Oferecer melhores condições de vida para a família é uma das suas metas de vida? Saiba que você não está sozinho nessa! É natural a busca pela garantia de uma vida mais confortável e com mais oportunidades para todos. No entanto, nem sempre é fácil saber como fazer isso. Um dos melhores caminhos é a educação a distância.

Essa modalidade de ensino abre as portas do mercado de trabalho e pode ser a solução para quem está desempregado. Se você, por outro lado, já está exercendo uma atividade profissional, ela também pode ser extremamente útil no sentido de viabilizar promoções e aumentos salariais.

Veja nesse artigo 6 vantagens da educação a distância tanto para você quanto para a sua família.

cta1-ambiente

1. Mais tempo para aproveitar a família

Se você estiver disposto a fazer uma graduação por EaD, certamente precisará de muita dedicação e disciplina para conseguir alcançar os seus objetivos acadêmicos e profissionais.

No entanto, não podemos ignorar o fato de que você não terá o compromisso de ir para a faculdade todos os dias em um determinado horário, uma vez que assistirá às aulas em sua casa. Com toda a certeza, isso vai otimizar o seu tempo. Pense, por exemplo, que não será necessário passar horas no trânsito ou longe da sua família.

Com o ensino a distância, você tem liberdade para se organizar e escolher quais são os melhores horários para estudar. Se você tem filhos pequenos, por exemplo, pode espera-los adormecerem para então se dedicar às matérias.

Não se esqueça de que oferecer melhores condições para a sua família também significa estar presente! De nada adianta garantir a todos uma vida financeiramente estável se não dispor de tempo para passar momentos preciosos ao lado dele.

Justamente por oferecer essa flexibilidade de horários, a EaD é a modalidade de ensino mais indicada para quem já tem família e quer estudar. Uma das maiores vantagens proporcionadas pela educação a distância é a possibilidade de permanecer no ambiente familiar enquanto estuda. Certamente, isso não tem preço.

2. Economia

Quem tem família sabe bem que, assim como o amor, as despesas se multiplicam. Muitos pais, inclusive, acham aceitável abandonar a sua própria carreira acadêmica para poupar dinheiro para a educação dos filhos.

Hoje em dia, isso não é mais necessário, pois a economia é mais uma das vantagens da educação a distância. Você pode estudar e ainda contribuir com a formação do restante da sua família.

Explicamos: estudar em casa tem custos muito menores do que frequentar a universidade diariamente. Para começar, você não terá que gastar com gasolina ou transporte público e nem com a alimentação fora de casa.

Além disso, a própria mensalidade dos cursos a distância é inferior quando comparada aos cursos presenciais. No ensino presencial, o aluno não paga apenas pelo curso que ele está realizando, mas também arca com as despesas de manutenção da estrutura da faculdade.

Não são raros os casos em que o estudante paga até mesmo pelos outros cursos. Essa é uma política normal das faculdades. Por outro lado, na EaD, você paga apenas pelo conteúdo que recebe e isso faz com que as mensalidades fiquem bem mais em conta.

O material didático também já é incluso nesse valor, por isso, você não corre o risco de ser surpreendido por uma nova despesa que não havia programado até então. Com essa modalidade de educação, você pode ter acesso a um ensino de qualidade pagando um valor bem mais em conta, que não vai comprometer o seu orçamento familiar.

6 vantagens da educação a distância

3. Valorização do mercado

Foi-se o tempo em que o mercado de trabalho não via com bons olhos os candidatos que saíam do ensino a distância. Desde que a modalidade foi devidamente regulamentada pelo Ministério da Educação, em 2005, os empregadores passaram a aceitar muito bem os egressos da EaD.

Isso significa que você não precisa ter medo de investir tempo e dinheiro e não ter um retorno depois disso. Ao concluir uma graduação a distância, certamente você terá mais facilidades para conseguir um emprego ou para ser promovido na empresa em que já trabalha. Por consequência, terá um salário maior, melhorando seu poder aquisitivo.

Inclusive, depois de terminar o curo, o diploma que você recebe não tem diferença alguma se comparado ao de um curso presencial. Não existe nenhuma indicação de que você estudou a distância, justamente porque não se faz mais essa diferenciação.

Isso é tão verdadeiro que as próprias empresas estão adotando a EaD para promoverem cursos de capacitação e treinamentos para os seus funcionários.

4. Servir de exemplo

Ao apostar na educação continuada e seguir estudando, você está dando um exemplo para os seus filhos. Todos os pais incentivam os filhos a estudar e procuram deixar clara a importância da formação.

Mas, você sabe que o melhor ensinamento é aquele que vem pelo exemplo, ou seja, ao virem que você continua se preocupando em estudar, seus filhos vão associar que isso é realmente importante e provavelmente seguirão pelo mesmo caminho.

5. Atualização profissional

Independente da carreira que você siga, é natural que as coisas mudem ao longo do tempo: novos conhecimentos e práticas mais modernas e eficientes vão substituindo os antigos progressivamente.

Entre as vantagens da educação a distância está a possibilidade de se atualizar, de saber o que há de novo que você possa aplicar em seu trabalho. Isso faz com que você se torne um profissional diferenciado e com mais oportunidades.

6. Possibilidade de empreender

Se o seu sonho é abrir um negócio com a sua família, a EaD pode ser muito útil. Um curso a distância voltado para a área de administração, por exemplo, vai trazer todo o conhecimento que você precisa ter como base antes de colocar a mão na massa.

Ou, se preferir, você pode optar por um curso mais específico da área em que você deseja empreender, como ciências contábeis, por exemplo. Uma das vantagens da educação a distância pode ser a realização desse sonho!

E então, o que achou dos nossos argumentos? Deixe seus comentários e divida suas dúvidas abaixo!

cta2-ambiente

Avalie este post

Comentários

Comentários