Conheça o valor do diploma EAD para o mercado de trabalho

Você pensa em cursar uma graduação e descobre que um curso a distância é mais alinhado às suas necessidades e expectativas. Na hora de tomar a decisão, entretanto, bate aquela insegurança: “será que meu diploma EAD será reconhecido pelo mercado de trabalho?”

Afinal, você sabe o que distingue um diploma EAD daquele emitido pelo ensino presencial? O que a legislação brasileira diz sobre o assunto? Quais são as habilidades adquiridas por um estudante na educação remota?

Confira a resposta para essas e outras perguntas no artigo de hoje!

diploma EAD - cta2

Por que o diploma EAD vale tanto quanto o presencial?

A educação a distância (EAD) foi oficializada em nosso país a partir de um esforço para expandir o alcance do ensino superior e profissionalizante, antes restritos a uma parcela pequena da população. A modalidade foi instituída pelo Art. 80 da Lei 9.394, de 1996, também conhecida como LDB (Lei de Diretrizes e Bases). Hoje, essa modalidade é regida pelo Decreto 5.622, de 2005.

Por que é importante prestar atenção nessa legislação?

Porque, segundo ela, se o diploma EAD for emitido por uma instituição de ensino (IES) credenciada pelo MEC, e se o curso for reconhecido pelo órgão, o diploma terá validade em todo território nacional. Em outras palavras, nada poderá diferenciá-lo do diploma emitido no ensino presencial.

Além disso, tenha em mente que, no documento oficial, não consta a modalidade – se presencial, EAD, semipresencial ou híbrido -, apenas o nome do título conferido. Por exemplo, “Bacharelado em Contabilidade” ou “Licenciatura em Letras – Português”.

 

O papel da tecnologia na expansão da modalidade EAD

Deslocar-se até o campus universitário todos os dias não é algo possível para todos.

Pelo contrário, era justamente o que impedia muitas pessoas de completar seus estudos e ascender profissionalmente. Com a EAD, esse cenário começou a mudar!

Você sabia que mesmo antes da popularização dos computadores de mesa e laptops, ou até smartphones e tablets, já existia educação a distância? Em muitas regiões do mundo, inclusive no Brasil, era possível estudar por correspondência.

No entanto, não podemos negar o impacto que a tecnologia teve – e continua tendo – nessa dinâmica.

A internet e os dispositivos móveis que se conectam à ela proporcionam a milhares de estudantes amplo acesso a conteúdos, materiais e recursos.  

É isso que torna os cursos EAD, que se utilizam desses recursos para expandir sua oferta, tão interessantes. Potencializadas pela tecnologia, as IES entregam aos alunos maior flexibilização, agilidade e facilidade, inclusive de ingresso e pagamento.

No final, a titulação conquistada equivale a do ensino convencional!

Como escolher um curso EAD

Lembre-se: antes de se matricular, consulte o site do MEC e se certifique de que a IES é cadastrada.

Além disso, entre em contato com ex-alunos e busque saber como o ensino impactou sua vida, como sua entrada no mercado de trabalho foi facilitada, como é o dia a dia da instituição e, se por ser estudante EAD, é possível ter suas demandas atendidas presencialmente no polo mais próximo ou somente pelo serviço on-line.

Verifique também o currículo do curso, faça uma pesquisa e veja se ele é relevante comparado ao de outras universidades.

Só tomando medidas como essas é que você terá certeza de estar investindo em uma qualificação que ajudará você a erguer uma carreira sólida!

Você deve ficar atento a vários fatores para escolher um curso para obter seu diploma EAD

4 habilidades e competências desenvolvidas em uma graduação EAD

O diploma EAD pode ser equivalente ao obtido em cursos presenciais. Contudo, pela diferença nas metodologias de ensino, o aluno dessa modalidade desenvolve intuitivamente algumas habilidades e competências.

Confira:

1. Proatividade

A aprendizagem, isto é, o ato de construir conhecimento, sempre depende da iniciativa do estudante. Na EAD essa dinâmica fica ainda mais clara, pois é do aluno que parte a iniciativa de assistir às aulas, definir horários e manter um ritmo de estudo condizente com o currículo do curso.

Assim, organizar cronogramas para aulas, trabalhos, pesquisas e horários de estudos é uma habilidade que vai sendo aperfeiçoada.

2. Autonomia

Nesse processo, a autonomia também é desenvolvida. Já que o estudante é o único responsável pelo próprio sucesso, ele precisa absorver essa responsabilidade e estar disposto a lidar com ela. Assim, ele ganha autonomia por ter que agir como um “gerente” em relação às suas demandas, recursos, tempo e desempenho.

Isso desperta autonomia para buscar soluções, pesquisar o que for preciso para executar uma tarefa, especialmente quando a hora de ingressar no mercado de trabalho chega. Se o estudante concilia trabalho e estudos, esse autogerenciamento torna-se ainda mais evidente e necessário.

3. Disciplina

Estudar é uma questão de disposição, mas também de disciplina. E isso os estudantes EAD têm de sobra. Sentar para estudar e aprender dia após dia, mesmo sem ser encorajado pelos colegas e professores em sala de aula, é um ato de perseverança e treinamento do corpo e da mente.

4. Comunicação escrita

Com a comunicação via ambiente virtual de aprendizagem e fóruns, as habilidades de escrita, leitura e interpretação textual do aluno EAD evoluem naturalmente. Em pouco tempo, ele aprende a importância de escrever de forma coerente e coesa para transmitir um significado específico.

Comparado ao estudante do ensino presencial, cuja comunicação se apoia na fala, o estudante EAD vai lapidando, aos poucos, suas habilidades argumentativas e discursivas. Ele sentirá as vantagens na hora de escrever artigos e dissertações!

A EAD e o mercado de trabalho

Sabemos que o mercado de trabalho torna-se cada vez mais competitivo e exigente. Muitas das habilidades e competências valorizadas por ele são desenvolvidas natural e intuitivamente pelos alunos que optam pelo ensino a distância.

Além disso, como vimos no início deste artigo, o diploma EAD tem a mesma validade de um diploma emitido no ensino presencial. Desde que a IES seja credenciada pelo MEC e o curso devidamente reconhecido.

Por fim, vale dizer que é preciso muita responsabilidade, comprometimento e disciplina para cursar uma graduação a distância e o mercado de trabalho sabe disso!

Preparado para começar a construir seu futuro com a ajuda da EAD? Então consulte os cursos que temos disponíveis nessa modalidade.

 

diploma EAD - cta1

Comentários

Comentários

1 comentário

Deixe o seu comentário

Recomendado para você