Formação acadêmica: veja a diferença que ela faz na sua carreira 🎓

Está procurando emprego e quer sair na frente dos outros candidatos? O melhor jeito para ter sucesso profissional é apostar em uma boa formação acadêmica.

Com empresas cada vez mais exigentes, a qualificação é um fator decisivo na hora de escolher os profissionais. Ou seja, se você quer ter uma carreira de sucesso, fazer uma faculdade é o caminho!

Quer saber mais?

Veja, a seguir, como uma graduação ajuda você a se diferenciar no mercado e conheça todos os benefícios para o seu futuro.

unicesumar_cta_1_3_modelos_de_curriculo_para_encher_os_olhos_das_empresas

Formação acadêmica: a chave para se destacar

Quando o assunto é conseguir um emprego, ter um diploma de ensino superior faz uma diferença gigantesca.

Afinal, ele costuma ser o primeiro elemento do seu currículo a chamar a atenção dos recrutadores.

Ao abrir uma nova vaga, as empresas recebem dezenas, centenas e, dependendo do caso, até milhares de candidaturas. Assim, é praticamente impossível analisar com cuidado uma a uma e muito menos entrevistar todos os profissionais.

Sobretudo nos processos mais disputados, os candidatos sem graduação costumam ser os primeiros a serem eliminados.

Portanto, ainda que você tenha outras competências exigidas para uma vaga, a formação acadêmica é o que vai fazer o seu currículo brilhar ainda mais.

Confira 6 benefícios da graduação para a sua vida

Sair na frente dos outros candidatos está longe de ser a única vantagem por trás do diploma. Isto porque a formação acadêmica vai proporcionar a você outros benefícios incríveis.

É um futuro de sucesso que você quer, não é? Então dá uma olhada:

1. Qualificação e conhecimento

Fazer uma graduação demanda muita dedicação aos estudos. Além das aulas, você vai ter que fazer provas e pesquisas, entregar trabalhos e desenvolver atividades em grupo com os colegas.

Fique sabendo que mesmo os cursos a distância (EAD) exigem que os estudantes compareçam nos polos presenciais com uma certa frequência. E, claro, o comprometimento com os estudos é o mesmo.

Todas essas experiências da graduação dão o conhecimento e a qualificação que você precisa para se tornar um bom profissional.

Tanto o seu esforço quanto o apoio de professores experientes ao longo do curso são fundamentais.

2. Maior empregabilidade

Você sabe o que é empregabilidade? Nada mais é do que a capacidade de alguém conseguir um emprego e também se manter nele.

Com uma formação acadêmica, você tem chances muito maiores de ser contratado para vagas de trabalho.

Além dos períodos de busca por uma oportunidade, ter um nível alto de empregabilidade faz toda a diferença em períodos de crise.

Para sobreviver em certos cenários, as empresas podem se ver obrigadas a cortar parte do seu pessoal.

Seja qual for o ramo, a tendência é que elas prefiram manter os profissionais que demonstrem se importar com qualificação, ou seja, aqueles que possuem um diploma de graduação.

3. Salários maiores

Outro benefício importante de uma formação acadêmica é a oportunidade de ganhar mais. E não é pouco, viu?

No Brasil, aqueles que fizerem uma faculdade podem ganhar mais do que o dobro dos trabalhadores que só completaram o ensino médio. Ou seja, a diferença de salário é gritante.

Com um diploma no currículo, as empresas provavelmente vão olhar para você com outros olhos e oferecer cargos mais altos, que demandam mais conhecimento e, ao mesmo tempo, pagam mais.

Formação acadêmica - sucesso

4. Rede de contatos

Na faculdade, você vai fazer amizades com pessoas que podem ser seus futuros colegas de trabalho. E ter uma ampla rede de contatos profissionais é algo que pode abrir várias portas no futuro.

Portanto, valorize os relacionamentos com as pessoas durante a graduação. As pessoas com quem você estudou podem dar aquela força na hora de conseguir um trabalho.

Ainda, quem sabe um ex-colega de classe não vira um parceiro de negócios no futuro?

Vale a pena também dar valor para os professores e tentar manter uma proximidade com eles.

Afinal, por já estarem no mercado há um tempo, eles podem dar boas dicas e até ajudar você a encontrar oportunidades.

5. Amadurecimento

Fique sabendo que outro benefício da formação acadêmica é o amadurecimento. A experiência da faculdade faz as pessoas terem um crescimento pessoal bem importante.

É preciso ter muita disciplina para conseguir cumprir todas as obrigações. Ou seja, se preparar para as provas, não atrasar o estudo dos conteúdos e entregar os trabalhos dentro do prazo.

Isso vai fazer com que você aprenda a lidar com as novas responsabilidades, o que é uma característica importante para a vida inteira.

Sendo assim, além de ser fundamental para a carreira profissional, a graduação também colabora com o seu desenvolvimento pessoal.

6. Confiança para seguir em frente

Mesmo que você ainda não tenha tido a oportunidade de atuar na área que escolheu, a faculdade consegue dar uma boa ideia de como é a profissão, as carreiras e o mercado de trabalho.

Dessa forma, você fica por dentro dos detalhes, de como é o dia a dia dos profissionais e das funções que você pode exercer no futuro.

Todas essas informações são importantes para você se sentir mais seguro sobre a profissão escolhida e ter certeza de que gosta da área de verdade. Assim, dá para seguir em frente livre das inseguranças.

Formação acadêmica: está esperando o que para investir em um futuro melhor?

Agora deve ter ficado claro os motivos que fazem a formação acadêmica ser tão essencial para construir uma carreira de sucesso em qualquer ramo.

Por isso, não deixe a graduação para depois!

Procure uma faculdade que ofereça o curso que você deseja fazer e atenda às suas expectativas e necessidades. Em pouco tempo, você vai perceber como o investimento vale a pena.

Quer ficar por dentro das principais novidades sobre a vida universitária, carreira e mercado de trabalho?

É só seguir o Facebook e o Instagram da Unicesumar EAD!

cta_2_curriculo

Comentários

Comentários

Deixe o seu comentário

Recomendado para você