Sempre tentamos desmistificar algumas ideias que existem em relação aos cursos na modalidade EAD. Por mais que o ensino a distância esteja sendo amplamente difundido nos últimos tempos, existem alguns aspectos que podem gerar dúvidas, especialmente para quem pensa em investir nesse tipo de ensino. Por exemplo: você sabia que nem todo curso modalidade EAD é realizado de modo 100% on-line? Vamos saber mais sobre esse assunto agora.

De fato, existem alguns cursos que podem ser feitos na plataforma completamente digital: o aluno se matricula, assiste às aulas, faz a avaliação e recebe o certificado em casa.

Nem todo mundo sabe que isso acontece com cursos de curta duração, que podem ser chamados de cursos de extensão. Eles também são muito válidos para quem deseja complementar os conhecimentos em alguma área específica.

O mesmo não acontece com cursos mais prolongados, como a graduação, especialização e MBA. No caso desses últimos, mesmo quando o estudante opta por estudar à distância, o curso não será completamente on-line. Entenda agora o porquê:

uma mulher lendo um livro em uma sala de aula

Avaliações presenciais

As instituições que oferecem cursos na modalidade EAD, de graduação e pós-graduação, exigem que algumas avaliações sejam feitas presencialmente. Elas acontecem no polo mais próximo ao aluno.

Na realidade, essa nem é uma exigência da instituição em si, mas sim do Ministério da Educação (MEC). Mesmo assim, as avaliações presenciais são uma ótima oportunidade para que o aluno conheça os seus colegas e interaja com eles. O contato com os professores também é mais próximo.

Por isso, se você pretende ingressar em um curso na modalidade EAD, não pense que você não terá contato com a faculdade e as outras pessoas. Periodicamente, você deverá ir até o polo presencial para fazer as suas avaliações.

Qual é essa periodicidade? Bom, essa resposta  pode variar de acordo com cada instituição. Em alguns casos, as avaliações presenciais são mensais, em outros, são semestrais, por exemplo.

Portanto, antes de fazer a sua matrícula, é interessante se informar em relação a isso. Procure saber com qual frequência você deverá ir até o polo presencial da universidade, para que possa se programar de modo a não perder nenhuma avaliação.

Atividades presenciais

Além das avaliações, é possível que você precise ir até o polo presencial para participar de outras atividades? Sim, é possível, e isso depende do curso que você escolheu.

Alguns cursos de graduação preveem, em sua grade curricular, disciplinas que exigem laboratório, voltadas para atividades mais práticas. Nesses casos, para poder fazer essas aulas laboratoriais, o aluno também vai precisar se dirigir ao polo presencial para utilizar a sua estrutura e ser supervisionado pelo professor.

E também é possível que, em algumas disciplinas, os professores combinem com a turma de fazer apresentações de seminários presencialmente, se todos estiverem de acordo.

É importante que você não veja essas atividades presenciais como um fardo, mas sim como uma oportunidade de aumentar a sua rede de contatos. Lá, também será possível tirar dúvidas diretamente com os seus professores e compartilhar experiências com os colegas.

Pense que a existência de atividades presenciais não faz com que o curso na modalidade EAD seja menos flexível! Afinal, ainda assim, você não vai precisar frequentar a faculdade todos os dias e nem terá que cumprir horários de estudos previamente estabelecidos.

Infraestrutura do polo

Para que uma instituição seja autorizada pelo MEC a abrir curso na modalidade EAD, existe uma série de pré-requisitos obrigatórios. Um desses critérios básicos é a estrutura do polo presencial, o polo de apoio aos estudantes.

O Ministério da Educação, para credenciar uma instituição como essa, determina que o polo deve ser bem equipado com biblioteca, pelo menos um laboratório com computadores conectados à internet, salas de estudo e área administrativa.

Toda essa estrutura deve ficar à disposição dos estudantes a qualquer momento do ano letivo, e não apenas nos dias de atividades e avaliações presenciais.

Isso significa que se você deseja um ambiente mais tranquilo para estudar, por exemplo, pode ir até o polo presencial. O ambiente é uma ótima opção para quem tem tempo e não consegue se concentrar nas aulas ficando em casa.

Outra situação possível é ter um trabalho ou atividade para realizar: nesse caso, você também pode ir até o polo presencial e utilizar a biblioteca para consultar os livros disponíveis no acervo. Caso a sua internet esteja com algum problema, utilize o laboratório de informática do polo para não perder nenhuma atividade.

E, é claro, se você tiver qualquer problema de caráter administrativo com a instituição e não quiser tentar resolver por telefone ou e-mail, a existência desse polo é uma segurança maior. Você pode resolver tudo pessoalmente, conversando com a pessoa responsável.

Professores na modalidade EAD

Já no ato da matrícula, procure saber se existem professores de plantão no polo presencial para tirar dúvidas. Se a resposta for positiva, é mais uma possibilidade de melhorar os seus estudos. Além de não ficar com nenhum questionamento não respondido ao encerrar uma disciplina.

Muitos alunos de cursos na modalidade EAD não aproveitam devidamente tudo que o polo presencial oferece. Se você quer que o seu investimento no curso dê retorno, não perca a oportunidade de aproveitar tudo que a faculdade lhe oferece.

Vá até o polo presencial sempre que desejar e achar necessário. Manter esse contato com a instituição de ensino, mesmo estudando a distância, é algo muito interessante para melhorar a sua experiência acadêmica.

Agora que você já sabe o quanto o polo presencial pode ser importante para os seus estudos, transforme-o em um critério para escolher em qual instituição você fará o seu curso a distância.

Antes de se matricular, visite o polo e certifique-se de que ele realmente possui essa estrutura completa. Aproveite para conhecer as pessoas que estão lá para lhe atender.

Para conhecer a estrutura dos polos de apoio presencial da Unicesumar, clique aqui!

cta1

Avalie este post

Comentários

Comentários