Hoje em dia é muito comum ouvir falar em Marketing o tempo todo. Marketing de conteúdo, marketing digital, e-mail marketing e outras variações. Mas afinal de contas, o que é Marketing? Fazer um curso de Marketing é uma boa escolha? Quais as possíveis áreas de atuação no mercado de trabalho para quem passa por um curso de Marketing?

Confira as respostas para essas perguntas a seguir!

O que é Marketing?

Explicando as coisas bem do comecinho, o profissional formado num curso de Marketing é responsável por entender e atender às necessidades do cliente. De acordo com Philip Kotler, um dos mais famosos gurus da área, “marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo, gerando lucro. O Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro”.

Portanto, quem faz um curso de Marketing vai aprender sobre todos os estágios da jornada do cliente, de como conquistá-lo e até transformá-lo em um promotor da marca, incluindo todas as etapas intermediárias neste relacionamento.

Falando de uma maneira bem utópica, o objetivo do profissional formado num curso de Marketing é entender tão bem o cliente que o faça ser fiel a uma empresa para sempre. E fidelizar um cliente começa com conhecimento: compreender um consumidor entendendo seus hábitos, medos, anseios etc.  

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Áreas de atuação

Independentemente do tamanho, toda empresa deve considerar o Marketing como um setor estratégico na conquista de novos clientes e mercados. Não é apenas sobre vender ou sobre fazer propaganda de um produto. Marketing tem a ver com entender de verdade o mercado, os clientes e as tendências do setor em que uma organização está inserida.

E isso requer estudo, pesquisa, conhecimento de métodos e atualização constante, porque a internet chegou para revolucionar muitos dos nossos processos.

Mais do que mudar o jeito de consumir, a internet revolucionou e ampliou as possibilidades de atuação de quem se formou num curso de Marketing. Siga com a gente para entender em que áreas um profissional com curso de Marketing no currículo pode atuar:

1. Impulsão de negócios

Entre as modalidades de Marketing, esta é forma mais tradicional de atuação. Neste tipo de trabalho, o profissional faz análises de mercado, pesquisas de público-alvo, como construir e desenvolver uma marca, o que fazer para lançar um produto, além de outros detalhes que podem envolver criação de uma estratégia para negócios.

2. Inbound Marketing

Também chamado de Novo Marketing, esta é uma evolução da opção anterior, mais focada em estratégias digitais para atrair clientes. Entre as atividades, temos o desenvolvimento de sites e blogs, elaboração da estratégia de marketing de conteúdo, geração de leads, e-mail marketing, campanhas de mídias digitais e otimização de sites.

Para muitos especialistas, mesmo as empresas locais, como padarias, restaurantes e supermercados, em algum momento, vão precisar de Inbound Marketing, já que estamos vivendo na era da informação, na qual todos estão conectados.  

3. Neuromarketing

Esta é quase uma nova área dentro do curso de Marketing. O neuromarketing une marketing, psicologia e neurociência para estudar o comportamento do consumidor. Os maiores interessados nesta prática são as lojas virtuais, que precisam aprender como vender mais através do comportamento de seus visitantes. Com certeza, é um campo muito promissor para quem está pensando em fazer um curso de Marketing.

Trabalhar com e-commerce é um caminho possível para quem se forma no curso de Marketing

4. Gestor de e-commerce

Nas plataformas de comércio digital, o profissional que passou por um curso de Marketing pode atuar como gestor. Nessa ocupação, será responsável por acompanhar e avaliar dados de todo o processo de divulgação e vendas de produtos. Assim como faria em um estabelecimento ou loja física, o gestor de e-commerce também deverá estar atento ao comportamento do público e suas preferências.

Com um montante eficiente de informações coletadas a partir de ferramentas da própria rede, o gestor de e-commerce será capaz de identificar possíveis defeitos na estratégia e ainda trabalhar em novas soluções. Como um profissional extremamente analítico, o gestor deve sempre estar em busca dos melhores métodos e recursos para seu negócio, visando o aumento do interesse e, consequentemente, das vendas online.

5. Produtor de conteúdo

O profissional de marketing digital pode atuar como produtor de conteúdo dentro de uma empresa ou em um negócio próprio. Nessa função, tem como principal objetivo desenvolver conteúdos ricos e relevantes para atrair mais leads.

Por exemplo: em uma empresa especializada na comercialização de alimentos e produtos naturais, o produtor de conteúdo deverá buscar elaborar textos que falem sobre a alimentação saudável. A estratégia visa atrair clientes por meio do interesse em dicas e informações sobre como obter esses benefícios através da alimentação.

6. Analista de marketing digital

No cargo de analista, quem se formou num curso de Marketing é responsável por escolher e aplicar as melhores ferramentas para atração na internet. Em empresas ou pequenos negócios, deve desenvolver estratégias de search engine optimization (SEO) e search engine marketing (SEM) para geração de visitas e de leads na rede. Nessa função, o formado num curso de Marketing também planeja ações sociais de mídia, de relacionamento com colaboradores e clientes e também campanhas de e-mail marketing e envio de newsletter.

O analista também deve estar sempre atualizado sobre as novidades de ferramentas para web, soluções para e-commerce e aplicativos disponíveis no mercado.

7. Consultoria

Ainda existe a possibilidade do profissional com um curso de Marketing atuar como consultor e abrir o próprio negócio. Desta forma, você sai na frente e se torna especialista no mercado.

Acompanhando as decisões da empresa que o contrata, o consultor é responsável por diagnósticos baseado em análise de dados. A partir dessa observação inicial, será capaz de desenvolver uma estratégia ideal para cada negócio. Dentro de uma empresa, é extremamente indicado que o consultor nunca trabalhe em detrimento dos próprios serviços, mas sim de um bem comum. Assim, sua metodologia de trabalho deve estar focada em resultados e também envolver questões offline.
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