A tecnologia avançou bastante e está presente em nossas vidas para facilitar demandas pessoais e profissionais. A inteligência artificial é um recurso bastante acessível às pessoas, e hoje em dia é possível até mesmo usar o ChatGPT para estudar.

Certamente, você já leu algum conteúdo relacionado a esse tipo de tecnologia. Inicialmente, muitos profissionais tiveram medo da chegada desse recurso por temerem serem substituídos por ele. Entretanto, as inteligências artificiais surgiram para promover a boa interação entre homens e máquinas. 

Afinal, distanciar-se dessa realidade é perder grandes oportunidades de crescimento e deixar de manter a aprendizagem contínua. Todavia, de que maneira é possível usar o ChatGPT com o propósito de promover a expansão do seu conhecimento? É o que veremos nos tópicos abaixo. Portanto, continue conosco e tenha uma boa leitura!

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT foi lançado em novembro de 2022 e fortaleceu ainda mais a cultura data driven em variadas empresas que já passaram pela transformação digital e se adequaram às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Trata-se de um recurso da internet que pode ser utilizado em smartphones, computadores e demais dispositivos móveis e que usa a inteligência artificial para trazer as melhores soluções para as pesquisas e as demandas pontuais dos usuários.

Por meio dele, é possível obter artigos, resumos, críticas e até mesmo compor músicas. Acredita-se que é uma ótima forma de agilizar processos e tirar dúvidas específicas. O ChatGPT é capaz de imitar a linguagem humana, mas dependendo da versão que você usa, ele fica limitado a um determinado volume de dados.

Como funciona esse recurso inteligente?

O ChatGPT transforma uma grande quantidade de dados em informações relevantes de forma totalmente precisa e clara. Como bem sabemos, as empresas passaram a lidar com um grande volume de dados devido à LGPD. Além de tratar, armazenar e impedir que os dados vazem, é essencial usar informações atualizadas de maneira estratégica e com total respeito à privacidade dos titulares.

Não usar essa quantidade de dados a favor do crescimento de uma marca é perder grandes oportunidades de negócios. Nesse cenário, usar a inteligência artificial com o intuito de gerar respostas de acordo com os seus anseios é uma ótima forma de gerenciar seu tempo de maneira otimizada. 

O modelo de linguagem GPT‑4o é gratuito e acessível a todas as pessoas que fazem um cadastro no site da empresa OpenAI. Além disso, ele é capaz de responder e compreender o usuário em vários idiomas. A marca criadora dispõe de medidas de segurança que impedem que o recurso seja usado para fins maliciosos.

Como usar o ChatGPT para estudar?

A qualificação profissional é de extrema importância atualmente. Por conta da relevância que as empresas dão ao ato de explorar o próprio diferencial competitivo, a aprendizagem contínua se tornou uma excelente forma de gerar insights cada vez mais aliados ao crescimento mútuo.

Por isso, é muito importante ter colaboradores cada vez mais atentos às novidades e tendências de suas áreas. Afinal, essa é uma ótima maneira de melhorar a capacidade analítica e de otimizar o senso de liderança

Diante disso, veja a seguir algumas formas de usar o ChatGPT para estudar.

Fazer resumo de conteúdos 

Ao estudar um determinado assunto, é essencial entender todas as facetas e procurar explorar diferentes opiniões sobre o que é discutido. Sem dúvidas, essa é uma excelente maneira de reforçar seu senso crítico e de fazer com que você explore outras camadas que o tema propõe.

Todavia, é essencial retroalimentar o conhecimento que você adquiriu até então. Uma forma de atingir esse objetivo é por meio do resumo. Inegavelmente, essa é uma atividade que facilita o seu poder de simplificar em poucas palavras temas que você já domina e de usar essas informações futuramente em caráter consultivo. 

O ChatGPT pode facilitar essa tarefa e trazer uma visão mais estratégica do que você estudou. Aliado a isso, ele poderá montar resumos de assuntos com termos, histórias e palavras-chave que você descobriu ao longo do seu aprendizado.

Testar os conhecimentos 

Usar a tecnologia a seu favor é uma ótima forma de melhorar a interação homem-máquina. Além de fazer resumos de conteúdos, também é possível testar seus conhecimentos, para isso é necessário usar um prompt para que o ChatGPT crie perguntas para você responder e realizar uma espécie de simulado.

Exemplo de prompt que você pode utilizar:

Estou estudando para uma prova sobre Arquitetura de Software. Preciso que você me faça 5 perguntas sobre esse tema para que eu possa responder.

Após obter a lista de perguntas, responda cada uma delas e depois peça para o ChatGPT validar se as respostas estão corretas.

Mas lembre-se, o conteúdo gerado pelo ChatGPT pode não ser 100% preciso, pois é criado a partir das informações disponíveis na web, por isso, é indispensável conferir se as perguntas e as respectivas respostas estão de acordo com o conteúdo abordado na disciplina.

Ter ideias para o TCC 

Os diálogos do ChatGPT simulam muito a interação humana. Portanto, quanto mais informações ele conseguir de você, mais chances terá de oferecer resultados que atendam às suas expectativas. A partir disso, ele é capaz de identificar com rapidez e praticidade tendências e temas relevantes que agreguem valor à elaboração do seu TCC

Além disso, a ferramenta pode ajudar na organização e na estruturação do seu trabalho de conclusão de curso. Isso porque seu mecanismo está apto a elaborar uma sequência de argumentos que sejam claros e adequados a uma determinada linguagem. Aliado a isso, o ChatGPT faz sugestões de melhorias em questões gramaticais e identifica frases complexas no texto.

Montar um cronograma de estudos

A organização e a disciplina são dois aspectos importantes para conseguir atingir uma determinada meta. Inegavelmente, montar um cronograma é uma das melhores formas de usar o ChatGPT para estudar. Afinal, ele oferece soluções de acordo com seu perfil e que fazem com que você organize o seu tempo disponível de uma maneira produtiva, sempre com foco no seu objetivo.

Por fim, é necessário lembrar que esse é apenas um entre tantos recursos que você deve usar ao estudar. Afinal, há diversas ferramentas na internet para o estudo, e é preciso ficar por dentro delas. Por isso, não se prenda apenas ao ChatGPT como fonte de informações. Use outros meios, cheque dados e se atenha sempre a fatos verdadeiros e/ou cientificamente comprovados.

Neste conteúdo, você aprendeu a usar o ChatGPT para estudar. Aproveite ao máximo essa poderosa ferramenta, pois ela tem um vasto potencial para aprimorar continuamente sua busca por conhecimento.

Gostou do texto e quer mais dicas de aprendizado? Então, baixe nosso ebook que ensina como organizar seu dia de estudos para o Enem!

Avalie este post

Comentários

Comentários