Quando o assunto é vestibular, já dá aquele frio na barriga, né? Quem já passou por essa fase com certeza lembra como é. Para quem ainda é vestibulando, está passando por um período de preparação intensa e de descobertas. Este é um momento de dedicação por muitos meses para a realização de um sonho: uma vaga na tão sonhada instituição de ensino superior. Neste período de preparação, separamos algumas dicas pra quem vai prestar vestibular. Vamos lá?

Organize seu ambiente de estudo

É muito importante que você tenha um local de estudos fixo. Isso ajuda, e muito, para manter uma certa rotina de estudos e na concentração. Nesse ambiente, mantenha os instrumentos de uso necessário para os seus estudos, como livros de apoio e consultas, caderno para anotação e um computador para pesquisas, assistir à videoaulas on-line etc. Nesse cantinho de estudos, prefira um lugar silencioso, assim, você não perde a atenção com facilidade.

Tenha uma rotina saudável

Ter uma rotina saudável é imprescindível para um bom rendimento. Procure se alimentar direito e não deixe de praticar exercícios físicos. Prefira alimentos leves com bons valores nutricionais. Porém, não é ruim dar umas derrapadas de vez em quando. O importante é manter o equilíbrio sempre. A atividade física poderá te ajudar muito no equilíbrio mental. Quem está passando por essa fase sabe o quanto as emoções estão à flor da pele. Praticar atividades físicas regularmente é ótimo para o corpo e mente. Além disso tudo, durma, mas durma bem! Boas horas de sono ajudam a recarregar as energias para um novo dia de estudos.

Tire suas dúvidas

Independentemente se nesse período você está estudando no colégio ou cursinho, procure sempre tirar as suas dúvidas. Para um professor, nada é mais prazeroso que ajudar seus alunos nessa etapa da vida. Caso você seja do perfil que esteja estudando sozinho através de videoaulas ou materiais de apoio, converse com seus colegas e debatam os temas, isso ajudará a esclarecer muitas dúvidas. Use a tecnologia ao seu favor também. Hoje, você encontra muitos materiais de apoio ao vestibulando na internet, mas tenha cuidado, procure sites confiáveis.

Pesquise sobre a instituição de ensino superior do seu interesse

Hoje, temos diversas opções de instituições de ensino superior! Pesquise sobre as opções e saiba qual é a melhor para o seu curso de interesse. No site do MEC, você pode verificar as notas referentes ao IGC (Índice Geral de Cursos), CI (Conceito Institucional) e nota de reconhecimento de cada curso. Essas informações facilitam na hora da sua escolha.

Fique atento às datas (tanto para inscrição, provas e resultados)

Não esqueça de anotar as datas no calendário! Fique atento às datas de inscrições, provavelmente você prestará mais que uma prova, então anote tudo para que não haja confusão. Para o dia da prova, veja onde é o local, simule uma semana antes o tempo gasto para não chegar atrasado e perder a entrada da prova. Caso você preste vestibular em outra cidade, não esqueça de verificar hospedagem na casa de amigos, familiares e hotéis. Se deixar para ver isso muito próximo da data da prova, corre o risco de não encontrar nada. E mais para a frente, fique atento à data dos resultados. Esse, com certeza, é o momento mais esperado de todos!

Boa sorte!

Sabemos que a trajetória não é fácil; muitos medos e preocupações aparecem no meio do caminho. Mas lembre que encontrar o nome na lista dos aprovados é o momento que vale a pena. Por isso, dedique-se e seja forte!

Se você gostou das dicas para o vestibular, conheça a Unicesumar

Visite o site e fique por dentro dos cursos na modalidade presencial e a distância.

cta_guia-de-carreiras-habilidades-para-desenvolver_final

Avalie este post