No mês de março, o professor da EAD Unicesumar, Antonio Batista Alves Neto, lançou seu livro “Textos Poéticos para se Pensar a Sociedade”. O livro foi publicado pela Editora CRV de Curitiba, Paraná. O professor aborda a educação de forma poética em seu livro, uma ótica diferente que causa encantamento.

Conheça o professor Antonio Batista Alves Neto

O professor é graduado em Pedagogia e possui mestrado em Educação na área de Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores. Ambos os cursos foram realizados na Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é graduando do curso de História EAD e pós-graduando em Docência do Ensino Superior pela Unicesumar.

Além disso, ele é palestrante na área da Educação e tutor pelo curso de Pedagogia EAD da Universidade Estadual de Maringá. Também é professor da disciplina de Teoria e Prática na Educação Infantil e de Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica no curso de Pedagogia EAD pela Unicesumar. Atua, ainda, como professor da disciplina de Políticas Públicas no curso de Letras EAD e em Prática de Ensino: Concepções e Organização no curso de História e Geografia EAD pela Unicesumar.

O currículo dele continua. É fundador do Instituto Alves, uma plataforma on-line de Educação, onde um dos objetivos é preparar estudantes das mais variadas áreas para novos desafios. Além disso, é autor dos livros “Indisciplina Escolar: o que pensam os professores?” e “Textos Poéticos para se Pensar a Sociedade”. Desenvolve, ainda, pesquisa na área de Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores. Nesse trabalho, aborda as temáticas: formação de professores, literatura, didática, práticas pedagógicas e gestão da sala de aula, indisciplina e políticas públicas.

O livro e o lançamento

No dia 23 de abril de 2018, na Universidade Estadual de Maringá, aconteceu o lançamento do livro intitulado “Textos Poéticos para se Pensar a Sociedade”. A obra aborda a educação de forma poética, mas não utópica. Assim, os professores, alunos e familiares podem refletir sobre a educação como o centro de uma sociedade melhor.

img-20180328-wa0019

O lançamento contou com a presença de profissionais da Educação, alunos e representantes da comunidade escolar por onde o autor atuou. Durante uma hora e meia, o evento teve contação de histórias, muita poesia e encantamento. Além disso, aconteceu um bate-papo sobre o que é literatura.

“O livro é destinado a todos os públicos, pois estabelece uma linguagem acessível. No entanto, considerando os temas abordados, ele tende a dialogar muito com os educadores de maneira geral, pois eu acabo pensando a sociedade (poeticamente) por meio da educação e seus processos”, relata o autor.

img-20180328-wa0005

E ao perguntar para o professor qual foi a sua inspiração, ele sem pensar responde: “A escola! Essa foi a minha inspiração, simples assim… A escola!”

Se você tiver interesse em conhecer esse material e ter a visão da educação de forma poética, é simples! O material está disponível nas Livrarias Curitiba e Catarinense e também no site da Editora CRV.

uma capa de livro com fundo verde

Conheça a Unicesumar

Visite o site e conheça os cursos ofertados na modalidade a distância.

Avalie este post