O curso de Gestão Ambiental EAD é a opção certa para quem gosta de estudar o meio ambiente e tem facilidade para lidar com vários times de trabalho. Na graduação, os estudantes desenvolvem as aptidões necessárias para executar e planejar atividades de recuperação e diagnóstico de áreas degradadas.

A profissão é bastante promissora dentro do ramo ambiental, oferecendo vagas de trabalho em propriedades rurais, ONGs, mineradoras, entre outros. Assim, os recém-formados já saem da faculdade preparados para atender o mercado de trabalho e suas exigências.

Quer conhecer mais sobre o curso, o que faz o profissional e suas áreas de atuação? Então acompanhe a leitura a seguir!

O que faz um gestor ambiental?

Podemos compreender o papel de um gestor ambiental como o de um administrador do meio ambiente. Isso porque ele é encarregado de tomar decisões relacionadas à exploração de recursos naturais e aos impactos das atividades produtivas nesse meio.

Apesar de muita gente achar que os profissionais são responsáveis por trabalhar com animais, a sua atuação vai além: eles prestam consultoria e licenciamento ambiental e planejam projetos para recuperar áreas degradadas a partir do manejo, controle de processos erosivos e reflorestamento.

Ou seja, a sua atuação é direcionada para reduzir os impactos provocados pelas empresas e pelo homem no meio ambiente, além de buscar soluções para que exista o aproveitamento adequado dos recursos naturais. Logo, você pode trabalhar no terceiro setor, em órgãos públicos e em corporações privadas.

Como é a graduação de Gestão Ambiental EAD?

A faculdade de Gestão Ambiental EAD faz parte dos cursos de Gestão da UniCesumar que têm duração de 2 anos. Ela é do tipo Tecnólogo, voltado, principalmente, para o mercado de trabalho.

O objetivo é formar profissionais capazes de cuidar das relações existentes entre a natureza e os seres humanos. Ou seja, os gestores devem desenvolver um sistema administrativo empresarial que seja focado na sustentabilidade do negócio.

Assim, a graduação na área é a melhor alternativa para quem quer se qualificar e virar um profissional de destaque. No EAD UniCesumar, você estudará matérias práticas e teóricas em que são apresentadas algumas noções de planejamento urbano e Ecologia, por exemplo.

Além disso, o curso é dividido em módulos, cada um deles com 3 conteúdos, para você estudar tudo com muita calma, no seu tempo. Aqui também é possível se desenvolver com aulas sob demanda e ao vivo, disponíveis dentro do ambiente virtual de aprendizagem.

Tudo isso possibilita que o estudante tenha uma formação multidisciplinar e completa. Confira, a seguir, algumas das disciplinas estudadas na faculdade de Gestão Ambiental da Uni:

  • Economia e Sociedade;
  • Administração Empreendedora e Qualidade;
  • Educação Ambiental;
  • Estatística;
  • Biologia e Biodiversidade;
  • Fundamentos da Gestão Ambiental;
  • Fundamentos da Química Ambiental;
  • Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho;
  • Ecologia Aplicada;
  • Qualidade e Certificação Ambiental;
  • Gestão de Recursos Naturais;
  • Geoprocessamento Aplicado a Estudos Ambientais;
  • Estudos e Impactos Ambientais;
  • Legislação Ambiental;
  • Gerenciamento de Resíduos;
  • Gestão de Projetos Ambientais.

Quais são as possíveis áreas de atuação para o formado?

A falta de profissionais qualificados e a preocupação com o meio ambiente faz com que o mercado de trabalho para o gestor ambiental esteja em expansão. Além disso, é possível escolher uma área de atuação em alta para atuar. Quer saber quais? Veja a seguir!

Consultoria Ambiental

Nesse campo, os gestores avaliam os danos provocados por construções ou projetos. A consultoria também abrange planos de gerenciamento de resíduos, realização de um programa de tratamento de efluentes e documentos necessários para uma empresa continuar em atividade.

Extração de recursos naturais

O processo de exploração dos recursos naturais deve ser feito com a ajuda de técnicas que possam minimizar os impactos ambientais. Nesse caso, os gestores ambientais analisam as áreas a serem exploradas e definem os procedimentos a serem usados.

Outra atividade essencial do trabalho é o planejamento de ações que serão implantadas depois da extração de recursos para reverter os danos à natureza.

Educação Ambiental

Se você curte a área do ensino, a educação ambiental é uma ótima opção. O curso de Gestão Ambiental forma pessoas responsáveis pela preservação e conscientização em relação ao meio ambiente. Os ensinamentos são fundamentais para a educação de crianças, jovens e adultos.

Às duas atuações caminham juntas: para se fazer uma boa gestão ambiental é importante também conhecer o conceito de educação ambiental e o seu papel na sustentabilidade.

Por que investir no curso de Gestão Ambiental EAD?

Todas as áreas relacionadas ao meio ambiente prometem boas oportunidades para o futuro. Até porque a nossa sociedade exige cada vez mais ações que ajudem diretamente na redução da degradação da natureza e dos impactos ambientais.

A legislação brasileira faz com que a atuação do profissional seja cada vez mais presente. Inclusive, cabe às companhias desenvolverem um meio eficiente para cuidar de maneira correta dos recursos naturais, contratando colaboradores qualificados e experientes.

De modo geral, o gestor ambiental atua em todos os lugares ou empresas que precisam de mão de obra qualificada para executar e planejar programas direcionados à reciclagem, educação ambiental etc. Logo, a carreira é considerada uma das mais promissoras e conta com ótimos salários: a média é de R$ 3.618,73 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais!

Assim, não vai perder a chance de ter uma profissão estável e bem remunerada, não é mesmo? Para se dar bem no mercado e ter a vida de universitário dos sonhos, é essencial escolher uma faculdade de excelência para estudar, que conte com professores capacitados e uma boa avaliação do MEC.

O EAD UniCesumar tem tudo isso e muito mais! A nossa instituição de ensino é uma das mais conceituadas do país e oferece uma metodologia intuitiva, com ferramentas como robótica, inteligência artificial, recursos 3D e realidade aumentada. Essas vantagens fazem com que você tenha uma experiência prática e imersiva, que o torna protagonista do aprendizado!

Agora que já sabe como é o curso de Gestão Ambiental EAD, lembre-se de que a qualidade do ensino faz toda a diferença em sua formação. Portanto, escolha uma faculdade renomada, que oferte diferenciais exclusivos aos seus estudantes!

Gostou de conhecer o curso de Gestão Ambiental da Uni? Então não perca mais tempo: #partiu se inscrever no nosso vestibular!

Comentários

Comentários