Atualmente, todas as grandes empresas possuem um departamento que cuida da área de Recursos Humanos.  Os profissionais desse ramo realizam tarefas importantíssimas, como captar, treinar, aperfeiçoar, gerenciar e manter os melhores colaboradores satisfeitos em uma empresa.

Para sempre se manter atualizado nessa área, confira, a seguir, 5 das maiores inovações que a gestão de RH trouxe ao mercado de trabalho no Brasil e no mundo.

1 – Recrutamento e Seleção

A maioria das empresas recebe sempre uma pilha de currículos todos os dias. Existe uma série de diretrizes para cada cargo que deve ser ocupado e é a gestão de RH que comanda esse trabalho.

Além do tradicional currículo de papel, pode-se citar as Redes Sociais como aliadas, desde o Linkedin até mesmo opções mais massivas. Por isso, é importante manter de forma cuidadosa todas as plataformas pessoais, pois elas podem ser alvo de visitas das empresas.

Com o avanço da tecnologia, nos dias de hoje, formas alternativas como o e-recrutamento (entrevistas por videoconferência) e, também, o webcurrículo são bastante comuns.

Profissionais dessa área costumam identificar vários sinais positivos e negativos sobre os candidatos a uma vaga, antes mesmo de conhecê-los pessoalmente. Por isso, quem trabalha na área de Recursos Humanos segue várias técnicas e métodos para identificar o perfil de quem participa dos processos seletivos.

cta1-rh

2 – Pedagogia Empresarial e Treinamento

Contratar um funcionário que se encaixa nos requisitos da empresa já é um grande triunfo. Porém, o processo só está no começo: é preciso pensar na sua evolução.

Um gestor de Recursos Humanos sabe que deve incentivar os funcionários a sempre melhorar. É sempre importante oferecer meios para que eles continuem a adquirir mais conhecimento útil para os cargos que ocupam. Afinal, as empresas se beneficiam   bastante com seus funcionários cada vez mais capacitados.

Por isso, treinamentos (presenciais e on-line), palestras, universidade corporativa, trilhas de carreira, reuniões de incentivo e todos os tipos de novidades que podem surgir para melhorar o desempenho dos funcionários deverão sempre ser levados em conta pelo RH.

3 – Psicologia e Desenvolvimento Humano

A insatisfação no trabalho tem se tornado cada vez maior em todo o mundo.

Um exemplo do que esse desconforto pode gerar é ansiedade, fobias, burnout e até depressão. Chamada de mal do século, ela está longe de ser uma “frescura”. Trata-se de uma doença séria e que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), será a mais incapacitante do mundo até 2020.

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) estima que entre 20% e 25% da população teve, tem ou terá um quadro de depressão em algum momento da vida.

Conseguir distinguir os sintomas no começo é vital para se evitar gastos desnecessários com licenças médicas.

Por isso, a satisfação dentro do ambiente de trabalho é vital para manter os funcionários ativos, produtivos e satisfeitos. O profissional de RH está preocupado com a geração de um clima positivo e o despertar do engajamento dos colaboradores.

Uma boa gestão de pessoas pode ajudar a empresa a conhecer e auxiliar os funcionários com questões que os afligem dentro e fora do horário do expediente.

4 – Legislação, Finanças e Plano de Contas

Antigamente a manutenção dos livros-caixa das empresas eram tarefas exclusivas de contadores. Hoje, o RH pode ajudar, e muito, a manter o saldo das empresas no azul.

A área de Recursos Humanos pode trabalhar juntamente com os contadores, no intuito de buscar soluções sobre dificuldades para pagar os funcionários.

Quanto custa dispensar um funcionário que não rende tanto para contratar outro profissional, que ganha um salário acima da média? Não seria mais simples aprimorar as habilidades desse funcionário por meio de treinamentos? Será que esse mesmo funcionário quer genuinamente melhorar e evoluir? Qual a opinião desse funcionário em relação à empresa que ele trabalha? Ele seria capaz de doar um pouco de si com a promessa de melhora de suas condições de trabalho?

Outras questões, como permitir que um funcionário trabalhe de casa, também são interessantes para reduzir custos.

A atuação do RH é fundamental para a manter os colaboradores satisfeitos e equilibrar as despesas com mão de obra.

o bem-estar dos funcionários é uma constante preocpação da área de RH

5 – O Bem-estar dos funcionários

Até pouco tempo atrás, os donos de empresa pensavam apenas no bem-estar de suas instalações e nos números positivos em suas contas. Hoje eles sabem que é preciso também pensar em seus funcionários, pois eles são seu bem mais valioso.

Pequenas melhorias no ambiente de trabalho podem significar muito para os colaboradores e fazer com que eles se sintam amparados.

A barreira entre vida pessoal e vida profissional está desmoronando cada vez mais com o passar do tempo, trazendo tanto benefícios como desvantagens para patrão e empregados. Por isso, resta contar com a competência da gestão de Recursos Humanos para tentar manter os benefícios sempre acima da linha.

Mostramos apenas algumas das muitas inovações que a área de Recursos Humanos pode trazer para uma empresa.

Essa é uma das áreas que mais demanda profissionais no momento, sempre oferecendo chances para novas pessoas.

Se você se interessou pela área de Recursos Humanos, que tal se preparar para o mercado em um centro universitário que tem alto conceito no MEC?

Clique aqui para conferir todas as informações sobre o curso de Gestão de Recursos Humanos da Unicesumar!

cta2-rh

Avalie este post