Analisar processos, planejar soluções, treinar equipes e avaliar resultados. Essas são algumas das atividades que um profissional formado no curso de Gestão da Qualidade exerce. De acordo com o Sebrae, esse curso ensina aos alunos como lidar com todas as etapas do negócio, desde a administração, escolha da matéria-prima, seleção de colaboradores qualificados, até com os métodos de produção tendo o mínimo desperdício.

Além dessa área de atuação mais voltada para setores produtivos, o curso de Gestão da Qualidade também prepara os alunos para atuar como auditores em instituições de certificações de qualidade, como o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) ou a International Organization for Standardization (ISO). Essas certificações podem ser relacionadas aos processos de produção, gestão de energia, ambiental e ainda em termos de calibração.

Acompanhe, a seguir, para descobrir mais sobre o curso de Gestão da Qualidade.

cta2

O que se estuda no curso de Gestão da Qualidade

Como faz parte do eixo de Negócios, o curso de Gestão da Qualidade possui várias disciplinas, adivinha do quê? Gestão! Mas não pense que isso significa uma formação entediante. Muito pelo contrário. A proposta do curso é de formar profissionais com uma visão integral e holística de administração.

Esaa formação proporcionará um entendimento de uma organização como um organismo que, para funcionar bem, precisa valorizar, observar e cuidar de todas as suas “peças”. Seja oferecendo treinamento para seus colaboradores, adquirindo matéria-prima de qualidade ou analisando etapas da produção para torná-las cada vez mais limpas e eficientes.

Princípios em Administração

No caso do curso de Gestão da Qualidade da Unicesumar, por exemplo, você começa formando uma base sólida nessa área no primeiro módulo, com as disciplinas de Conceitos da Administração e Ética Empresarial e também Empreendedorismo. A ideia com isso é fomentar o mindset correto. É nesse módulo que conceitos mais básicos serão explorados, detalhando por que é importante ter ética e seguir certos valores e princípios (como uso consciente de recursos naturais, por exemplo) e como planejar, calcular e empreender com objetivos claros e segurança.

Já no segundo módulo do curso de Gestão da Qualidade da Unicesumar, o aluno terá acesso a duas matérias importantíssimas: Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes e Comunicação Empresarial e Negociação. Ambas tratam de como ser bom gerindo pessoas, como fomentar o crescimento de cada membro da equipe, como motivar os colegas de trabalho a se engajarem em um projeto e a transmitir mensagens da melhor maneira possível. Esse conjunto de conhecimentos é essencial para quem será um profissional responsável por implantar e analisar mudanças empresariais.   

No terceiro e quarto módulos, você verá matérias como Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Gestão de Projetos, Administração da Produção e, finalmente, Gestão da Qualidade!

Disciplinas técnicas

Na segunda parte do curso de Gestão da Qualidade da Unicesumar, o estudante entrará em contato com as disciplinas mais técnicas e específicas da profissão. Por exemplo, na quinta e sexta etapas do curso, os alunos aprenderão sobre Controle da Qualidade e Metrologia, Mapeamento de Processos e Controle Estatístico do Processo. Essas disciplinas são fundamentais especialmente para quem for trabalhar em empresas que buscam certificações como as fornecidas pela ISO.

Também nessa etapa, o estudante entrará em contato com a disciplina de Ferramentas da Qualidade e Seis Sigma. De acordo com o Portal Administradores, a metodologia Six Sigma foca na melhoria e otimização de processos por meio da mensuração e análise de estatísticas, além da identificação e eliminação de falhas nos processos. Dessa forma, a ferramenta chega a um diagnóstico preciso da raiz dos problemas. O curso também possui disciplinas com foco mais humanístico, como Formação Sociocultural e Ética.

Os dois últimos módulos incluem disciplinas como Auditoria da Qualidade e Normas e Processos de Certificação, conteúdos fundamentais se você considera trabalhar como consultor autônomo, para empresas que estão implantando ou renovando certificações ou ainda em empresas como a ISO, o Inmetro ou a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As etapas finais ainda incluem matérias como Análise Ergonômica do Trabalho e Custos da Qualidade.

Conheça as principais matérias do curso de Gestão da Qualidade

Graduação tecnológica

O curso de Gestão da Qualidade é uma graduação do tipo tecnológica, ou seja, tem uma duração menor do que as graduações tradicionais. No caso do curso de Gestão da Qualidade na Unicesumar, são oito módulos ao longo de dois anos. Esse tipo de graduação tem por objetivo formar profissionais mais voltados para as demandas do mercado de trabalho.

Assim como nos cursos de graduação de bacharelado e licenciatura, os alunos que concluem uma graduação tecnológica também recebem um diploma de faculdade, formando-se tecnólogos. No caso do curso de Gestão da Qualidade, eles saem já preparados para atuar nas áreas de Gestão da Qualidade e Produtividade, Sistemas da Qualidade, Normatização e Auditoria da Qualidade.

As graduações tecnológicas são igualmente reconhecidas pelo MEC, tanto na modalidade presencial quanto na educação a distância (EAD).

Perfil dos alunos do curso de Gestão da Qualidade

O curso de Gestão da Qualidade proporciona aos alunos contato com métodos de trabalho que ampliam habilidades de gerenciamento, liderança, autoconfiança e capacidade de solucionar problemas. Por isso, é recomendado para pessoas que percebem a qualidade como ferramenta para aprimorar etapas da produção e um negócio como um todo. Portanto, recomendamos o curso de Gestão da Qualidade é recomendado tanto para quem já está no mercado de trabalho quanto para quem está buscando uma formação.  

Se você já trabalha, o curso de Gestão da Qualidade pode ser uma ótima opção para alavancar sua carreira caso:

  • Você deseja buscar métodos para resolver gargalos e alcançar metas;
  • Você quer descobrir formas de tornar sua atividade mais eficiente;
  • Você é bom treinando pessoas, fazendo com que se engajem por melhores resultados;
  • Você pretende garantir que a empresa em que você trabalha mantenha processos de qualidade em ordem e, por consequência, as certificações de qualidade.

Caso ainda não esteja trabalhando, o curso de Gestão da Qualidade pode ser uma boa opção se você for:

  • Comprometido e estiver disposto a planejar, alcançar e avaliar metas e objetivos;
  • Disciplinado e consegue administrar bem o próprio tempo;
  • Proativo, busca soluções de problemas e apresenta novas ideias.

Agora que você já sabe o que se estuda no curso de Gestão da Qualidade, que tal conferir como essa graduação funciona na Unicesumar? Clique aqui para explorar mais.

cta4

Comentários

Comentários