cursos, a UniCesumar reafirma seu compromisso em formar profissionais capacitados e em oferecer suporte às pessoas com TEA e suas famílias. Juntos, podemos construir uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos.

UniCesumar

Avalie este post