Será que toda faculdade tem TCC? O Trabalho de Conclusão de Curso consiste na etapa final do currículo de grande parte dos cursos de nível superior. A atividade é um projeto que exige bastante dedicação, aprofundamento e estudo de quem está se formando na faculdade, ainda mais na EAD.

Em geral, cada instituição de ensino conta com regras próprias para o TCC, mas o estudante deve ter uma boa base sobre a sua área. Desse modo, ele conseguirá elaborar uma pesquisa de qualidade a respeito de algum tema relacionado ao que foi visto na graduação.

Acompanhe a seguir e entenda se toda faculdade tem TCC e quais são os casos em que o trabalho não é obrigatório.

O que é exatamente o TCC?

Muitos candidatos, antes mesmo de ingressarem no Ensino Superior, apresentam dúvidas simples, como o que é TCC? O TCC é uma avaliação feita no último ano da faculdade quando o estudante já apresenta uma boa base sobre a sua área de atuação e pode realizar uma pesquisa aprofundada sobre um determinado assunto relacionado ao curso.

De modo geral, os graduandos têm uma certa liberdade para escolher o tema do seu interesse, mas é importante que esteja ligado a algum campo do conhecimento visto no decorrer da faculdade. O intuito é realmente colocar os aprendizados adquiridos ao longo dos estudos em prática e aprender como elaborar pesquisas sobre qualquer assunto.

Além disso, é no TCC que o estudante avalia a sua capacidade de unir teoria e prática, entre outras habilidades que envolvem a construção do trabalho. Normalmente, é preciso entregar um material escrito e fazer uma apresentação da atividade para uma banca de professores e avaliadores.

Nessa etapa, o graduando deve expor as suas ideias e destacar os pontos principais do TCC. A nota final considera uma série de fatores, como desenvoltura, clareza na escrita, aprofundamento do conhecimento, entre outros. É nesse momento que a banca examinadora decide pela aprovação ou não do estudante que está prestes a obter o diploma.

Toda faculdade tem TCC obrigatório?

Grande parte dos cursos de graduação exige o TCC como atividade obrigatória para a formatura. No entanto, o Ministério da Educação (MEC) não determina a apresentação do TCC como requisito para o diploma de nível superior. Essa é, na verdade, uma decisão opcional do planejamento curricular de cada instituição de ensino.

Mesmo assim, caso a faculdade imponha o TCC como obrigatório, você deve apresentar o trabalho para se formar. Cada instituição e modalidade de ensino conta com regras e formatos específicos para cada curso, até mesmo porque existem tipos de TCC com propostas diferentes.

Para que ele serve?

O TCC nada mais é do que uma avaliação em que o estudante apresenta os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, unindo a teoria e a prática em um projeto de pesquisa. O tema desenvolvido no TCC, então, precisa ser relacionado à área de estudo, apresentando um material interessante e exclusivo, de autoria do candidato ao diploma.

É uma oportunidade de demonstrar que o graduando está preparado para a formatura e para ingressar no mercado de trabalho. O TCC é ainda mais relevante para as pessoas que desejam seguir na carreira acadêmica, como professores universitários e colaboradores de faculdades.

Quais são os tipos de TCC?

Existem alguns tipos de TCC, sendo que cada instituição de ensino tem liberdade para determinar o modelo mais adequado para seus cursos de nível superior. Veja quais são os principais formatos de trabalhos exigidos!

Monografia

A monografia é um dos tipos mais comuns de TCC. O objetivo é que você produza um material aprofundado sobre um determinado objeto de estudo, identificando hipóteses, criando argumentos e possíveis conclusões ao término da pesquisa. Um exemplo de monografia, como no caso do curso de Nutrição, é na área da segurança alimentar.

Estudo de caso

Já o estudo de caso é um TCC em que o estudante deve realizar atividades práticas, e não somente um estudo teórico. Nesse caso, é preciso levantar uma pesquisa, mas o graduando tem a liberdade de demonstrar o trabalho em um formato diferenciado da parte escrita, como vídeo e áudio.

Artigo acadêmico

O artigo acadêmico é, basicamente, um artigo de opinião, por isso não se difere muito de uma monografia. A diferença está no formato de entrega do trabalho, até porque a pesquisa continua sendo essencial, mesmo que o resultado apresentado seja mais sucinto e simples de ser feito.

Quais cursos precisam de TCC?

Mesmo que a exigência da realização do TCC seja optativa, a obrigatoriedade ou não depende das decisões de cada instituição de ensino, tanto pública quanto particular. Cabe a cada faculdade julgar se o trabalho é fundamental para a formação dos estudantes.

Mesmo que o MEC não imponha a obrigatoriedade do TCC, grande parte das instituições no país acabam optando pela sua realização. O TCC é normalmente aplicado para as modalidades de bacharelado e licenciatura. Já os cursos tecnólogos podem ou não ter TCC.

Quais cursos não precisam de TCC?

As graduações de nível tecnólogo, ou seja, de curta duração, tendem a não exigir o TCC como atividade fundamental para a formação. Isso porque é uma modalidade de estudo direcionada a quem deseja obter o diploma e ingressar rapidamente no mercado de trabalho.

Caso o tecnólogo exija o TCC, a avaliação é feita de forma simplificada, em forma de artigo acadêmico ou estudo de caso. Outro ponto é que você pode optar em fazer o TCC no formato de monografia, caso queira se aprofundar em um tema de pesquisa específico da sua área.

Nos cursos EAD, os graduandos desenvolvem suas teses por conta própria, apenas com o auxílio de um professor-orientador. Os encontros são feitos via plataforma digital ou videoconferência, mas a apresentação do TCC costuma acontecer de forma presencial.

Agora que você já sabe que nem toda faculdade tem TCC, fica mais simples tomar a decisão pelo Ensino Superior, não é mesmo? Antes de se matricular em uma graduação, verifique com a faculdade quais são os tipos e formatos de TCC exigidos e como é o apoio para realizar o trabalho.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e assine agora mesmo a newsletter da EAD UniCesumar para ficar por dentro de todas as nossas novidades!

Avalie este post

Comentários

Comentários