Estudar onde você quiser, no horário que escolher e no ritmo que decidir. Algumas características do ensino a distância (EAD) são básicas, mas ainda existe muita confusão sobre o que se inscrever nesta modalidade realmente implica.

Apesar deste desencontro, cursar a graduação dessa maneira é uma tendência que vem crescendo no Brasil. De acordo com o último Censo da Educação Superior, com dados de 2016, matrículas desse tipo tiveram aumento de 7,2% se comparadas ao ano anterior.

Se algum curso EAD chamou sua atenção, mas as dúvidas ainda são muitas, este post é pra você. Vamos mostrar as 8 principais características do ensino a distância.

Ao final você vai poder decidir se essa é a opção que mais combina com o que você precisa.

Preparado para o EAD?

Ao contrário do que muitos pensam, a exigência do EAD é a mesma, ou até maior, que a de um curso presencial. É necessário que o estudante tenha comprometimento e disciplina. Só assim será capaz de absorver o conteúdo e realizar todas as tarefas em tempo hábil.

Além disso, o Ministério da Educação (MEC) avalia estas graduações e pós-graduações com o mesmo rigor dos cursos presenciais.

Mas não é só isso que você precisa saber antes de decidir por um curso a distância. Muitos outros fatores contribuem para tornar o EAD uma opção de interesse para quem deseja completar seus estudos.

cta2

Características do ensino a distância

Uma visão geral da modalidade é a melhor forma de entender suas vantagens e como ela se encaixa em suas necessidades. Para ajudar nessa escolha, vamos listar algumas das principais características do ensino a distância.

Aulas online

A maior característica do ensino a distância é substituir a sala de aula por um ambiente virtual de aprendizagem. Isso significa que o aluno vai estudar a partir de videoaulas e exercícios online.

O requisito fundamental para aproveitar ao máximo os benefícios do EAD é uma conexão estável de internet. Assim, você consegue assistir às aulas, acessar leituras disponíveis digitalmente e desenvolver atividades avaliativas durante o curso.

Flexibilidade de horários

A principal diferença para o jeito que fomos acostumados a estudar e também uma das mais relevantes características do ensino a distância. As aulas são ministradas em vídeo e disponibilizadas para visualização quando você preferir.

Não é mais preciso planejar seu dia ao redor do deslocamento para a sala de aula, com horários rígidos. É possível encaixar as disciplinas no momento que faz mais sentido para você.

A volta do trabalho para casa? Após os filhos já terem ido dormir? São várias as possibilidades e ninguém melhor que você para entender como conciliar sua formação e seu dia a dia.

Polos presenciais

O ensino a distância não se dá totalmente no ambiente virtual. Uma das exigências do MEC é que as universidades tenham polos presenciais para apoio aos alunos e o desenvolvimento de algumas atividades.

Portanto, é interessante conhecer o polo mais próximo antes de decidir se matricular em determinado curso. Sua estrutura é importante indicativo de qualidade da instituição e pode ser uma ajuda fundamental para seus estudos.

Material didático e bibliotecas

Cada disciplina EAD conta com livros preparados exclusivamente para aquele conteúdo. Este pode ser impresso, retirado gratuitamente no polo presencial ou acessado de forma digital.

A universidade também deve disponibilizar um acervo de livros para consulta do estudante. Assim como o material didático, esta biblioteca pode existir tanto no polo presencial quanto no ambiente virtual.

Tutores e fóruns

Muitos enxergam o EAD como um aprendizado solitário. Mas uma das características do ensino a distância é contar com diferentes formas de suporte para quem precisa de acompanhamento durante os estudos.

O primeiro modo é a presença do tutor nas disciplinas a distância. Essa pessoa é responsável por observar e organizar o fluxo de conhecimento. Ela irá acompanhar discussões e atividades para oferecer sugestões e tirar dúvidas.

Outra maneira, mais colaborativa, são os fóruns presentes na plataforma EAD. Neles é possível debater o conteúdo com colegas de curso, tutores e professores.

Prova presencial

Várias atividades avaliativas podem ser realizadas durante cada módulo. No entanto, outra exigência do MEC é que ao menos 20% da carga horária total aconteça de forma presencial.

A prova presencial é um destes encontros. Uma das poucas situações em que será obrigatório ir até o polo presencial com dia e horários definidos para se juntar a seus colegas de classe na realização do teste.

Este tipo de avaliação geralmente acontece ao fim de um módulo. Em alguns casos, pode ter frequências diferentes, como mensal ou trimestral. É interessante consultar de antemão como essas provas se distribuem no curso desejado.

Uma das principais características do ensino a distância é que o diploma tem o mesmo valor dos cursos presenciais

Diploma tem mesmo valor do presencial

Um dos maiores receios de muitos que pesquisam sobre ensino a distância é o diploma ser inferior ao de um curso presencial. Essa é uma preocupação que não precisa existir.

Os diplomas emitidos por qualquer instituição devidamente reconhecida pelo MEC tem a mesma validade. Não existe nenhuma identificação no documento para diferenciar cursos a distância ou presenciais.

Sendo assim, você pode utilizar o diploma EAD do mesmo modo que faria com o de uma faculdade presencial.

Menor custo

A educação superior é importante para sua carreira, porém, ainda pode ser um investimento considerável. Reduzir este custo para caber no seu bolso é uma ideia pra lá de interessante.

Ser a opção mais barata é outra das características do ensino a distância. Como estes cursos exigem estrutura física bem menor, a despesa para a universidade também cai em proporção semelhante.

Isso resulta na possibilidade de oferecer uma mensalidade bem mais em conta para cada aluno. Pode-se ainda somar outras vantagens, como material didático já incluído e a ausência de gastos com transporte a cada dia de aula.

EAD é o futuro

Educação de qualidade, com flexibilidade e economia. Este é o resumo das principais características do ensino a distância.

Tantas facilidades explicam o crescimento da metodologia. Há quem vá além e preveja que o EAD possa superar as aulas presenciais nos próximos 5 anos.

Essa visão do ensino a distância convenceu você? Confira nossos cursos EAD e inscreva-se em uma das graduações disponíveis.

cta1

Avalie este post

Comentários

Comentários