Conciliar os estudos com os outros afazeres diários não é tarefa fácil, não é mesmo? Ter que pagar o valor das mensalidades do curso já é uma despesa, mas mesmo que isso não seja necessário, existem outros gastos como materiais didáticos, alimentação, transporte, entre outros. Portanto, saber como fazer renda extra na faculdade é algo fundamental para organizar as finanças.

Para conseguir pagar tudo, não basta apenas conseguir um emprego, pois não são todos que permitem uma flexibilidade de horários para conciliar com os estudos. Logo, considerar algumas ideias é essencial para manter a vida financeira sob controle durante a faculdade.

E aí, quer saber como juntar dinheiro durante a graduação? Então, continue a leitura para saber mais!

1. Venda alimentos

Uma ótima alternativa para quem deseja saber como fazer renda extra durante a graduação é vender alimentos no intervalo das aulas. Em muitos casos, a cantina da faculdade oferece lanches por um alto valor, e os estudantes costumam levar a própria comida. Contudo, nem sempre todos têm tempo para preparar algo em casa.

Então, que tal começar a preparar e vender bolos, tortas, brigadeiros, brownies, sanduíches naturais e salgados? Aqui, o importante é soltar a criatividade e fazer lanches saborosos e com alternativas diversificadas. Assim, ofereça os produtos no intervalo das aulas e na porta da faculdade, lembrando sempre de colocar preços justos, ok?

2. Revenda produtos

Uma alternativa lucrativa e simples para ganhar uma graninha extra na faculdade é revender alguns produtos. Esse tipo de negócio oferece várias possibilidades, como a venda de cosméticos, eletrônicos, roupas, acessórios, calçados, maquiagens etc. Para isso, lembre-se de ir em busca de um revendedor honesto e que cobre preços justos.

Isso faz com que a sua margem de lucro seja boa. Nesse caso, uma excelente dica é oferecer esse serviço pela internet, por meio das redes sociais. Basta tirar boas fotos das peças e disponibilizar os valores a serem cobrados — além de correr atrás de possíveis clientes.

3. Venda artesanatos

Você tem alguma habilidade manual diferenciada? Então, saiba que esse talento pode ser usado para ganhar uma boa renda extra durante o período da faculdade. Sabemos que a vida de universitário pode ser um pouco complicada, principalmente por conta dos gastos.

Então, uma boa dica é fazer trabalhos com madeira, crochê, tricô e peças em cerâmica que auxiliam a bancar os custos da graduação. Como se trata de produtos personalizados e exclusivos, você pode montar um site na web ou criar uma página no Facebook com as fotos dos objetos que você pretende comercializar.

No entanto, não se esqueça de que a famosa propaganda boca a boca também precisa ser prezada. Afinal, não adianta ter habilidades especiais se você não contar para as pessoas sobre aquilo que sabe fazer, concorda?

4. Faça um trabalho freelancer

Você gosta de produzir textos e tem habilidades com o computador? Nesse caso, uma alternativa de como fazer renda extra é atuar como freelancer. Sendo um profissional autônomo é possível trabalhar quando e onde quiser, sem precisar de horários fixos.

Para isso, deverá somente entregar as atividades no prazo estipulado. Outro benefício de ser um freelancer é que, ao prestar serviço para várias empresas, é possível firmar um contato profissional e melhorar o networking, abrindo portas para ajudar você a conquistar um bom emprego no futuro.

O marketing de conteúdo, por exemplo, é um campo promissor para quem deseja investir nesse tipo de atuação. Revisão ou escrita, criação de conteúdo, gerenciamento de redes sociais e elaboração de e-books são algumas opções de trabalho.

5. Dê aulas particulares

Você já pensou em dar aulas particulares para estudantes do Ensino Fundamental ou Médio? Se sim, que tal ensinar matérias que se identificava na época do colégio? Para isso, pesquise quais são os assuntos mais cobrados na prova do Enem e veja se você consegue transmitir os conhecimentos.

Por exemplo, se você se dá bem com a Matemática, por que não auxiliar os estudantes a se aprimorarem no ramo das Exatas? Caso tenha facilidade para falar outro idioma, como Espanhol ou Inglês, também pode oferecer aulas de reforço.

Depois, tente montar um planejamento e comece a divulgar o seu trabalho na faculdade e em suas redes sociais. Como consequência da pandemia, uma boa dica é dar aulas online, no conforto da sua casa. Para isso, divulgue os valores e qual será o tempo de duração de cada aula.

6. Ofereça monitorias

Você também pode ter uma renda extra na própria faculdade, sendo um monitor de disciplinas. Como essa opção é oferecida pela instituição, ela pode se adaptar à disponibilidade de horário dos estudantes.

A remuneração varia de acordo com cada faculdade, mas inclui uma bolsa estágio ou um desconto nas mensalidades. Essa alternativa auxilia na redução dos gastos com o transporte, pois, na maioria das vezes, a atividade será no campus em que você frequenta as aulas.

7. Hospede animais em casa

Quando algum dono de animal precisa viajar, costuma deixar o pet em hotéis específicos. No entanto, o preço não é muito em conta, concorda? Então, que tal ter uma renda extra ao oferecer esse tipo de serviço? Essa atividade tem se tornado bem comum, pois as pessoas consideram seus bichos como membros da família.

Oferecer um lugar confiável e confortável enquanto o dono viaja pode ser uma boa opção de trabalho. Portanto, caso tenha interesse, não deixe de divulgar o seu contato em sites especializados e nas redes sociais. Mostre como a sua casa é adaptada para receber os pets e como será o serviço.

8. Formate trabalhos acadêmicos

Não são poucos os estudantes que chegam à faculdade com dúvidas sobre como formatar os trabalhos de acordo com as regras da ABNT, não é mesmo? Então, você pode transformar isso em uma oportunidade para ganhar uma renda extra.

Logo, estude as regras para se tornar um especialista no assunto. Lembre-se também de organizar o seu tempo para entregar o trabalho no prazo e não prejudicar os estudos.

Agora que já sabe como fazer renda extra na faculdade, saiba que é importante levar em conta as habilidades e aptidões no momento de escolher a melhor opção. Por isso, pesquise sobre as alternativas e opte por aquela que mais tem a ver com o seu perfil.

Gostou do post e quer conhecer os cursos da EAD UniCesumar? Então, acesse o nosso site e fique por dentro!

Comentários

Comentários