Fazer um curso a distância pode ser a solução perfeita para sua rotina, uma vez que estudando no computador você vai para a sala de aula quando quiser com ajuda da tecnologia.

No entanto, ainda que estudar online facilita muito a sua rotina, é justamente na internet que estão muitas armadilhas para a concentração. Brasileiros passam em média 9 horas e 14 minutos conectados, segundo estudo feito em 2017 pela agência We are social e pela plataforma Hootsuite. O Brasil é o terceiro país que mais usa a web num ranking mundial.

Mas a internet pode e deve ser aliada de quem vai cursar uma graduação à distância. Para isso, basta adotar algumas atitudes simples ou usar programas e aplicativos que podem agilizar sua vida de universitário estudando no computador.

Confira as sete dicas que a gente preparou para você tirar o máximo proveito da tecnologia estudando no computador.

1. Ache o seu jeito de aprender

Cada pessoa tem seu próprio jeito de memorizar e absorver novos conteúdos. Estudando no computador você tem tempo e meios de entender de que maneira aprende melhor.

Algumas pessoas precisam ouvir o conteúdo, outras aprendem melhor assistindo a uma aula, outras ainda precisam assistir e fazer mil anotações e esquemas para fixar um assunto, outras gostam de ouvir música enquanto resolvem exercícios.

Então, ache o seu jeito de estudar sem as amarras da sala de aula tradicional.

2. Conforto

Encontre um lugar confortável onde você possa estudar. Pode ser em um ambiente mais tranquilo da sua casa, onde a conexão com a internet seja boa e você tem certeza de que não vai ser perturbado enquanto estiver estudando no computador.

Outra coisa para ficar atento é sua postura. Parece muito básico, não é?

Mas o jeito como você se acomoda para assistir às aulas também pode influenciar sua produtividade. Escolha uma cadeira ergonômica (em que ao menos os pés toquem o chão) e sente mais para trás com a coluna reta.

3.  Organize seu desktop  

Agora que você sabe como se ajeitar na frente do computador para render estudando, já pode começar, certo? Bem, se o seu desktop estiver bem organizadinho e com pastas com cada conteúdo numa ordem lógica, sim, você pode começar.

Caso contrário, tire cinco minutos para colocar seu computador em ordem. Criar um sistema simples de armazenamento de arquivos e tarefas vai facilitar muito sua vida quando você tiver que ficar algum tempo estudando no computador.

Algumas pessoas preferem organizar os assuntos em pastas com semestre, disciplinas e, dentro de disciplinas, cada conteúdo estudado. Outras preferem especificar ainda mais a organização em um fluxo de trabalho, que também inclui pastas para aulas, resumos e exercícios.

Aplicativos de estudo ajudarão você enquanto estiver estudando no computador

4. Use a tecnologia a seu favor

A rede ainda pode te dar uma mãozinha extra enquanto você estiver estudando no computador de várias maneiras. Você pode usar o Google Docs ou o Open Office para criar documentos online ou offline.

Para armazenar e compartilhar arquivos, há serviços de nuvem como o Google Drive, o Dropbox ou o 4Shared. Caso você queira elevar à máxima potência seus estudos, ainda pode concentrar a organização e planejamento em aplicativos como o AtéPassar ou o Planbook Edu.  

E, claro, se ficar alguma dúvida sobre o conteúdo, vá além da simples busca no Google. Aproveite os canais de comunicação que a universidade te oferece e contate professores por e-mail, chat ou pelo aplicativo para celular.

5. Crie micrometas

Dividir as tarefas em pequenas fatias pode tornar sua vida mais fácil quando você estiver estudando no computador.

Estabeleça níveis de prioridade para as aulas que tem que assistir, os trabalhos acadêmicos que precisa produzir, os itens que precisa revisar e estudar e trate cada um como se fosse uma pequena linha de chegada.

A ideia aqui é hackear o próprio cérebro: você pode ter um planejamento de entregas para o mês e dividir as mesmas por semanas, dias, horas e até minutos. Se os objetivos são pequenos passos que estão bem definidos, você não se apavora diante do tamanho da tarefa, consegue cumprir e, por consequência, se motiva ainda mais a concluir as etapas subsequentes.

Pronto, você criou uma mecânica de movimento e progresso!

6. Gerencie seu tempo

Mas se já tenho as micrometas bem definidas, não é óbvio que vou gerenciar meu tempo? Em parte, sim, porque você sabe o que tem que fazer. Só que a prática de quem está estudando no computador sozinho, sem ninguém olhando para cobrar o cumprimento de uma tarefa, pode ser prato cheio para distração.

Por isso, quando for planejar tarefas relacionadas ao seu curso online, seja realista sobre o tempo necessário para cada uma. Depois, é só controlar e seguir o tempo determinado para cada etapa.

E como fazer para focar, já que está estudando no computador com a internet cantando feito uma sereia a um clique de distância?

Algumas técnicas como a Pomodoro  (em que você executa uma tarefa por 25 minutos seguidos e faz uma pausa por 5 minutos) ou a dos Blocos de Tempo podem ajudar. Existem aplicativos para isso, mas funciona igual se você usar o cronômetro do celular ou um simples despertador.  

7. A rede é sua biblioteca

Esqueça a ideia de que ficar estudando no computador por conta vai ser um tédio. A internet pode ser o paraíso! A web derrubou muitas fronteiras, digitalizou e democratizou o acesso a livros, obras de arte, educação e conhecimento nos quatro cantos do planeta.

Você pode ler livros disponíveis gratuitamente em mais de 50 bibliotecas do mundo, encontrar diversos artigos científicos no Google Acadêmico, assistir a videoaulas na plataforma da universidade ou no YouTube para entender melhor um assunto, ouvir podcast em rádios online, no Spotify ou Deezer. Até a tradicionalíssima Encyclopædia Britannica está online! Aproveite!

Agora que você já sabe como pode render ao máximo estudando no computador, que tal começar?

Saiba mais sobre as dezenas de cursos de graduação a distância que a Unicesumar oferece clicando aqui.

cta2-ambiente

Avalie este post

Comentários

Comentários