A Segurança Alimentar é essencial para a vida de todos. Com os conhecimentos certos, desenvolve ações que garantem a qualidade dos produtos que chegam à mesa — e à boca — dos brasileiros. Tanto o que você consome em casa quanto o que come na rua, normalmente, passa por tal etapa.

Mas sabia que, mais que consumidor, é possível se tornar o profissional por trás dessa atuação?

Com uma graduação na área, você estará preparado para controlar e acompanhar todas as qualidades dos alimentos processados.

Se tiver ficado com interesse nessa alternativa, continue a leitura e veja como são o curso e o mercado de Segurança Alimentar!

Segurança Alimentar - CTA2

O que faz um profissional da área?

Quem conclui a graduação nesse segmento pode atuar em diversos cargos. É possível, por exemplo, acompanhar a fase produtiva nas indústrias. A intenção é garantir que o produto final tenha a qualidade desejada — ou obrigatória, se for o caso.

O profissional também age nas outras etapas logísticas, do armazenamento à entrega e venda. Como é o especialista em garantir a proteção dos ingredientes e a saúde de quem come, sua atuação é fundamental.

A Segurança Alimentar aparece, ainda, em diversos tipos de estabelecimento. Padarias, restaurantes e até hotéis devem seguir regras específicas, bem como supermercados. Então, o responsável deve estar atento para garantir que não existe nenhum ingrediente contaminado ou que não oferece aquilo que deveria.

Como é a graduação em Segurança Alimentar?

O curso tem o objetivo de garantir a capacitação completa em todos os temas que influenciam o cotidiano do setor. Ao receber o diploma, você está estará preparado para atuar na área e cumprir as exigências para todos os profissionais do ramo.

Quer saber quais são as principais disciplinas do curso? Veja, a seguir, os principais assuntos abordados na graduação em Segurança Alimentar.

Gestão da Qualidade

Cuidar da qualidade de processamento é uma das responsabilidades do graduado. Essa disciplina apresenta as técnicas e os métodos que garantem a padronização e o alcance dos resultados esperados.

Administração da Produção

Para que o profissional possa atuar diretamente na indústria, deve entender todo o contexto produtivo. A matéria trata exatamente dessa questão, com todos os truques e métodos de administração e avaliação dos processos.

Controle da Qualidade e Metrologia

De volta à qualidade, é fundamental ter informações precisas. Saber como medir os desvios de produção e usar ferramentas estatísticas é importante, o que torna essa matéria uma das principais do curso.

Gestão de Estoques, Armazenagem e Movimentação

Como dissemos, o graduado em Segurança Alimentar também pode atuar no restante da cadeia logística. Isso faz com que seja indispensável saber tudo sobre como guardar, transportar e dispor os componentes. Tudo isso para evitar que os produtos estejam contaminados.

Impactos na Saúde Vinculados à Alimentação

A alimentação tem o papel de nutrir o organismo, mas também gera muitos outros efeitos no corpo. A deficiência de nutrientes, por exemplo, pode causar doenças crônicas, enquanto o consumo excessivo de gorduras aumenta o risco de certos quadros. Ao entender as particularidades de cada tipo de alimento, você saberá quais características são indispensáveis.

Biossegurança da Cadeia de Alimentos

Desde a colheita do ingrediente principal à venda para o consumidor, os alimentos passam por muitas etapas. Se uma delas tiver problemas, toda a segurança é comprometida.

Será o seu papel como atuante na área evitar que contaminações aconteçam, o que faz com que entender sobre biossegurança seja indispensável.

Segurança Alimentar - mercado

Microbiologia, Toxicologia e Doenças Transmitidas por Alimentos

Você sabia que já teve gente que morreu por comer um macarrão estragado? Certos ingredientes podem gerar muitas infecções e outras doenças.

Como nenhum risco deve ser ignorado, o ideal é conhecer os quadros e saber como evitá-los com as medidas adequadas.

Química e Análises Químicas em Alimentos

Mas como ter a certeza que está tudo adequado com determinado produto? Com as análises específicas, é claro! Você descobrirá como utilizar a química a seu favor e aprenderá a interpretar os resultados obtidos nos estudos.

Tecnologia de Alimentos

Imagine envolver química, nutrição, bioquímica e controle de qualidade em uma só caixinha. Pensou? Pois essa é a proposta da matéria. Ela apresenta todas as técnicas e processos industriais e a evolução quanto a tal aplicação.

Segurança Alimentar nas Cadeias Produtivas e na Indústria de Alimentos

Para ter a certeza que o segundo setor tem agido corretamente, essa disciplina traz todas as “regras” para manter a segurança na indústria. Assim, você tem a chance de dar as orientações necessárias para criar cadeias produtivas completas e que atendem às exigências.

Segurança Alimentar em Bares, Restaurantes, Hotéis e Comidas de Rua

Como falamos, os estabelecimentos ligados à comida também não ficam de fora. Então, a disciplina traz os conhecimentos necessários para garantir a Segurança Alimentar desde restaurantes finos até barraquinhas de rua.

Higiene e Legislação — Sistemas de Segurança Alimentar

E boa parte das medidas está ligada a uma questão principal: a legislação. Hoje, o Brasil já conta com regulamentações e boas práticas — especialmente dadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Conhecer as regras e os sistemas de segurança é essencial para ter bons resultados.

Essas não são as únicas disciplinas de um curso de qualidade. Também há outros estudos na área, entre os quais estão:

  • Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas;
  • Administração da Produção;
  • Formação Sociocultural e Ética I e II;
  • Impactos da Globalização no Contexto da Segurança Alimentar;
  • Tópicos Especiais em Segurança de Alimentos.

Por que escolher um curso EAD?

Para ter sucesso na área, é essencial fazer uma graduação robusta e de qualidade. Mas você sabia que não precisa ficar preso a uma alternativa presencial? Na verdade, a modalidade EAD é uma opção vantajosa e cheia de potencial!

Nesse tipo de curso, o estudo tem o auxílio da internet. As aulas transmitidas podem ser vistas quando quiser ou puder, o que permite unir capacitação e trabalho, por exemplo. Ao mesmo tempo, não há falta de estrutura. Há biblioteca virtual, ambiente para tirar dúvidas e até polos presenciais.

Com essa escolha, é possível conseguir o seu diploma EAD sem deixar de lado a conveniência e os seus compromissos.

Segurança Alimentar: uma área em crescimento

A Segurança Alimentar é um tema importante em nosso cotidiano e oferece boas oportunidades de trabalho. Com a graduação, que pode ser feita a distância, você tem a chance de mergulhar nesse ramo e aproveitar as possibilidades!

Que tal conhecer a graduação EAD em Segurança Alimentar da Unicesumar e começar a se preparar para o futuro?

Segurança Alimentar - CTA1

Avalie este post

Comentários

Comentários