O ensino a distância, mais conhecido pela sigla EAD, é uma excelente opção para diferentes perfis de estudantes. Nos últimos anos, especialmente após a pandemia, a modalidade tem ganhado espaço no mercado em razão da sua flexibilidade e dinamismo.

Embora seja uma ótima alternativa, ainda é comum se deparar com muitos mitos sobre EAD. Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo especial sobre o tema. Traremos os principais aspectos sobre o assunto, funcionamento do EAD, mitos e vantagens. Confira!

O que é e como funciona o curso EAD?

O EAD é um método de educação no qual os alunos não precisam se locomover fisicamente até a instituição de ensino para participar das aulas. Por meio do uso da tecnologia, o estudante consegue assistir às aulas, realizar exercícios, interagir com os professores e colegas e realizar as provas.

Os cursos EAD podem ser ministrados de diferentes formas. Em geral, funcionam por meio de plataformas digitais e combinam aulas em vídeo, materiais em formatos de áudio, textos e apresentações.

Além disso, as aulas costumam ser gravadas, para que os alunos acessem os conteúdos a qualquer momento. Outras características interessantes do EAD incluem:

  • possibilidade de comunicação em tempo real e por meio e-mails e mensagens;
  • avaliação, provas e testes on-line;
  • certificação válida em todo o território nacional, com reconhecimento do Ministério da Educação — adiante, detalharemos alguns pontos importantes sobre esse aspecto em especial.

Qual é o perfil do aluno EAD?

Para ter sucesso na sua empreitada de estudos EAD, é fundamental que o aluno seja comprometido e organizado. Os horários de aula e de estudos são definidos pelo próprio estudante, portanto, é preciso ter foco e organização para aproveitar ao máximo os conteúdos.

Alunos que não são comprometidos com os estudos ou têm dificuldade de organizar a agenda podem ter mais dificuldade de obter resultados satisfatórios com as aulas EAD.

Quais são os principais mitos sobre a modalidade EAD?

Há muitos mitos envolvendo a metodologia de ensino a distância. A seguir, destacamos alguns dos principais e explicamos por que eles não são condizentes com a realidade. Confira!

Os cursos a distância têm um grau de dificuldade menor

O grau de dificuldade de um curso EAD é o mesmo do que de um curso presencial. O que torna esses cursos mais atraentes é o fato de que o aluno tem a possibilidade de rever as aulas e fazer atividades adicionais que são disponibilizadas na plataforma — algo que não acontece na modalidade presencial.

Nesse sentido, é válido destacar que os conteúdos do currículo presencial e do EAD são os mesmos.

No EAD, não é necessário fazer Trabalho de Conclusão de Curso

Dependendo do tipo de curso escolhido, o TCC é uma exigência para se formar. As regras funcionam seguindo a mesma lógica dos cursos presenciais. Nesse contexto, a diferença é que no EAD o aluno se encontra com o seu orientador pelo meio digital.

A apresentação do TCC pode ser feita a distância ou presencialmente, em um dos polos da instituição de ensino que ministra o curso.

No EAD, não existe aula prática

As aulas práticas são indispensáveis para algumas formações. Por isso, é comum encontrar cursos EAD que contemplam aulas presenciais para a realização de exercícios práticos, como atividades em laboratórios. Há também as opções de cursos híbridos, que combinam aulas on-line e presenciais.

Diploma EAD é inferior ao presencial

Os cursos EAD, especialmente cursos técnicos e de nível superior, precisam ser autorizados pelo Ministério da Educação e devem atender a diversos requisitos. Dessa forma, tanto sob o ponto de vista do MEC quanto do mercado de trabalho, os diplomas EAD têm a mesma validade.

Profissionais que fazem EAD têm menos oportunidades

O mito do valor do diploma presencial ainda é muito forte entre os estudantes. Porém, os recrutadores não fazem diferença entre um diploma presencial ou EAD na hora de contratar.

Além dos diplomas terem a mesma validade, o documento não inclui informações específicas sobre o curso ser EAD ou presencial, o que significa que o acesso às oportunidades de trabalho é o mesmo.

O aluno precisa fazer tudo sozinho

O estudante EAD tem mais autonomia do que um aluno de um curso presencial. Isso não significa que ele precisa fazer tudo sozinho, mas apenas que ele não se encontra pessoalmente com professores e colegas.

Apesar de não haver encontro presencial, o aluno recebe todo o suporte necessário para tirar dúvidas e garantir uma ótima formação. Além do chat e do e-mail, as plataformas oferecem fóruns de discussão, que promovem a interação entre todos.

Além disso, os professores mantêm um monitoramento próximo da evolução dos alunos e estão permanentemente à disposição para oferecer suporte teórico e técnico sempre que houver necessidade.

Quais são as vantagens do EAD?

Como você viu, os mitos sobre EAD vão desde o reconhecimento do diploma até o enfrentamento da empregabilidade. Para ajudá-lo a entender melhor a modalidade, destacamos alguns dos principais benefícios experimentados pelos alunos que optam pelo EAD. Confira:

  • economia: a mensalidade dos cursos EAD costuma ser inferior à dos cursos presenciais. Isso acontece pelo fato de que a instituição de ensino tem custos mais baixos na gestão dos cursos EAD em comparação com os presenciais. Além disso, o aluno não gasta com transporte até a instituição e alimentação no campus;
  • flexibilidade: os horários são mais flexíveis, o que possibilita ao aluno montar a sua própria rotina de estudos conforme a sua agenda. Não é por acaso que o EAD é uma excelente opção para quem trabalha;
  • acessibilidade e comodidade: independentemente da cidade em que você mora, é possível fazer um curso EAD, inclusive se estiver distante dos polos de ensino. Além disso, o estudante não se preocupa com horários, transporte e locomoção;
  • autonomia: os alunos EAD conseguem desenvolver a organização, a disciplina e a autonomia. Três características importantes que são estimuladas ao longo de todo o curso. Essas características são fundamentais no acesso a oportunidades futuras no mercado de trabalho;
  • desenvolvimento de habilidades: além das características já mencionadas, os alunos EAD têm a oportunidade de desenvolver habilidade de comunicação on-line, uso de ferramentas digitais, trabalho em equipe e autoconhecimento. Essas soft skills são valorizadas em todas as áreas do mercado.

Como você pôde ver, existem diversos mitos sobre EAD. Além de infundados, esses mitos acabam apontando, de forma contrária, para uma série de benefícios que essa modalidade tem a oferecer. Independentemente da sua idade ou dos seus objetivos pessoais, vale a pena conhecer as opções de curso e investir na busca por conhecimento.

Gostou de conhecer os mitos sobre EAD? Aproveite para acompanhar nossas redes sociais — Facebook, Instagram, YouTube, e LinkedIn — e fique por dentro de outros conteúdos e dicas sobre graduação, cursos profissionalizantes, mestrado, doutorado, entre outros.

Avalie este post

Comentários

Comentários