A UniCesumar é reconhecida como uma das melhores faculdades do Brasil, sendo a melhor instituição da Região Sul, com destaque na modalidade EAD. Ainda assim, é natural se deparar com algumas dúvidas sobre seus cursos e a própria organização. Uma pergunta frequente, por exemplo, é se a UniCesumar é reconhecida pelo MEC.

Pensando nisso, criamos este post especial com tudo o que você precisa saber sobre a instituição, sua infraestrutura, o nível de qualidade dos cursos e os motivos desse sucesso. Confira!

A UniCesumar é reconhecida pelo MEC?

Sim. Criada em 1999, a UniCesumar é reconhecida pelo Ministério da Educação desde então. Presente em mais de 700 cidades por todo o país, o apreço pela qualidade fez com que outros resultados ainda melhores fossem alcançados.

Em 2019, o centro universitário alcançou o reconhecimento do MEC para se tornar uma universidade. Além disso, a UniCesumar recebeu nota 5 na avaliação do ministério — o valor mais alto que uma instituição de ensino superior pode conquistar.

O sistema de notas do MEC

A avaliação tem um sistema de notas que vai de 1 a 5, além de ser feita a partir de diferentes critérios, incluindo a visita de avaliadores aos prédios da instituição. São observadas questões como a infraestrutura, o quadro de professores e as condições pedagógicas.

Tudo isso é avaliado durante três dias. No caso da UniCesumar, a nota máxima do MEC representa o reconhecimento do Ministério da Educação de que a instituição atende a todos os critérios com excelência, alcançando o mais alto padrão de qualidade esperado de uma instituição de ensino superior.

Tanto os cursos a distância quanto os presenciais oferecidos se enquadram nesse padrão. Vale destacar que a nota do MEC é um dos principais critérios que os estudantes têm à disposição para avaliar o nível de qualidade de uma instituição na hora de escolher onde fazer faculdade.

O reconhecimento pelo órgão é fundamental, pois é o que valida o diploma oferecido. Para complementar, os fatores avaliados influenciam diretamente a formação do profissional que atuará no mercado depois da graduação ou pós-graduação. Quanto mais alta a nota, melhor a perspectiva para o ex-aluno.

De fato, os profissionais formados na UniCesumar são vistos com bons olhos pelo mercado.

Como é a infraestrutura da instituição?

Uma boa maneira de entender a qualidade da UniCesumar é olhar mais de perto para a infraestrutura da instituição em Maringá, Curitiba, Londrina e Ponta Grossa, por exemplo. Em Maringá, o campus impressiona pelo tamanho. A modalidade EAD conta com 11 estúdios desenvolvidos especificamente para a transmissão de aulas.

A UniCesumar acredita que uma sala de aula preparada e um ambiente responsivo sejam fundamentais para garantir a qualidade das atividades realizadas com os estudantes. Essa mesma proposta é levada para todos os estados do país, nas mais de 700 cidades nas quais a universidade mantém um polo de ensino.

Em Maringá, o campus conta, ainda, com:

  • TV e Rádio UniCesumar;
  • Minishopping;
  • livraria do campus;
  • clínica de odontologia;
  • sala adaptada para ensino e prática de música;
  • Museu UniCesumar da História de Maringá;
  • auditórios para palestras e eventos;
  • hospital veterinário;
  • biblioteca;
  • farmácia-escola;
  • agência de viagens;
  • áreas de leitura;
  • laboratório de manutenção de aeronaves;
  • restaurante-escola;
  • hotel;
  • diversos laboratórios para as mais variadas áreas de estudo.

Além da infraestrutura, outros fatores ajudam explicar por que a UniCesumar é reconhecida como uma das melhores instituições de ensino do país. Continue a leitura!

Quais são os diferenciais que colocam a UniCesumar no ranking de melhores universidades?

A qualidade do corpo docente é um primeiro ponto a ser destacado: 80% dos professores são mestres e doutores. Além de apoio total aos estudantes dentro e fora da sala de aula, a fim de ajudá-los na jornada de formação profissional, a UniCesumar tem parcerias com instituições internacionais para promover oportunidades de aprendizagem ainda melhores.

No quadro docente, os alunos encontram o conhecimento que só especialistas têm a oferecer, além da experiência de mercado, que faz toda a diferença para quem quer sair do curso preparado para atuar profissionalmente. Vale destacar que o mesmo nível de qualidade é oferecido nos cursos presenciais e no EAD.

A modalidade de ensino a distância é, de fato, um dos destaques da UniCesumar — tanto que o próprio MEC reconhece a universidade como a melhor do Brasil nesse quesito. Hoje, são mais de 250 mil estudantes matriculados nos cursos EAD.

Bolsas de estudo

Um diferencial valioso da Uni é a oferta de bolsas de estudo que ajudam os estudantes a pagar a faculdade. O Bolsa Convênio, por exemplo, é um programa de fomento à educação superior oferecido a colaboradores de empresas e instituições parceiras da UniCesumar. São mais de 7.000 organizações conveniadas.

As bolsas de iniciação científica, por sua vez, dão ao estudante uma remuneração durante a execução de um projeto de pesquisa em parceria com um professor ou grupo. Além de ganhar experiência e se familiarizar com as práticas científicas, você recebe uma bolsa para facilitar sua vida durante esse período tão importante da sua formação profissional.

Outros programas, como a Campanha ENEM, o ProUni, o Bolsa Família e o Sempre em Dia, também podem ser solicitados pelos estudantes que se enquadrem nos requisitos de participação. Basta conferir as informações detalhadas no site da universidade.

Graduação e pós-graduação

Por fim, outro importante diferencial da UniCesumar é a ampla oferta de cursos de graduação e pós. Eles estão divididos em grandes áreas, como:

  • Tecnologia;
  • Gestão;
  • Educação;
  • Engenharias e Arquitetura;
  • Design;
  • Responsabilidade Social;
  • Alimentos e Bebidas;
  • Saúde e Bem-Estar.

As opções são ótimas tanto para quem pensa em conquistar o primeiro emprego, quanto para quem já está no mercado e quer aprimorar o currículo para alavancar a carreira. Vale a pena conferir os cursos no site da Uni.

Como você pôde ver, a UniCesumar é reconhecida pelo MEC com nota máxima — a qualidade está no DNA da instituição. A infraestrutura de ponta, o quadro de docentes e a variedade de cursos também são diferenciais valiosos. Então, coloque essas vantagens para trabalhar a seu favor e estude em uma das melhores universidades do país!

Se quer mais detalhes sobre como ser um estudante UniCesumar, entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Avalie este post

Comentários

Comentários