No texto de hoje, a equipe da EAD Unicesumar conversou com Arthur Dias Mendoza. Ele é aluno do curso de Engenharia de Software EAD do polo de Foz do Iguaçu-PR e, concomitantemente, cursa Medicina na Universidade Federal da Integração Latino-Americana em Foz do Iguaçu -UNILA.

A seguir, ele descreve mais sobre suas duas paixões.

arthur3Arthur conta que cursar Medicina foi uma das decisões mais complexas que tomou até hoje. Ele assume ser fascinado pelas ciências médicas, um interesse tão grande quanto por tecnologia. Em 2012, quando ainda estava no ensino médio, seu pai foi diagnosticado com uma doença autoimune degenerativa de difícil controle. Naturalmente, sua vida familiar viu-se tomada por uma jornada em busca de conhecimento e tratamento para as doenças. Esta jornada, durante a infância e adolescência despertou em Arthur o interesse pela área da saúde.

Além da área médica, Arthur também é fascinado pela informática. Tanto é que a sua primeira aprovação foi para o curso de Ciência da Computação, enquanto aguardava o resultado dos outros vestibulares. E, assim, o momento tão esperado chegou: obteve aprovação nos dois cursos. Naquele momento, optou pelo curso de Medicina na UNILA, onde está há quase quatro anos.

Ele descreve que a medicina é uma área incrível, que de fato exige muita dedicação daquele que estuda, mas não queria abrir mão de tudo o que aprendera no curso técnico integrado na área da informática no Instituto Federal do Paraná, que o ensinou a programar, projetar e trabalhar com softwares. Gostava daquilo provavelmente pelo mesmo motivo que o instigava a estudar de medicina: poderia solucionar problemas. Apesar de não ter finalizado o técnico,  começou a planejar a segunda graduação.

cta2-eng-software

Muitas pessoas questionaram se conseguiria realizar duas graduações simultaneamente. Sua mãe e maior incentivadora argumentou: “Se muitos brasileiros conseguem trabalhar 8 horas por dia e ainda concluir um curso superior, você também conseguirá”. “Essa escolha me rendeu um dos maiores aprendizados que já tive”, conta o aluno.

arthur1

Ele procurou diversos cursos em várias instituições que trouxessem o que precisava: flexibilidade. A Unicesumar possui um polo de apoio presencial para modalidade a distância em Foz do Iguaçu. “Muitos dos meus colegas do ensino médio estudam da Unicesumar”, comenta Arthur. Como já tinha visitado a matriz da instituição no começo de 2015 e ouviu boas recomendações, optou pela modalidade a distância do Bacharelado em Engenharia de Software.

“Ao longo da graduação na Unicesumar, eu tenho sido constantemente surpreendido com a qualidade do ensino e dos professores. Desde os ambientes virtuais de aprendizagem aos livros impressos que recebo para cada um dos módulos. Os docentes têm mostrado qualidades excelentes e têm preparado material irretocável, numa busca nítida pela melhora constante do ensino”, fala Arthur.

O Arthur está na fase do TCC no curso, onde se diz premiado com sua orientadora, Elaine Moreira. Ele explica que dela sempre tem rápidas respostas, sugestões pontuais ótimas e a certeza de que está bem servido com essa qualidade de trabalho.

Seu TCC surgiu de uma amizade antiga com uma ex-professora, Ana Paula Wauke, que está cursando doutorado em Psicologia da UFRGS, e propôs uma parceria para juntos trabalharem no desenvolvimento de um aplicativo com exercícios que ajudem no desenvolvimento cognitivo de crianças com discalculia (um transtorno de aprendizagem que afeta a habilidade matemática). Vendo a possibilidade de trabalhar academicamente com o tema (e sendo ele de uma área que muito agrada o aluno: a integração entre a saúde e a informática), após ouvir a opinião da professora Elaine, optou por desenvolvê-lo.

A própria professora Elaine, após receber a primeira versão do TCC, foi quem sugeriu que ele inscrevesse o projeto na Startup Garage, uma aceleradora criada pela parceria Unicesumar/SEBRAE. Ela deu o pontapé inicial que motivou o aluno a mergulhar de cabeça na ideia. Além disso, apresentou Arthur aos seus parceiros na empreitada, o professor Marcelo Correia dos Santos e a professora Iara Carnevale de Almeida. A startup que eles idealizaram (a Cognitiva Labs) ainda está em fase de desenvolvimento e planejamento. A proposta principal é criar soluções móveis que possam auxiliar pessoas com transtornos de aprendizagem utilizando o melhor da evidência científica disponível, disseminando produtos acessíveis e que levem a uma melhor integração social (nas escolas e no mercado de trabalho) destes indivíduos.

arthur2“Graças ao apoio da Unicesumar à nossa ideia, estou participando dos encontros que acontecem aos sábados em Maringá. Tem sido uma experiência muito enriquecedora. Isto abriu meus olhos para uma grande área sobre a qual pouco aprendemos na academia: o empreendedorismo. Minha mais nova paixão tem sido estudar processos de gestão de novas ideias, em resumo: como implementar projetos inovadores. Contamos com aulas dinâmicas e consultores experientes, em um espaço excepcional que a Unicesumar Empresarial oferece”, diz o aluno do curso de Engenharia de Software.

Sobre planos para o futuro, ele diz que seu principal objetivo é aprender a partir das experiências que vem tendo. Um grande sonho para ele também é viabilizar a Cognitiva Labs, desenvolver seus produtos e continuar trabalhando com os profissionais excelentes com os quais está tendo contato.

“Se pudesse deixar uma mensagem de motivação para os que chegaram até aqui seria: não desista, não acredite nos limites que os outros dizem que você tem – encontre os seus próprios. E para todos os estudantes da informática, e especialmente para aqueles da área da saúde: ‘pensem além da caixa’. A informática médica e a informática em saúde são áreas em plena expansão. As soluções para os nossos problemas não vão aparecer em um passe de mágica – temos que buscá-las, encontrá-las e aplicá-las – sem nunca perder a humanidade que nossos trabalhos requerem que tenhamos”, finaliza o aluno.

A Unicesumar deseja muito sucesso na trajetória do aluno. É sempre uma alegria poder compartilhar uma história assim!

cta2-eng-software

Faça Engenharia de Software a distância.

Visite o site e tenha mais informações sobre o curso

 

 

 

 

Avalie este post

Comentários

Comentários