Você adora entender mais sobre o poder dos alimentos e como nossos hábitos à mesa conseguem influenciar o bem-estar? Curte ler as combinações mais poderosas de comidas e que vão resultar em saúde e longevidade pra todo mundo? Se respondeu “sim” a essas questões, não há dúvida de que já pensou em cursar uma faculdade de Nutrição.

O legal dessa graduação é que você consegue atuar em diferentes áreas: para além de prescrever dietas para quem deseja ganhar ou perder peso, é possível, por exemplo, trabalhar na indústria alimentícia, elaborando novos produtos ou aperfeiçoando os que existem.

Além disso, essa formação gera uma sensação recompensadora de ajudar o próximo; afinal, seu trabalho traz mais saúde, bem-estar e autoestima ao público.

Mas como é fazer uma faculdade de Nutrição? E após a graduação, quais são as possibilidades do mercado? Trazemos todas essas respostas a seguir. Acompanhe pra saber se essa deve ser a sua futura profissão!

Como é o curso de Nutrição?

Ao se formar na faculdade de Nutrição, você tem todo o poder de transformar e melhorar os hábitos alimentares da sociedade, seja prescrevendo dietas, trabalhando na indústria, atuando com pesquisas, empreendendo em negócios do ramo alimentar etc.

Dessa maneira, durante os 4 anos do curso, você estuda matérias que lhe trazem embasamento para tanto — claro, existem variações nessas disciplinas, mas, na EAD UniCesumar, você estuda desde fisiologia humana até empreendedorismo, o que lhe permite sair com uma visão bastante completa quanto à profissão escolhida.

Muita gente fica na dúvida entre Nutrição e o curso de Segurança Alimentar. Nesse caso, saiba que este último trabalha mais os processos industriais, como higiene, biossegurança e tecnologia dos alimentos, enquanto a Nutrição tem o poder de trazer mais saúde e melhorar a vida das pessoas a partir de boas escolhas nutricionais.

Existe faculdade de Nutrição EAD?

Em geral, pessoas que se interessam por cursos da área da saúde ficam na dúvida sobre se é possível fazer uma graduação online. Na EAD UniCesumar, você tem essa opção!

Por meio de uma metodologia híbrida, ao escolher a Nutrição, é possível estudar diversas matérias mais teóricas pela internet, o que lhe traz flexibilidade no dia a dia. Além disso, permite que cada um imprima um ritmo próprio na hora de estudar, e ainda será possível estudar em casa, evitando trânsito e ganhando tempo só pra você.

Mas, se você preza pelo networking e contato com outros alunos, lembre-se de que também terá aulas presenciais, que favorecem essa aproximação. Nesses momentos, você vai fazer aulas práticas, com atividades em grupo e metodologias de aprendizado ativo. Tudo isso ajuda demais no seu currículo e na busca por estágios durante a graduação.

Quais são as principais matérias estudadas no curso?

Como falamos, as matérias podem variar um pouco entre as faculdades de Nutrição. Aqui com a gente, você estuda:

  • Anatomia Humana;
  • Saúde Coletiva;
  • Microbiologia dos Alimentos;
  • Tecnologia dos Alimentos;
  • Avaliação Nutricional;
  • Empreendedorismo;
  • Psicologia Aplicada à Saúde;
  • Dietoterapia;
  • Nutrição Humana;
  • Marketing da Nutrição, entre outras.

Você deve ter percebido que as áreas abordadas são diversas, o que faz com que o aluno de Nutrição da EAD UniCesumar passe por diferentes campos de atuação, agregando muito conhecimento ao seu processo formativo.

Qual é o perfil do aluno que cursa Nutrição?

Até agora, você gostou das disciplinas e das possibilidades como nutricionista, mas ainda não tem certeza se a profissão tem tudo a ver com seu perfil? Não por isso! A seguir, ajudamos você a entender esse ponto a partir de alguns questionamentos. Vamos lá?

Você gosta de lidar com pessoas?

Se respondeu que sim, a faculdade de Nutrição é um bom caminho. Afinal, você trabalha com pessoas o tempo inteiro, sejam pacientes, fornecedores, grupo de trabalho etc. Então, deve saber ouvir, dar bons feedbacks e ter um relacionamento saudável com todos, ok?

Interessa-se por pesquisar e aprender mais?

O nutricionista precisa se atualizar sempre, seja para entender as novas tendências de mercado ou estar a par de pesquisas científicas que vão mudar alguns processos de sua atuação. Por isso, supervale ler bastante, fazer pós-graduações e participar de congressos!

Tem empatia e boa comunicação?

Colocar-se no lugar de seus pacientes é um ótimo caminho para prescrever as melhores dietas e entender por que uma ou outra recomendação não deu certo. Também é preciso saber falar com cuidado, juntando os conhecimentos da faculdade, mas sem deixar pra trás o tom acolhedor.

Pensa de maneira criativa?

A criatividade ajuda nas diversas áreas de atuação de um nutricionista — seja ao criar um cardápio ótimo e que esteja de acordo com o dia a dia do paciente, seja pesquisando para a criação de produtos, por exemplo. Por isso, reforçamos de novo que, quanto mais leituras e cursos, mais fácil você vai juntar uma boa bagagem, tornando mais fácil encontrar boas soluções para cada caso.

E quanto às áreas de atuação para quem se forma em Nutrição?

Agora que você entendeu bem o perfil indicado para se fazer uma faculdade de Nutrição, confira as áreas de atuação que mais estão em alta:

  • nutrição clínica: aqui, você faz atendimentos individualizados, para que as pessoas possam ter mais saúde a partir de um cardápio personalizado;
  • nutrição esportiva: você pode ajudar atletas e times inteiros a melhorar a performance por meio de uma dieta e suplementação mais adequadas;
  • nutrição coletiva: é possível trabalhar em empresas, hospitais, escolas e restaurantes, entre outros, pensando em pratos que tragam mais disposição e saúde a todos;
  • indústria alimentícia: como é um mercado amplo, você acaba tendo muito campo, seja para criar produtos ou aperfeiçoar os que já existem;
  • pesquisa: também é uma opção trabalhar com pesquisa, seja para universidades, órgãos de governo ou empresas;
  • marketing nutricional: você atua com a equipe de comunicação e marketing, identificando a forma mais fiel e correta de trazer relevância a um produto.

A faculdade de Nutrição é uma opção empolgante para quem busca o bem-estar das pessoas e se interessa pela área da saúde. Outro fator a ser considerado é que você pode atuar em diferentes áreas, aprendendo sempre mais!

E então, as possibilidades da faculdade de Nutrição da EAD UniCesumar lhe interessaram? Aproveite para se inscrever em nosso vestibular e dar um passo importante na sua vida profissional!

Avalie este post

Comentários

Comentários